Brasil x Argentina promete empolgar o Maracanã na próxima terça-feira. Os dois times se enfrentam pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Mas quem é o maior artilheiro da história do clássico? Esta é a resposta que o MQJ Memória veio procurar.
A lista do top 10 conta com grandes nomes do futebol mundial, como os brasileiros Pelé e Ronaldo Fenômeno e o argentino Lionel Messi. Este é o único nome em atividade ainda e estará em campo nesta terça-feira.
Abaixo a lista:
Os maiores artilheiros de Brasil x Argentina
Delém – 4 gols
Abrindo a nossa lista, com quatro gols marcados, o ex-atacante brasileiro Delém. Revelado pelo Grêmio e ídolo do River Plate na década de 60, Delém tem muita história nos dois países, pois além de ser um grande nome do River, onde fez muitos gols sendo também finalista da Libertadores no ano de 1966, o ex atacante também gostava de balançar as redes contra a seleção argentina. Marcou em quatro oportunidades nos sete jogos oficiais que fez com a Seleção Brasileira.
Ademir Menezes – 4 gols
Ídolo do Vasco na década de 40, o Queixada, como era carinhosamente apelidado o atleta, gostava de deixar sua marca contra a seleção da Argentina. Na época em que atuava como profissional Ademir de Menezes marcou quatro gols no clássico contra os nossos vizinhos, sendo todos eles válidos pela antiga e extinta Copa Roca em 1945, onde a Seleção Brasileira se sagrou campeã do torneio.
Carlos Peucelle – 4 gols
Ao lado de Ademir e Delém, o ex ponta direita argentino Carlos Peucelle também marcou quatro gols nos duelos contra a Seleção Brasileira. Revelado pelo modesto clube San Telmo, porém ídolo do River Plate, Peucelle foi um símbolo do time do bairro de Belgrano, pois além de ter feito história, também foi a partir de uma compra do River na época por 10 mil pesos por Peucelle que surgiu o apelido histórico do time argentino de “Los Millonarios”. Como Jogador, Peucelle ganhou quatro campeonatos argentinos com o River e, além disso, foi um dos maiores times da história do River Plate, que ficou conhecido como “La máquina de River” na década de 40.
Ronaldo Fenômeno – 5 gols
Subindo um patamar, o dos cinco gols, temos Ronaldo Fenômeno. Sua atuação de destaque contra os Hermanos foi em 2004, nas Eliminatórias para a Copa na Alemanha, em um jogo realizado no Mineirão. Ronaldo balançou as redes três vezes na vitória por 3 a 1 do Brasil.
Norberto Méndez – 5 gols
Empatado com Ronaldo em número de gols, o ex meia da década de 40, Norberto Méndez, também fez história nos confrontos entre Brasil e Argentina. Na época em que atuava, Norberto conquistou
três vezes a Copa América, sendo elas em 1945, 1946 e 1947.
Lionel Messi – 5 gols
Também com cinco gols marcados, o maior jogador da história da Argentina ao lado de Maradona, Lionel Messi. Campeão do mundo no ano passado com a Argentina, Messi sempre se destacou por suas jogadas geniais, seja por dribles ou por gols marcados. Dos cinco gols feitos, o mais marcantes foram seus três anotados em um amistoso no ano de 2011, onde os hermanos venceram o confronto por 4 a 3, nos Estados Unidos.
Emilio Baldonedo – 6 gols
Do lado dos argentinos, o maior carrasco da Seleção Brasileira é o ex-atacante da década de 30, Emilio Baldonedo. Contra o Brasil, Baldonedo marcou seis gols na história do confronto em sete jogos oficiais, sendo o mais importante anotado na extinta copa Rocca de 1939, onde Emilio marcou o gol de empate na terceira partida, na qual acabou forçando um quarto jogo, em que a seleção
argentina viria a vencer por 3 a 0 sendo um dos gols marcados por Baldoner. É um ícone de Brasil x Argentina.
Herminio Masantonio – 6 gols
Outro jogador argentino que gostava de balançar as redes no clássico contra o Brasil, é o ex-atacante Herminio Masantonio. Na época em que atuava profissionalmente, nos anos de 1930 até meados dos anos de 1940, Masantonio se destacava por sua inteligência em campo, por sua ótima precisão nos passes, nas cabeçadas, além da potência dos seus chutes. Contra a Seleção Brasileira,
igualou o feito de Emílio Baldonedo.
Leônidas da Silva – 7 gols
O segundo maior artilheiro da história do confronto é Leônidas da Silva, popularmente conhecido como Diamante negro. Com incríveis sete gols marcados, o histórico atacante não costumava aliviar muito contra os argentinos. Os gols mais emblemáticos ocorreram na Copa Rocca de 1939, na qual Leônidas anotou quatro gols em quatro partidas disputadas contra a Argentina. Mesmo com a Seleção Brasileira tendo perdido o confronto, ele acabou entrando para a história de Brasil x Argentina.
Pelé – 8 gols
No topo da lista dos maiores artilheiros de Brasil x Argentina temos nada mais nada menos que o Rei Pelé. Ao todo, o gênio balançou as redes contra os Hermanos oito vezes. O gol mais marcante de Pelé contra nossos vizinhos ocorreu em um amistoso realizado no Maracanã em 1970, na qual a Seleção Brasileira bateu a Argentina por 2 a 1. Era a última aparição dele no clássico.
Você Também pode gostar
- Brasil tem terceiro pior ataque entre as top-10 da Fifa em 2024
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Dorival vê evolução da Seleção Brasileira: ‘Trabalho vem melhorando’
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Tata Martino deixa o time de Messi e Suárez na MLS
- Seleção Brasileira tem bom retrospecto em Salvador
Comentar