A Seleção Brasileira enfrenta a Venezuela na próxima quinta-feira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Por isso o MQJ Memória de hoje decidiu esquentar grandes duelos entre as duas equipes.
O Brasil leva ampla vantagem no confronto, tanto que só perdeu em uma única ocasião. Além disso a Venezuela demorou exatos 20 anos para conseguir marcar um golzinho no time canarinho. Mas isso não significa que não tenha rolado emoção nos confrontos.
Abaixo a nossa lista:
Jogos marcantes da Seleção Brasileira contra a Venezuela
1969 – Venezuela 0 x 5 Brasil
O primeiro confronto marcante entre as duas seleções em nossa lista, foi a goleada ocorrida em Caracas em 1969. A Seleção Brasileira fez 5 a 0 em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa de 1970. Naquela ocasião, a seleção comandada pelo então técnico João Saldanha, contava com um dos maiores times da história do futebol, onde atuavam por exemplo: Gérson, Jairzinho, Dirceu Lopes e Pelé. Naquele jogo Pelé, que fez três gols, e Tostão, que balançou as redes duas vezes, foram os grandes destaques no Estádio Olímpico de Caracas.
1969 – Brasil 6 x 0 Venezuela
Dias depois da goleada por 5 a 0, novamente Brasil e Venezuela tiveram seus destinos cruzados, desta vez pelo segundo turno das Eliminatórias. No jogo, mais um atropelo da Seleção canarinho, que fez 6 a 0 no Maracanã. Tostão fez três gols, um a mais que Pelé. Jairzinho também deixou a sua marca.
Naquelas Eliminatórias o Brasil mostrou a força do time que, um ano depois, seria tricampeão mundial. Foram seis vitórias em seis jogos, com 23 gols marcados.
1975 – Brasil 6 x 0 Venezuela
Indo um pouco mais a frente no tempo, no ano de 1975, a Seleção Brasileira e a seleção Vinotinto travaram mais um jogo memorável nos seus históricos confrontos. Após perder a Copa no ano anterior, sendo eliminada nas semifinais para a poderosa Holanda de Johan Cruyff, O Brasil chegou na Copa América cercado de desconfianças.
O técnico Osvaldo Brandão convocou nomes como o goleiro Raul Plasmann e o lateral Nelinho. No jogo contra a Venezuela, uma goleada de 6 a 0 em Belo Horizonte (MG). Roberto Batata foi às redes duas vezes. Nelinho, Danival, Campos e Palhinha fizeram os demais gols. Mas o Brasil foi eliminado na semifinal pelo Peru.
1981 – Brasil 5 x 0 Venezuela
Visando a Copa de 1982, o Brasil entrava para mais uma rodada das Eliminatórias para tentar carimbar o seu passaporte para a competição que seria realizada na Espanha. Em um grupo que tinha a Bolívia e a Venezuela, a Seleção comandada na época pelo técnico Telê Santana nção teve problemas. Contava com craques como Falcão e Sócrates, além de Zico.
No Serra Dourada, em Goiânia (GO), o Brasil passeou diante da Venezuela com um triunfo por 5 a 0. Tita (2), Sócrates, Zico e Júnior balançaram as redes.
1987 – Brasil 5 x 0 Venezuela
Sete anos depois da goleada pelas Eliminatórias, Brasil e Venezuela voltavam a se enfrentar, porém dessa vez pela Copa América de 1987. Naquele ano, a Seleção Brasileira liderada por Romário, Careca e pelo técnico Carlos Alberto Silva protagonizou um dos maiores vexames após uma goleada de 4 a 0 para o Chile.
Mas antes disso goleou por 5 a 0 a Venezuela com gols de Edu, Marvic (contra), Careca, Nelsinho e Romário. A competição foi disputada na Argentina.
1989 – Brasil 3 x 1 Venezuela
Na Fonte Nova cheia de torcedores baianos revoltados pela não convocação de Charles Baiano, o Brasil estreou na Copa América sob vaias e inclusive com ovos sendo atirados nos jogadores. Um deles atingiu em cheio o atacante Renato Gaúcho. Em campo o Brasil teve atuyação apática, mas ganhou por 3 a 1 com gols de Bebeto, Geovani e Baltazar. Naquela ocasião, Maldonado fez o primeiro gol da história da Venezuela nos confrontos.
1989 – Brasil 6 x 0 Venezuela
Dois anos depois do vexame da Seleção, o Brasil voltava as suas forças para as Eliminatórias de 1989 para a Copa do Mundo que ocorreria na Itália. Com o mesmo time base, o técnico Sebastião Lazaroni tinha a missão de apagar de vez aquela participação na Copa América e buscar a classificação para a Copa do Mundo que iria ocorrer no ano seguinte.
Com um ataque de muito respeito, capitaneado por Romário e Bebeto, o Brasil não teve muita facilidade para se classificar. Só foi garantir a sua vaga na última rodada em um confronto direto contra o Chile. Porém, nem tudo foi tão ruim assim, naquela eliminatória, a Seleção aplicou a maior goleada do torneio, um 6 x 0 diante dos venezuelanos, onde o centroavante Careca teve uma atuação de gala, chamando a responsabilidade e balançando a rede quatro vezes no Morumbi.
1999 – Brasil 7 x 0 Venezuela
Já na Copa América de 1999, a Seleção Brasileira começava um novo ciclo após a dolorosa derrota na Copa do Mundo para a França por 3 a 0. Com muitos craques naquela geração, como por exemplo Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo Fenômeno, a seleção entrou em campo na primeira rodada para enfrentar a seleção da Venezuela, e na partida ocorreu um verdadeiro massacre.
Com dois gols de Ronaldo, dois de Amoroso, um de Emerson, um de Ronaldinho e também um de Rivaldo, o Brasil não tomou conhecimento da Venezuela e massacrou com um elástico placar de 7 a 0. O golaço de Ronaldinho ficou marcado pela narração de Galvão Bueno: “Olha o que ele fez…”. No torneio, em solo paraguaio, o Brasil conquistaria o caneco superando o Uruguai na final por 3 a 0.
2001 – Brasil 3 x 0 Venezuela
A Seleção Brasileira chegou ao confronto em São Luís, o último das Eliminatórias, precisando vencer para se classificação. A Seleção de Felipão, que tinha goleado por 6 a 0 no turno, não tinha Romário, que fez quatro gols em Maracaibo. O Baixinho estava fora dos planos de Felipão, o que gerou protestos da torcida maranhense. Com dois gols de Luizão e um de Rivaldo, o Brasil fez 3 a 0 e respirou aliviado.
2008 – Venezuela 2 x 0 Brasil
Não poderia faltar a única vitória da Venezuela no confronto. Foi em 2008 em um amistoso nos Estados Unidos. Maldonado e Vargas fizeram os gols da Vinotinto. O Brasil era dirigido por Dunga.
Você Também pode gostar
- Brasil tem terceiro pior ataque entre as top-10 da Fifa em 2024
- Dorival vê evolução da Seleção Brasileira: ‘Trabalho vem melhorando’
- Seleção Brasileira tem bom retrospecto em Salvador
- Seleção sofre dois cortes e Dorival convoca substitutos
- Vanderson desfalca o Brasil em partida contra Uruguai
- Rodrygo e Militão sofrem lesões em partida do Real Madrid
Comentar