MQJ Memória

Pré-Olímpico da decepção: o fracasso do Brasil em 2004

Atual bicampeão olímpico, o Brasil iniciou a busca por uma vaga para a Olimpíada de Paris. Com Endrick, John Kennedy & Cia., a Seleção Brasileira sub-23 disputa o Pré-Olímpico na Venezuela. Se ostenta duas medalhas de ouros consecutivas, no Rio e em Tóquio, a Seleção já amargou algumas decepções em Olimpíadas e até mesmo em Pré-Olímpico. Em 2004, por exemplo, ficou fora de Atenas. O MQJ Memória relembra o fracasso daquela geração.

O Brasil foi para o Pré-Olímpico de 2004 cercado de expectativa. Afinal, contava com nomes de destaque, como Gomes, Maicon, Edu Dracena, Luisão, Elano, Diego, Daniel Carvalho, Robinho, Nilmar e Dagoberto. O técnico daquele time foi Ricardo Gomes.

MAIS! Joelinton, Malcom, Arana… destaques da Copinha de 2014

Contudo, aquela geração amargou uma grande decepção. Para piorar, teve de conviver com críticas por falta de maturidade. Um episódio, em especial, ajudou a colar a imagem de falta de seriedade. Na concentração do time, Robinho abaixou o calcão de Diego, enquanto o meia era fotografado. A brincadeira pegou mal.

O Brasil no Pré-Olímpico de 2004

A caminhada do Brasil naquele torneio começou com goleada. Na estreia, a Seleção fez 4 a 0 na Venezuela. Diego, Dagoberto, Robinho e Marcel fizeram os gols. Depois, o time de Ricardo Gomes fez 3 a 0 no Paraguai, gols de Diego, Robinho e Maicon.

O primeiro tropeço aconteceu contra o Uruguai: 1 a 1, na terceira rodada. Vigneri abriu o placar para os uruguaios, enquanto Robinho deixou tudo igual. Na sequência, o Brasil também empatou por 1 a 1 com o Chile. O zagueiro Alex fez 1 a 0, mas Beausejour, na segunda etapa, empatou.

Pré-Olímpico 2004

A brincadeira de Robinho que causou tumulto | Foto: Reprodução

A Seleção Brasileira, assim, terminou na segunda colocação do Grupo A, com oito pontos, dois a menos do que o Chile. Desta forma, o Brasil foi para a repescagem e teve de enfrentar a Colômbia. O time de Ricardo Gomes venceu por 3 a 0, gols de Alex, Marcel e Dudu Cearense. Vaga para o quadrangular final carimbada.

O Brasil perdeu logo o primeiro jogo da fase decisiva. A Argentina, comandada por Marcelo Bielsa, venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Rodríguez. A seleção argentina contava com nomes como Mascherano e Tévez, que fizeram sucesso no futebol brasileiro logo depois.

MAIS! As transferências mais caras de brasileiros em janeiro de 2014

Pressionada, a Seleção Brasileira conseguiu dar a resposta na sequência e fez 3 a 1 no Chile, mesmo com um jogador a menos – Maicon levou o vermelho no primeiro tempo. Marcel, Dudu Cearense e Diego marcaram para o Brasil.

Decepção no Chile

A Seleção, assim, foi para a última rodada precisando de um empate com o Paraguai para carimbar o passaporte para Atenas. Contudo, a derrota por 1 a 0 marcou aquela geração e significou o fim do sonho de ir para a Olímpiada. Os paraguaios ficaram com a vaga. A outra foi da Argentina.

MAIS! Janela quente: as transferências mais caras de 2014

O Brasil atuou contra o Paraguai com a seguinte equipe: Gomes; Elano, Alex, Edu Dracena e Wendell; Paulo Almeida (Dagoberto), Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Diego (Nilmar); Robinho e Marcel (Adailton).

Você Também pode gostar