Passada a partida contra a Venezuela é hora de nos concentrarmos no Brasil x Uruguai. O clássico sul-americano vai acontecer no Estádio Centenário, em Montevidéu, nesta terça-feira, às 21h(de Brasília), pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. E o MQJ Memória decidiu relembrar os maiores artilheiros de Brasil x Uruguai.
A lista conta com nomes de peso, como Pelé e Zico. Mas o Uruguai não deixou de aparecer em grande estilo. Abaixo a lista.
Os maiores artilheiros de Brasil x Uruguai
Juan Alberto Schiaffino (3 gols)
Abrindo a nossa lista, com três gols no confronto, temos o ex-meia da seleção uruguaia Juan Alberto Schiaffino. Para muitos ele é considerado o grande jogador da Copa do Mundo de 1950. Dos três gols contra o Brasil, o mais importante com certeza foi o de empate no Maracanazo.
Leônidas da Silva (3 gols)
O primeiro brasileiro na lista é Leônidas da Silva, que também deixou seu nome marcado no confronto. Ídolo do São Paulo, o Diamante Negro balançou as redes três vezes no clássico
contra o Uruguai.
Severino Varela (3 gols)
Idolo do Peñarol e do Boca Juniors, o ex centroavante Severino Varela tem história nos jogos de sua seleção contra o Brasil. Com três gols marcados no confronto, o ex-atleta que costumava jogar com uma boina, foi decisivo ápos marcar dois gols pela seleção celeste na antiga Copa Rio Branco de 1940.
Ademir de Menezes (3 gols)
Ademir de Menezes também marcou seu nome no confronto. Com três gols anotados, o jogador, que atuou pelo Vasco, ficou marcado na geração de 1950.
Ghiggia (4 gols)
Autor do gol do título mundial em 1950, no popular jogo que ficou marcado como Maracanazo, Alcides Ghiggia é talvez o grande nome desse clássico sul-americano. Com quatro gols marcados, o algoz da Seleção Brasileira entra no justiça nesta lista.
Oscar Mínguez (4 gols)
Com quatro gols no confronto, o uruguaio Oscar Mínguez é um outro jogador importante na história dos duelos entre Brasil e Uruguai. Também campeão do mundo em 1950, o ex-atacante da seleção e do Peñarol, também é considerado um dos maiores atletas a vestir a pesada camisa uruguaia. Nos clássicos contra a Seleção Brasileira, o histórico atleta balançou as redes em
quatro oportunidades. Foi destaque na conquista da Copa América de 1956.
Zico (4 gols)
Zico também brilhou neste grande clássico sul-americano. Com quatro gols marcados contra a seleção Celeste, o meia teve seus gols mais importantes do confronto em 1976, pela extinta Copa do Atlântico. Inclusive seu primeiro gol pelo Brasil foi contra o Uruguai.
Paulinho (4 gols)
O volante conseguiu em 2017 o feito de marcar três gols no Estádio Centenário no mesmo jogo: golerada de 4 a 1 pelas Eliminatórias de 2018. Antes, em 2013, tinha deixado a sua marca na vitória de 2 a 1 pelas semifinais da Copa das Confederações.
Pele (5 gols)
Na segunda posição da nossa lista, temos nada mais nada menos que Pelé. Com cinco gols marcados na história do confronto, o Rei é o maior carrasco dos uruguaios quando o assunto é Brasil. Além dos gols feitos, também ficou marcado por uma atuação de gala na semifinal da copa de 1970, onde a Seleção Brasileira derrotou o Uruguai por 3 a 1 Deu um passe importante para
a construção do segundo gol e ainda conseguiu dar uma assistência para Rivelino no terceiro gol. Aquele confronto ficou muito marcado na história da Seleção Brasileira, pois além de ter tido uma atuação de gala do lendário camisa 10, também ficou na memória do torcedor como uma espécie de revanche da Copa do Mundo de 1950.
Héctor Scarone (6 gols)
Liderando a nossa lista dos atletas que mais balançaram as redes no histórico confronto entre Brasil e Uruguai, temos o ex-meia Héctor Scarone. Com incríveis seis gols no confronto contra o Brasil, Scarone é considerado um dos maiores jogadores da seleção Celeste e do seu respectivo clube onde atuou durante boa parte de sua carreira, o tradicional Nacional. Pela seleção do Uruguai, o ex jogador conquistou a Copa do Mundo de 1930 vencida contra a Argentina por 4 a 2, ter também conquistado dois campeonatos olímpicos em 1924 e 1928. Fechamos assim a lista dos artilheiros de Brasil x Uruguai.
Você Também pode gostar
- Brasil tem terceiro pior ataque entre as top-10 da Fifa em 2024
- Dorival vê evolução da Seleção Brasileira: ‘Trabalho vem melhorando’
- Seleção Brasileira tem bom retrospecto em Salvador
- Seleção sofre dois cortes e Dorival convoca substitutos
- Vanderson desfalca o Brasil em partida contra Uruguai
- Rodrygo e Militão sofrem lesões em partida do Real Madrid
Comentar