A dois dias para o começo do Mundial de Clubes, o MQJ Memória resolveu relembrar as maiores goleadas do torneio neste formato atual, de 2005 para cá. A lista das maiores goleadas estão organizadas por anos, das mais antigos para as mais recentes.
O Barcelona é especialista em dar goleadas em Mundiais. Inclusive, o Santos sofreu quando enfrentou o time catalão, em 2011.
Mundial de Clubes: MQJ Memória relembra goleadas
1) Barcelona 4×0 América do México
A primeira goleada que abre a nossa lista foi no Mundial de Clubes que ocorreu no ano de 2006, no Japão, entre Barcelona x América do México. Naquele Mundial, que contava também com a participação do time brasileiro do Internacional, o Barça, do craque Ronaldinho Gaúcho, não teve muitas dificuldades para avançar até a grande decisão.

Barcelona passou por cima do América do México | Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images
Na semifinal contra o tradicional clube mexicano do América, o Barça deu um show e aplicou uma goleada sobre os mexicanos por 4 a 0, com gols de Gudjohnsen, do zagueiro Rafael Marques e dos meias Ronaldinho e Deco. Após a goleada, o time catalão foi cheio de moral e com uma expectativa muito grande de buscar o seu primeiro título Mundial da Fifa. Porém, acabou derrotado na grande decisão contra o Internacional por 1 a 0.
Zebras do Mundial de Clubes! Relembre quando a coisa não deu certo para gigantes
2) Milan 4×2 Boca Juniors
Um ano depois, novamente o Mundial de Clubes nos proporcionou uma goleada, sendo desta vez na grande decisão de 2007, entre o time italiano do Milan e o clube argentino Boca Juniors. Para chegar até a final, os dois times não tiveram uma vida fácil na semifinal, na qual o Boca passou pelo clube da Tunísia do Étoile Du Sahel por 1 a 0 e o Milan também passou por 1 a 0 sobre o clube japonês do Urawa Reds.

Kaká liderou o Milan contra o Boca Juniors | Foto: Junko Kimura/Getty Images
Na grande decisão, a expectativa era de um jogo equilibrado entre Milan e Boca. Porém, no campo, essa tese não ficou muito comprovada, visto que os italianos sobraram em cima dos argentinos vencendo o jogo por 4 a 2 ,com direito a um show de bola do centroavante Inzaghi, que balançou as redes duas vezes, e do na época melhor jogador do mundo Kaká. Além de também ter feito seu gol, o craque brasileiro desfilou no gramado naquele confronto com sua histórica exibição.
3) Inter de Milão 3×0 Mazembe
De novo com o time gaúcho do Internacional envolvido na competição, a goleada da vez ocorreu entre o time italiano da Internazionale, que venceu a zebra da competição de 2010, o time moçambicano do Mazembe. Para chegar até a decisão, o time italiano comandado pelo técnico espanhol Rafa Benítez eliminou o time sul-coreano do Seongnam por 3 a 0. Já o Mazembe eliminou de forma surpreendente o time brasileiro do Inter por 2 a 0, sendo inclusive essa vitória considerada uma das maiores zebras da história do torneio.

Inter de Milão confirmou favoritismo e levou o Mundial | Foto: MARWAN NAAMANI/AFP via Getty Images
Na grande decisão, o time da Inter de Milão confirmou na prática todo o favoritismo que tinha. Sem muitos sustos e com uma atuação segura, venceu o Mazembe por 3 a 0, com gols de Pandev, Samuel Eto’o e Biabiany.
4) Barcelona 4×0 Al Sadd
Na maior era da história do Barcelona, o time catalão, que era liderado por Messi, Xavi, Iniesta, além do técnico Pep Guardiola, sobrou no Mundial de Clubes de 2011. Para chegar até a decisão, o Barça teve de enfrentar o time árabe do Al Sadd na semifinal. Sem muitas dificuldades, o time catalão aplicou uma goleada por 4 a 0, com direito a dois gols do lateral brasileiro Adriano, um gol do volante Keita, além do também lateral brasileiro Maxwell.

Barcelona sobrou no Mundial de 2011 | Foto: Lintao Zhang/Getty Images
Além da goleada, aquele Barcelona, que ficou marcado pelo estilo de jogo com toques rápidos e com muito entrosamento, foi o time que teve mais facilidade para vencer o torneio neste formato desde que ele surgiu em 2005, marcando oito gols em apenas dois jogos.
5) Barcelona 4×0 Santos
No mesmo torneio, o Barcelona também não encontrou muita dificuldade para bater o time brasileiro do Santos, que na época tinha Neymar como grande craque. Ele estava no começo de sua carreira profissional. Depois de passar pelo time japonês do Kashiwa Reysol por 3 a 1, o Alvinegro Praiano foi para o seu grande desafio, que era encarar o maior time da história do Barcelona e um dos maiores times da história do futebol mundial.

Messi deitou e rolou para cima do Santos em 2011 | Foto: YOSHIKAZU TSUNO/AFP via Getty Images
Na decisão, um verdadeiro massacre do time catalão. O Barcelona não tomou conhecimento do Santos de Neymar e aplicou uma das maiores goleadas do Mundial de Clubes, vencendo por 4 a 0, com uma aula de futebol coletivo, além de uma exibição de gala do gênio argentino Lionel Messi.
6) Monterrey 5×1 Al Ahly
No Mundial de Clubes de 2013, que contou com a participação do Atlético-MG, o jogo da disputa de quinto lugar entre Monterrey do México e Al Ahly do Egito ficou marcado por uma goleada histórica por 5 a 1 dos mexicanos. O Monterrey, que também foi eliminado Raja Casablanca, algoz do Galo, por 2 a 1, honrou a sua despedida da competição. Com gols de Cardozo, dois de Delgado, um de Lopéz e um de Suazo, aplicou a terceira maior goleada da história do torneio em um jogo em que o Monterrey jogou tudo que não tinha feito na partida contra o time marroquino do Raja Casablanca na quartas de finais, quando acabou eliminado de forma surpreendente.

Monterrey não deu chances para o Al Ahly | Foto: GERARD JULIEN/AFP via Getty Images
7) Real Madrid 4×0 Cruz Azul
Com a segunda era galáctica do Real Madrid concretizada, o time merengue foi para o Mundial de 2014 como o grande favorito. Antes de chegar à final e enfrentar o San Lorenzo da Argentina, o Real Madrid precisou despachar o Cruz Azul, do México. Na semifinal, um verdadeiro passeio da equipe espanhola. Com gols de Sergio Ramos, Karim Benzema, Gareth Bale e Isco, o Real venceu o time mexicano por 4 a 0 e avançou sem susto para a final, mostrando que era o melhor time do torneio, além de também provar que aquele time recheados de craques era um dos maiores elencos da história do futebol mundial.

Sergio Ramos marcou na goleada merengue | Foto: JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images
8) River Plate 4×0 Kashima Antlers
Depois de amargar uma eliminação para o time árabe do Al Ain e não conseguir enfrentar a tão sonhada final contra o Real Madrid, em 2018, o River Plate deu uma resposta rápida para a sua torcida e protagonizou uma chuva de gols no duelo da disputa de terceiro lugar contra o time japonês do Kashima Antlers.

River Plate buscou terceiro lugar com goleada sobre o Kashima Antlers | Foto: GIUSEPPE CACACE/AFP via Getty Images
Na partida, a equipe, que era dirigida pelo técnico Marcelo Gallardo, fez um segundo tempo beirando a perfeição e balançou as redes três vezes, com dois do meia Pity Martínez e um do centroavante Rafael Santos Borré, além do gol do volante Bruno Zuculini na primeira etapa. Mesmo que o time argentino tenha conseguido uma grande goleada por 4 a 0, o time dos Milionarios não conseguiu esconder a grande frustração que foi aquele Mundial, principalmente depois da campanha histórica que ocorreu na Libertadores da América.
9) Esperance Tunis 6 x 2 Al Sadd
Outra grande goleada que ocorreu no torneio do Mundial de Clubes foi na partida entre Esperance Tunis e Al Sadd em 2019, pela disputa do quinto lugar da competição. Antes de disputar o quinto posto, a equipe da Tunísia foi eliminada pelo time árabe do Al Hilal por 1×0, enquanto que a equipe do Catar caiu para a equipe mexicana do Monterrey em um jogo apertado por 3×2.

Esperance atropelou o Al Sadd | Foto: Francois Nel/Getty Images
Com uma grande exibição do time tunisiano, principalmente na primeira etapa, marcando quatro gols, o Esperance fez 6 a 2 e conseguiu protagonizar a segunda maior goleada da história do torneio, desde que ele passou a adotar esse novo formato em 2005 com a participação de outros clubes de outros continentes, não apenas da América do Sul e Europa.
10) Al Hilal 6 x 1 Al Jazira
Fechando a nossa lista das maiores goleadas ocorridas no Mundial de Clubes, temos a maior de todas, que foi no jogo que ocorreu em 2021 entre Al Hilal e Al Jazira, pela disputa das quartas de finais, que terminou 6 a 1 para a equipe do Al Hilal.

Ighalo ajudou o Al Hilal a golear | Foto: GIUSEPPE CACACE/AFP via Getty Images
Naquele confronto, a equipe do Al Hilal, na época comandada pelo técnico português Leonardo Jardim, além de ter no seu time os ótimos atacantes Moussa Marega e Odion Ighalo, não tomou conhecimento do seu adversário. Com quatro gols na segunda etapa, venceu a partida com extrema facilidade. Além da vaga para a semifinal (perdeu para o Chelsea, que foi campeão daquela edição), também garantiu a maior goleada da história da competição neste formato de disputa.
Você Também pode gostar
- Há 10 anos! Quais as maiores transações da janela de janeiro de 2015 no Brasil
- Relembre os campeões de 2024
- Relembre os últimos 10 campeões do Mundial de Clubes da Fifa
- Guardiola x Mourinho: rivalidade, ‘tretas’ e histórico
- Veja tudo sobre o sorteio do Mundial de Clubes
- Confira data do sorteio do novo Mundial de Clubes