Futebol Internacional, Mercado e Marketing, Notícias

Calendário da Copa Libertadores irrita Rede Globo

Calendário da Copa Libertadores irrita Rede Globo (Divulgação)

Calendário da Copa Libertadores irrita Rede Globo (Divulgação)

A Rede Globo ainda não engoliu o novo calendário da Copa Libertadores, pois, dentre outros fatores, interfere no planejamento para o Mundial de Clubes da Fifa. A edição deste ano começa na próxima semana tendo Grêmio e Real Madrid como principais atrações. Porém, emissoras de TV da América do Sul estão pressionando a Fifa e a própria Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol, por conta deste novo calendário de competições no continente. Isso porque ele acaba prejudicando a ação junto a patrocinadores.

Um exemplo disso aconteceu esse ano. A Rede Globo confirmou a excibição do Mundial de Clubes somente na segunda-feira, e mesmo assim correndo o risco de não ter nenhum clube brasileiro no torneio, caso o Grêmio perdesse a final. A emissora agora está com dificuldades de vender cotas de patrocínio a uma semana do início do torneio. Nenhuma televisão argentina comprou o torneio, o que deixaria a torcida do Lanús na mão em caso de título platino.

Calendário teria esvaziado Brasileirão

Além de dificultar o planejamento junto a anunciantes do Mundial de Clubes, o fato de a Libertadores se estender por todo ano esvaziou o Campeonato Brasileiro, com times utilizando suas formações reservas e diminuindo a audiência dos jogos. O mesmo acontece em outros campeonatos nacionais da América do Sul. Além disso, o fato de a Libertadores ser disputada em paralelo à Copa Sul-Americana também teria esvaziado este torneio.

Por fim o modelo de aquisição dos direitos também irrita as emissoras, obrigadas a escolher os jogos que serão exibidos na fase de grupos antes das etapas eliminatórias. Assim, este ano, sem saber se o Botafogo conseguiria se classificar, a Rede Globo não comprou possíoveis jogos do Glorioso na fase de grupos e deixou de exibir partidas da equipe antes das oitavas de final. A medida gerou um mal estar entre a emissora e a torcida e diretoria botafoguenses.

Leia mais:
Fifa diz: “adeus Copa das Confederações e olá Copa do Mundo de Clubes”
O mapa da mina para o Flamengo vencer nesta quinta
De Rossi contesta escalação e vídeo viraliza na internet
Mesmo com R$ 15 milhões, Palmeiras silencia sobre Lucas Lima
Uber ativa patrocínio para empolgar a dupla Grêmio e Internacional
A meta (praticamente de artilheiro) de Paulinho no Barcelona

Você Também pode gostar