MQJ Memória

Mundial de Clubes: relembre as maiores goleadas do torneio

A dois dias para o começo do Mundial de Clubes, o MQJ Memória resolveu relembrar as maiores goleadas do torneio neste formato atual, de 2005 para cá. A lista das maiores goleadas estão organizadas por anos, das mais antigos para as mais recentes.

O Barcelona é especialista em dar goleadas em Mundiais. Inclusive, o Santos sofreu quando enfrentou o time catalão, em 2011.

Mundial de Clubes: MQJ Memória relembra goleadas

1) Barcelona 4×0 América do México

A primeira goleada que abre a nossa lista foi no Mundial de Clubes que ocorreu no ano de 2006, no Japão, entre Barcelona x América do México. Naquele Mundial, que contava também com a participação do time brasileiro do Internacional, o Barça, do craque Ronaldinho Gaúcho, não teve muitas dificuldades para avançar até a grande decisão.

Barcelona Mundial de Clubes 2006

Barcelona passou por cima do América do México | Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images

Na semifinal contra o tradicional clube mexicano do América, o Barça deu um show e aplicou uma goleada sobre os mexicanos por 4 a 0, com gols de Gudjohnsen, do zagueiro Rafael Marques e dos meias Ronaldinho e Deco. Após a goleada, o time catalão foi cheio de moral e com uma expectativa muito grande de buscar o seu primeiro título Mundial da Fifa. Porém, acabou derrotado na grande decisão contra o Internacional por 1 a 0.

Zebras do Mundial de Clubes! Relembre quando a coisa não deu certo para gigantes

2) Milan 4×2 Boca Juniors

Um ano depois, novamente o Mundial de Clubes nos proporcionou uma goleada, sendo desta vez na grande decisão de 2007, entre o time italiano do Milan e o clube argentino Boca Juniors. Para chegar até a final, os dois times não tiveram uma vida fácil na semifinal, na qual o Boca passou pelo clube da Tunísia do Étoile Du Sahel por 1 a 0 e o Milan também passou por 1 a 0 sobre o clube japonês do Urawa Reds.

Kaká Milan 2007

Kaká liderou o Milan contra o Boca Juniors | Foto: Junko Kimura/Getty Images

Na grande decisão, a expectativa era de um jogo equilibrado entre Milan e Boca. Porém, no campo, essa tese não ficou muito comprovada, visto que os italianos sobraram em cima dos argentinos vencendo o jogo por 4 a 2 ,com direito a um show de bola do centroavante Inzaghi, que balançou as redes duas vezes, e do na época melhor jogador do mundo Kaká. Além de também ter feito seu gol, o craque brasileiro desfilou no gramado naquele confronto com sua histórica exibição.

3) Inter de Milão 3×0 Mazembe

De novo com o time gaúcho do Internacional envolvido na competição, a goleada da vez ocorreu entre o time italiano da Internazionale, que venceu a zebra da competição de 2010, o time moçambicano do Mazembe. Para chegar até a decisão, o time italiano comandado pelo técnico espanhol Rafa Benítez eliminou o time sul-coreano do Seongnam por 3 a 0. Já o Mazembe eliminou de forma surpreendente o time brasileiro do Inter por 2 a 0, sendo inclusive essa vitória considerada uma das maiores zebras da história do torneio.

Inter de Milão Mundial de Clubes 2010

Inter de Milão confirmou favoritismo e levou o Mundial | Foto: MARWAN NAAMANI/AFP via Getty Images

Na grande decisão, o time da Inter de Milão confirmou na prática todo o favoritismo que tinha. Sem muitos sustos e com uma atuação segura, venceu o Mazembe por 3 a 0, com gols de Pandev, Samuel Eto’o e Biabiany.

4) Barcelona 4×0 Al Sadd

Na maior era da história do Barcelona, o time catalão, que era liderado por Messi, Xavi, Iniesta, além do técnico Pep Guardiola, sobrou no Mundial de Clubes de 2011. Para chegar até a decisão, o Barça teve de enfrentar o time árabe do Al Sadd na semifinal. Sem muitas dificuldades, o time catalão aplicou uma goleada por 4 a 0, com direito a dois gols do lateral brasileiro Adriano, um gol do volante Keita, além do também lateral brasileiro Maxwell.

Barcelona Mundial de Clubes

Barcelona sobrou no Mundial de 2011 | Foto: Lintao Zhang/Getty Images

Além da goleada, aquele Barcelona, que ficou marcado pelo estilo de jogo com toques rápidos e com muito entrosamento, foi o time que teve mais facilidade para vencer o torneio neste formato desde que ele surgiu em 2005, marcando oito gols em apenas dois jogos.

5) Barcelona 4×0 Santos

No mesmo torneio, o Barcelona também não encontrou muita dificuldade para bater o time brasileiro do Santos, que na época tinha Neymar como grande craque. Ele estava no começo de sua carreira profissional. Depois de passar pelo time japonês do Kashiwa Reysol por 3 a 1, o Alvinegro Praiano foi para o seu grande desafio, que era encarar o maior time da história do Barcelona e um dos maiores times da história do futebol mundial.

Messi Mundial de Clubes

Messi deitou e rolou para cima do Santos em 2011 | Foto: YOSHIKAZU TSUNO/AFP via Getty Images

Na decisão, um verdadeiro massacre do time catalão. O Barcelona não tomou conhecimento do Santos de Neymar e aplicou uma das maiores goleadas do Mundial de Clubes, vencendo por 4 a 0, com uma aula de futebol coletivo, além de uma exibição de gala do gênio argentino Lionel Messi.

6) Monterrey 5×1 Al Ahly

No Mundial de Clubes de 2013, que contou com a participação do Atlético-MG, o jogo da disputa de quinto lugar entre Monterrey do México e Al Ahly do Egito ficou marcado por uma goleada histórica por 5 a 1 dos mexicanos. O Monterrey, que também foi eliminado Raja Casablanca, algoz do Galo, por 2 a 1, honrou a sua despedida da competição. Com gols de Cardozo, dois de Delgado, um de Lopéz e um de Suazo, aplicou a terceira maior goleada da história do torneio em um jogo em que o Monterrey jogou tudo que não tinha feito na partida contra o time marroquino do Raja Casablanca na quartas de finais, quando acabou eliminado de forma surpreendente.

Monterrey Mundial de Clubes

Monterrey não deu chances para o Al Ahly | Foto: GERARD JULIEN/AFP via Getty Images

7) Real Madrid 4×0 Cruz Azul

Com a segunda era galáctica do Real Madrid concretizada, o time merengue foi para o Mundial de 2014 como o grande favorito. Antes de chegar à final e enfrentar o San Lorenzo da Argentina, o Real Madrid precisou despachar o Cruz Azul, do México. Na semifinal, um verdadeiro passeio da equipe espanhola. Com gols de Sergio Ramos, Karim Benzema, Gareth Bale e Isco, o Real venceu o time mexicano por 4 a 0 e avançou sem susto para a final, mostrando que era o melhor time do torneio, além de também provar que aquele time recheados de craques era um dos maiores elencos da história do futebol mundial.

Sergio Ramos Real Madrid Mundial de Clubes 2014

Sergio Ramos marcou na goleada merengue | Foto: JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

8) River Plate 4×0 Kashima Antlers

Depois de amargar uma eliminação para o time árabe do Al Ain e não conseguir enfrentar a tão sonhada final contra o Real Madrid, em 2018, o River Plate deu uma resposta rápida para a sua torcida e protagonizou uma chuva de gols no duelo da disputa de terceiro lugar contra o time japonês do Kashima Antlers.

River Plate 2018

River Plate buscou terceiro lugar com goleada sobre o Kashima Antlers | Foto: GIUSEPPE CACACE/AFP via Getty Images

Na partida, a equipe, que era dirigida pelo técnico Marcelo Gallardo, fez um segundo tempo beirando a perfeição e balançou as redes três vezes, com dois do meia Pity Martínez e um do centroavante Rafael Santos Borré, além do gol do volante Bruno Zuculini na primeira etapa. Mesmo que o time argentino tenha conseguido uma grande goleada por 4 a 0, o time dos Milionarios não conseguiu esconder a grande frustração que foi aquele Mundial, principalmente depois da campanha histórica que ocorreu na Libertadores da América.

9) Esperance Tunis 6 x 2 Al Sadd

Outra grande goleada que ocorreu no torneio do Mundial de Clubes foi na partida entre Esperance Tunis e Al Sadd em 2019, pela disputa do quinto lugar da competição. Antes de disputar o quinto posto, a equipe da Tunísia foi eliminada pelo time árabe do Al Hilal por 1×0, enquanto que a equipe do Catar caiu para a equipe mexicana do Monterrey em um jogo apertado por 3×2.

Esperance 2019

Esperance atropelou o Al Sadd | Foto: Francois Nel/Getty Images

Com uma grande exibição do time tunisiano, principalmente na primeira etapa, marcando quatro gols, o Esperance fez 6 a 2 e conseguiu protagonizar a segunda maior goleada da história do torneio, desde que ele passou a adotar esse novo formato em 2005 com a participação de outros clubes de outros continentes, não apenas da América do Sul e Europa.

10) Al Hilal 6 x 1 Al Jazira

Fechando a nossa lista das maiores goleadas ocorridas no Mundial de Clubes, temos a maior de todas, que foi no jogo que ocorreu em 2021 entre Al Hilal e Al Jazira, pela disputa das quartas de finais, que terminou 6 a 1 para a equipe do Al Hilal.

Ighalo Al Hilal

Ighalo ajudou o Al Hilal a golear | Foto: GIUSEPPE CACACE/AFP via Getty Images

Naquele confronto, a equipe do Al Hilal, na época comandada pelo técnico português Leonardo Jardim, além de ter no seu time os ótimos atacantes Moussa Marega e Odion Ighalo, não tomou conhecimento do seu adversário. Com quatro gols na segunda etapa, venceu a partida com extrema facilidade. Além da vaga para a semifinal (perdeu para o Chelsea, que foi campeão daquela edição), também garantiu a maior goleada da história da competição neste formato de disputa.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *