Em reta de final de ano, você arrisca prever quem vai brilhar em 2024 no mundo da bola? Bem, o papel do MQJ MEMÓRIA é relembrar dados marcantes do passado. Neste sentido, você lembra quem brilhou em 2014 no futebol europeu?
A Europa e o mundo se deliciavam com a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Messi. Por muitos anos, eles foram o centro das atenções. Em 2014, CR7 levou o Real Madrid ao título da Champions League. O argentino também teve títulos naquele ano.
A lista que o MQJ Memória resgata é de peso. Hazard, Suárez, Rooney, entre outros, também estão nela. O ano de 2014 foi divertido. Que 2024 seja especial.
Os craques do futebol europeu em 2014
1 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Abrindo a nossa lista, temos o craque português Cristiano Ronaldo. Na época, ele era a principal referência do Real Madrid. CR7 trocou o Manchester United pelo Real, em 2009, para ser o grande jogador do time. Foi exatamente o que aconteceu. Na temporada 2014, Cristiano marcou 61 gols em 60 partidas, conquistando naquele ano a Champions League, a primeira das cinco com a camisa do time merengue, a Copa do Rei, além do Mundial de Clubes Fifa, no qual Real Madrid venceu a equipe argentina do San Lorenzo por 2 a 0 em uma partida muito disputada.
2 – Lionel Messi (Barcelona)
O grande craque do Barcelona, é claro, não poderia ser outro: o argentino Lionel Messi. Naquela temporada de 2014, Messi marcou 58 vezes e deu 22 assistências para os seus companheiros. Aquela temporada foi de frustração para o astro na Champions League e na Copa do Mundo. Lionel Messi até foi longe nas competições e conseguiu se destacar, mas caiu na Champions nas quartas de finais para o Atlético de Madrid em um agregado de 2 a 1. Na Copa, no Brasil, chegou à final, mas perdeu para a Alemanha por 1 a 0, no Maracanã.
3 – Diego Costa (Atlético de Madrid)
Já no Atlético de Madrid, o grande craque daquele forte time era o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa. Neste ano de 2014, o centrovante conquistou a La Liga, título esse que não vinha para o time Colchonero desde a temporada 95/96, além de ter sido o terceiro maior artilheiro do Campeonato Espanhol, com 27 gols. Na Champions, Diego Costa também foi fundamental na grande campanha do Atlético de Madrid e ajudou a levar a equipe até a decisão contra o Real Madrid. Ele foi o terceiro principal artilheiro daquela Champions, com oito gols.
4 – Eden Hazard (Chelsea)
Partindo agora para os grandes destaques da temporada de 2014 que atuaram nos times ingleses, temos o belga Eden Hazard, grande referência técnica do Chelsea. O craque foi o principal jogador do futebol inglês neste período. Além de conquistar o Campeonato Inglês com três rodadas de antecedência, o camisa 10 da equipe se destacou muito principalmente pelas suas assistências e pelos seus dribles desconcertantes em cima dos marcadores. Além disso, Hazard ajudou o Chelsea a chegar até a semifinal da Champions League, mas não conseguiu evitar a eliminação para a equipe do Atlético de Madrid em um agregado de 3 a 1 para os espanhóis.
5 – Mesut Özil (Arsenal)
No Arsenal, o craque da equipe naquela temporada era o craque alemão Mesut Özil, campeão da Copa do Mundo. Contratado junto ao Real Madrid na temporada anterior, o alemão chegou ao time inglês para ser o grande pensador da equipe. Özil conquistou a Copa da Inglaterra e a Supercopa da Inglaterra, jogando sempre na posição de armador das jogadas da equipe. Já na Champions League, o Arsenal caiu nas oitavas de finais para o time alemão do Bayern de Munique em um agregado de 3 a 1.
6 – Luis Suárez (Liverpool)
No gigante inglês, Suárez era a grande referência técnica ao lado do brasileiro Philippe Coutinho. Além disso, o centroavante foi o grande artilheiro da equipe naquela temporada, na qual só no Campeonato Inglês balançou as redes 31 vezes em 33 jogos disputados. Mesmo que no fim o Liverpool não tenha conquistado o título, o uruguaio foi muito importante e decisivo na campanha da equipe. A grande temporada de destaque do uruguaio na Inglaterra chamou a atenção do Barcelona, que no ano seguinte o contratou para jogar ao lado de Lionel Messi e Neymar.
7 – Sergio Agüero (Manchester City)
O grande nome da ótima temporada do Manchester City em 2014 foi o argentino Sergio Agüero. Naquele ano, o argentino marcou 26 gols em 33 jogos, sendo um dos grandes artilheiros da liga. Agüero fez história no clube com seu faro de gol. Na principal competição de clubes do planeta, o City não teve sucesso, mesmo com a fase extraordinária vivida pelo seu artilheiro Agüero. O time caiu para o Barcelona perdendo as duas partidas, com um agregado de 4 a 1.
8 – Wayne Rooney (Manchester United)
Grande ídolo da história do Manchester United, o atacante Wayne Rooney foi o destaque da fraca temporada do time em 2014. Já não tendo aquele time estrelado de antigamente, o Manchester United apostava no grande ídolo e craque da seleção inglesa para tentar beliscar algum título na temporada de 2014, mas não conseguiu.
No Campeonato Inglês, a equipe até foi bem, terminando na quarta colocação, mas na Champions League e na Copa da Inglaterra, os Diabos Vermelhos deixaram a desejar – caíram nas quartas de finais para o Arsenal por 2 a 1 no torneio local e na Champions saíram também na fase quartas de finais, eliminados para o time alemão do Bayern por 4 a 2 no agregado, perdendo o jogo decisivo na Allianz Arena em Munique por 3 a 1, após empatar a primeira partida.
9 – Zlatan Ibrahimovic (PSG)
Na equipe do Paris Saint-Germain, o grande nome do time naquela época era o sueco Zlatan Ibrahimovic. Contratado em 2012 para ser o grande nome do time do novo rico PSG, Ibra foi o primeiro grande craque do projeto desde que a equipe foi comprada pelo fundo árabe.
Nesta temporada de 2014, Ibra ajudou o PSG com seus 26 gols marcados na temporada e da liderança que tinha em campo. Ele ajudou o time a conquistar todos os quatro títulos mais importantes da França (Liga1, Supercopa da França, Copa da Liga e a Copa da França). Contudo, na Champions, que era o grande desejo dos cartolas e da torcida, o time foi eliminado para o Chelsea nas quartas de finais pelo regulamento do gol fora, no agregado de 3 a 3.
10 – Arjen Robben (Bayern de Munique)
Partindo para os times alemães, o Bayern de Munique tinha como grande destaque daquele estrelado time o ponta-direita Arjen Robben. Naquela temporada, o holandês vivia uma das melhores fases de sua carreira. Além de ser a grande referência técnica da equipe, era também o grande destaque da sua seleção. Campeão da Bundesliga e campeão da Copa da Alemanha, Robben marcou 15 gols somados nas duas competições, sendo sempre muito decisivo.
Já na Champions, a equipe do Bayern chegou até as semifinais tendo o holandês como o principal jogador, no qual marcou quatro gols, além de seis assistências em dez jogos, mas a equipe não conseguiu repetir o feito da última temporada, sendo desta vez eliminado para o Real Madrid em um agregado de 5 a 0. A equipe de Munique tomou uma aula de contra-ataque da equipe espanhola em plena Allianz Arena, perdendo aquele jogo por 4 a 0.
11 – Marco Reus (Borussia Dortmund)
No rival do Bayern, o Borussia Dortmund tinha como grande destaque daquela temporada de 2014 o ponta-esquerda Marco Reus. Com a mesma base do time vice-campeão da Champions no ano anterior, mas sem o meia Götze, que se transferiu para o rival Bayern, o Borussia Dortmund até fez uma boa temporada, conquistando a Supercopa da Alemanha em uma tarde inspirada do craque Marco Reus.
Contudo, nas outras competições, foi vice da Bundesliga e da Copa da Alemanha para o Bayern, além de ter ido até as quartas de finais da Champions, caindo para o Real Madrid em um agregado de 3 a 2. Na segunda partida, em Dortmund, o camisa 11 até foi o grande destaque, marcando os dois gols, tendo uma grande exibição individual, mas faltou um gol.
12 – Carlos Tévez (Juventus)
Campeã do Campeonato Italiano e da Copa da Itália, a Juventus tinha como a grande referência técnica do seu time o argentino Carlos Tévez. Neste ano, o argentino foi o grande destaque do time na temporada, na qual marcou 20 gols em 32 jogos disputados. Esse período foi a melhor fase da carreira do argentino enquanto esteve jogando na Europa. Na Champions, a Juventus de Carlos Tévez foi eliminada na fase de grupos – o Real Madrid foi o líder e o time turco do Galatasaray surpreendeu a todos e ficou com a segunda vaga do grupo.
13 – Mauro Icardi (Inter de Milão)
Na Inter, o grande destaque da temporada de 2014 foi o centroavante argentino Mauro Icardi. Naquele ano, a Inter foi uma decepção de maneira geral – terminou a temporada na oitava colocação do Campeonato Italiano. O único ponto positivo na temporada foi o argentino Mauro Icardi. Ele marcou 22 vezes no Italiano, sendo o artilheiro da competição.
14 – Jeremy Menéz (Milan)
Fechando os nomes dos destaques dos grandes times europeus na temporada de 2014, temos o ponta francês Jeremy Menéz, que foi o grande destaque do Milan naquele ano. Artilheiro da equipe no Campeonato Italiano com 16 gols, Menéz foi um dos poucos atletas que se salvaram da fraca temporada do Milan ,que terminou a competição na décima colocação e foi eliminado nas oitavas de finais da Champions, perdendo para o Atlético de Madrid por um elástico placar de 5 a 1 no agregado.
Você Também pode gostar
- Mourinho quer levar Cristiano Ronaldo para a Turquia
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Tata Martino deixa o time de Messi e Suárez na MLS
- Cristiano Ronaldo atinge mais uma marca histórica na carreira
- Messi tem pior número de jogos disputados em quase 20 anos
Comentar