Cruzeiro é sim favorito ao título da Copa do Brasil contra o Flamengo e explicamos por quê. Porém, é preciso considerar que futebol se resolve em campo. São inúmeros os fatores que podem interferir no resultado. Assim, o máximo que podemos fazer é levar em conta o retrospecto e os números de cada clube. É nesse ponto que aparece a vantagem, embora ligeira, da Raposa.
O Flamengo fez 63 jogos oficiais em 2017. Desse total, 34 foram como mandante e os outros 29 fora de casa. Já o Cruzeiro encarou 60 jogos oficiais, com 29 como mandante e 31 fora de casa.
Se compararmos o saldo de cada time, podemos dizer que o Flamengo leva ligeira vantagem. Em casa, o Rubro-Negro venceu 24 vezes, empatou 8 e foi derrotado em duas oportunidades. No quesito mandante, o time mineiro soma 19 vitórias, uma a menos do que o Flamengo. Tem o mesmo número de empates e derota que o rival.
Fora de Casa o Cruzeiro venceu mais em jogos oficiais – 12 vitórias contra 9 do Flamengo -, mas empatou menos 10 contra 12 – e foi derrotado uma vez mais que o Rubro-Negro. A conclusão que chegamos é que há um equilíbrio fortíssimo nessa análise.
No confronto direto o Cruzeiro leva vantagem sobre o Flamengo. Considerando o ano da unificação do Brasileiro – 1967, quando o Torneio Rio-São Paulo se abriu à participação de clubes como Minas, Rio Grande do Sul e Paraná -, foram 57 jogos. São 24 vitórias para o Cruzeiro, 19 para o Flamengo e 14 empates.
Curiosamente, no quesito gols, considerando o mesmo período, os times estão rigorosamente empatados, com 67 para cada. A maior diferença de gols foi a favor do Flamengo, graças ao 6 x 2 aplicado em dezembro de 2004, pelo Campeonato Brasileiro. Por sua vez, o Cruzeiro tem a vitória por 3 x 0, resgistrada também no Brasileirão, em 2014.
Sendo assim, após o empate por 1 x 1 no Maracanã, o que se pode esperar no Mineirão seria um novo empate, tamanho o equilíbrio dessas duas forças. Vale lembrar que, além da vantagem de jogar em casa, o Cruzeiro tem a seu favor o fator de ter marcado gol na casa do rival. Assim, embora o futebol não seja uma ciência exata, pode-se dizer que a Raposa entra em campo nesta quarta como favorita ao título
Você Também pode gostar
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- STJD nega pedido do Vasco e mantém data da semifinal da Copa do Brasil
- Quando serão os jogos de volta da Copa do Brasil?
- Polêmica da troca de datas da semifinal da Copa do Brasil chega na Justiça
- Veja onde assistir as duas semifinais da Copa do Brasil