MQJ Memória

Fortaleza na final… Relembre alguns clubes nordestinos em torneios sul-americanos

CSA fez bonito em 1999 (Foto: AFA)
CSA fez bonito em 1999 (Foto: AFA)

No próximo fim de semana o Fortaleza vai disputar a final da Copa Sul-Americana contra a LDU. Um orgulho para o futebol do Nordeste e do Brasil. Por isso o MQJ Memória de hoje quer relembrar algumas campanhas importantes de clubes nordestinos em torneios continentais.

Os clubes nordestinos já escreveram algumas histórias bem bonitas no futebol do continente. O Sport, o Bahia e o Santa Cruz, por exemplo, são alguns gigantes nordestinos a brilharem. Mas o Fortaleza não é o primeiro dos clubes nordestinos a disputar uma decisão. Isso vamos ver mais abaixo na lista.

Clubes nordestinos em torneios continentais

Bahia (1960)

Clubes nordestinos na Libertadores: O Bahia era um timaço

O Bahia era um timaço. Orgulho dos clubes nordestinos (Foto: Divulgaçao/Bahia)

Começando a nossa lista dos times nordestinos que brilharam em competições Sul-americanas, temos o Bahia de 1960, que naquela ocasião disputou a Copa Libertadores. Campeão da antiga Taça Brasil (o que equivale hoje ao Campeonato Brasileiro) no ano anterior, diante do Santos de Pelé vencido diante da equipe do Santos.

Na competição sul-americana, a equipe baiana foi eliminada logo na primeira fase, que era equivalente as quartas de finais na época, para a equipe argentina do San Lorenzo. Foi 5 a 3 no placar agregado. O Peñarol foi campeão.

Bahia (1989)

O Bahia de Bobô liderava o Nordeste

O Bahia de Bobô liderava o Nordeste (Foto: Conmebol)

Campeão brasileiro em 1988, liderado pelo histórico técnico Evaristo de Macedo, o Bahia disputou novamente a Copa Libertadores em 1989. Naquele ano, o Bahia conseguiu o maior feito até hoje de um time do nordeste no principal torneio do continente: chegar até às quartas de finais. Foi eliminado pelo Inter com uma derrota de 1 a 0 e um empate sem gols.

Naquela histórica campanha, o Bahia passou da fase de grupos em primeiro lugar com dez pontos, grupo esse que contava com o seu algoz das quartas, o Internacional. Até hoje, essa é a maior campanha de um time da região nordeste na competição sul-americana.

Ceará (1995)

Ceará fez jogo duro com o Corinthians

Ceará fez jogo duro com o Corinthians. Mas mandou bem na lista dos grandes clubes nordestinos (Foto: Getty)

Com o acesso para a disputa da Conmebol depois do vice-campeonato da Copa do Brasil em 1994, perdida para o Grêmio, o Ceará foi sem dúvidas a grande surpresa positiva no torneio continental naquele ano. Mesmo com a eliminação para o Corinthians nos pênaltis por 7 á 6 nas oitavas de finais, a equipe cearense saiu do torneio com a sensação de dever cumprido por mais que almejasse o título.

O feito da equipe foi tão grande que não dava para ficar decepcionado com aquela equipe desacreditada e que conseguiu bater de frente com um dos maiores times da história do Corinthians, que tinha como destaques, o atacante Viola, o meia Marcelinho Carioca, o volante Zé Elias e por aí vai.

Sampaio Corrêa (1998)

Sampaio Corrêa fez bonito na Conmebol

Sampaio Corrêa fez bonito na Conmebol (Foto: Conmebol)

O Sampaio Corrêa também foi outro clube que conseguiu uma campanha de destaque em competições continentais. No ano de 1998, o time do Maranhão conseguiu um feito histórico na Copa Conmebol, que foi: chegar até a fase semifinal do torneio. Liderados pelo craque Adãozinho e pelo técnico Júlio Espinosa, o Tricolor do Maranhão acabou sendo eliminado na ocasião pelo Santos, em casa, com uma dolorosa goleada de 5 a 1.

Mesmo com a grande frustração da eliminação, essa campanha acabou sendo um motivo de muito orgulho para toda a região Nordeste, pois jamais até aquele ano um time nordestino tinha chegado tão longe em uma competição continental, onde inclusive chegou vivo para a disputa do segundo jogo depois de um heroico empate em 0x0 na Vila Belmiro.

CSA (1999)

CSA fez bonito em 1999 (Foto: AFA)

CSA fez bonito em 1999. Um dos mais brilhantes clubes nordestinos  (Foto: AFA)

Feito que ocorreu no ano de 1999, o time alagoano do CSA, também chocou o Brasil após o vice-campeonato da extinta Copa Conmebol. Era a primeira vez de um nordestino em uma final continental. Naquele ano, a equipe do técnico Otávio Oliveira deixou alguns times pelo caminho, dentre eles: a equipe goiana do Vila Nova, vencendo nos pênaltis nas oitavas, e a equipe venezuelana do Estudiantes de Mérida nas quartas de finais por 3×1.

Na final, o CSA venceu o primeiro embate por 4×2 jogando em Maceió contra a equipe do Talleres de Córdoba, porém no jogo da volta o time não conseguiu obter o mesmo desempenho da primeira partida e acabou perdendo o título com uma derrota por 3×0, ficando assim com o amargo vice campeonato da Copa Conmebol.

Sport (2009)

Sport na Libertadores de 1999 (

Sport na Libertadores de 1999: mais uma boa campanha de clubes nordestinos (Foto: Getty)

Outro feito de uma equipe nordestina em competições do continente sul-americano, o Sport Recife conseguiu algo grandioso em sua linda história, que foi: chegar até as oitavas de finais da Libertadores. A classificação para o maior torneio de clubes da América do Sul veio graças a outro feito grandioso, que foi a conquista da Copa do Brasil do ano anterior.

Na Libertadores, o Sport caiu no grupo da morte, grupo esse que contava com o Palmeiras, a atual campeã LDU e o tradicional clube chileno Colo-Colo. Mesmo caindo em um grupo que apenas ele
não havia vencido o torneio, a equipe do técnico Nelsinho Batista não se intimidou e se classificou na primeira posição, garantindo assim a histórica classificação da equipe para a fase de mata-mata.

Nas oitavas, a equipe do Sport novamente se encontrou com Palmeiras, e desta vez acabou não dando muita sorte, sendo eliminado nos pênaltis por 3×1 em uma noite inspirada do lendário goleiro Marcos depois de um placar agregado de 1×1 no tempo normal.

Vitória (2009)

Vitória na Copa Sul-Americana 2009

Vitória na Copa Sul-Americana 2009 (Foto: Divulgação)

No mesmo ano da incrível façanha do Sport Recife, o time baiano do Vitória também contava uma linda história em uma competição internacional, a Copa Sul-Americana. Depois de passar da primeira fase, vencendo a equipe do Coritiba nos pênaltis, a equipe do Vitória chegava nas oitavas de finais cheio de moral visando vencer o título. Porém a equipe não obteve muito êxito diante do River Plate do Uruguai.

Após sofrer uma goleada na primeira partida em Montevidéu pelo placar de 4×1, a equipe do então técnico Vagner Mancini chegou para a segunda partida tendo que fazer três gols para se classificar, onde acabou não conseguindo tirar forças para reverter o placar no Barradão e deu adeus ao sonho do título inédito da Sul-Americana depois de um empate em 1×1.

Bahia (2013)

Bahia fez jogos tensos em 2009

Bahia fez jogos tensos em 2009. Mas representou bem os clubes nordestinos (Foto: Getty)

Mais uma vez representando muito bem os clubes nordestinos, o Bahia ficou muito próximo de conseguir uma vaga nas quartas da Sul-Americana em 2013. Mas foi eliminado pelo Atlético Nacional da Colômbia nos pênaltis por 4×3. As duas equipes tinham vencido por 1 a 0 como mandantes.

Na ocasião, a equipe que era dirigida pelo técnico Cristóvão Borges e que tinha como grandes destaques no elenco o zagueiro Titi e o centroavante Fernandão até lutou muito, onde inclusive fez dois jogos muito duros contra a gigante equipe colombiana. O título ficou com o Lanús.

Santa Cruz (2016)

Santa Cruz foi bem em 2016

Santa Cruz foi bem em 2016 (Foto: Getty)

Depois de conseguir a classificação para a Sul-Americana em 2015, o Santa Cruz, que tinha como o grande craque da época o centroavante Grafite, fez uma campanha de saltar os olhos na competição internacional em 2016. Depois de tirar o seu grande rival Sport Recife na primeira fase do torneio por 1×0, o Santa Cruz chegava cheio de moral e embalado para o restante do campeonato, porém logo na fase seguinte veio à frustração.

Nas oitavas de finais daquele ano, o Santa Cruz enfrentou a equipe colombiana do Independiente Medellín. Após perder a primeira partida por 2×0 na Colômbia, a equipe de Recife precisava fazer um resultado com diferença de dois gols para se classificar. Mas não conseguiu. Venceu por 3 a 1, mas foi eliminado por conta do gol como visitante. O Santinha ajudou na lista de grandes campanhas de clubes nordestinos.

Sport (2017)

Patrick em ação pelo Sport

Patrick em ação pelo Sport. Um dos clubes nordestinos a brilharem na América (Foto: Getty)

Fechando a nossa lista dos times nordestinos em competições Sul-Americanas, temos mais uma vez o Sport Recife, porém agora nas quartas de finais da copa Sul-americana do ano de 2017. Depois de passar da Ponte Preta nas oitavas pelo placar de 3×2 no agregado, o Leão enfrentou nas quartas o time colombiano do Junior de Barranquilla.

O time que na época era treinada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, até fez um bom jogo na partida de volta no empate em 0x0, porém com o péssimo desempenho em casa, onde perdeu por 2×0, o Sport caiu. Encerramos assim a história dos clubes nordestinos em torneios continentais.

Você Também pode gostar