Publicidade

O Guarani surpreendeu e levou o titulo brasileiro em 1978 (Foto: Guarani FC)

Após a unificação de títulos promovida pela CBF no início da década atual, as conquistas nacionais de clubes de nosso país passaram a ser considerados desde 1959 – ano em que o Bahia levantou a Taça Brasil. A Copa do Mundo é disputada desde 1930, mas somente 32 anos depois passou a coincidir com o Campeonato Brasileiro. A lista dos campeões mundiais (seleções) e brasileiros (clubes) nos anos de Mundial é a seguinte:

1962 – Brasil/ Santos
No ano em que a Seleção Brasileira conquistava o bicampeonato mundial, no Chile, ao bater a Tchecoslováquia, o Santos de Pelé erguia a Taça Brasil superando o Botafogo na decisão.

Publicidade

1966 – Inglaterra/ Cruzeiro
O English Team, em casa, superou a Alemanha numa final polêmica. Já o Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes bateu o poderoso Santos e conquistou seu primeiro título nacional.

1970 – Brasil/ Fluminense
No México, a seleção canarinho goleava a Itália na final e conquistava o tricampeonato; já o Fluminense se sagrava campeão brasileiro empatando com o Atlético-MG.

Em 1974, o Vasco se tornou o primeiro carioca a conquistar o Campeonato Brasileiro (Divulgação)

1974 – Alemanha/ Vasco
Donos da casa, os alemães arrebataram o caneco superando a favorita Holanda; o Vasco, por sua vez, também superou o favorito Cruzeiro e conquistou o seu primeiro nacional.

Publicidade

1978 – Argentina/ Guarani
Diante de sua torcida, os “hermanos” levaram a sua primeira Copa vencendo os holandeses na decisão. O título brasileiro ficou o com surpreendente Guarani, que bateu o Palmeiras na final.

1982 – Itália – Flamengo
A Azzurra fez a festa na Espanha e levou o título mundial derrotando a Alemanha. O Flamengo de Zico & Cia conquistou o Brasileiro ao superar o Grêmio na finalíssima.

1986 – Argentina/ São Paulo
A Argentina de Maradona bateu a Alemanha, no México, e obteve o seu segundo título mundial. O campeão brasileiro foi o São Paulo, que superou o Guarani nos pênaltis.

Publicidade

1990 – Alemanha/ Corinthians
No mesmo ano em que a Alemanha conquistava o tri, na Itália, batendo a Argentina, o Corinthians vencia o seu primeiro Brasileirão derrotando o São Paulo.

1994 – Brasil/ Palmeiras
Nos EUA, o tetracampeonato do Brasil veio após vitória nos pênaltis sobre a Itália. Já o Brasileirão foi conquistado pelo Palmeiras, que venceu o rival Corinthians na decisão.

1998 – França/ Corinthians
A França jogou em casa e conquistou seu primeiro mundial superando o Brasil na final; o Corinthians obteve o título nacional vencendo o Cruzeiro na decisão.

Publicidade

Leia também:

Cinco ingredientes especiais das semifinais da Champions League
Real x Bayern e Liverpool x Roma: o retrospecto entre os semifinalistas da Champions
Quatro países nas semifinais da Champions League é raridade
Cristiano Ronaldo completa 150 jogos pela Champions League: as principais vítimas
Buffon não é o único: craques que não conquistaram a Champions League
Zebras campeãs da Champions League? A Roma pode sonhar
Roma entra para lista de reviravoltas históricas na Champions League

Anos 2000

2002 – Brasil/ Santos
Essa dobradinha ocorreu também em 1962. Desta vez, nas respectivas decisões, o Brasil bateu a Alemanha, e o Santos levou a melhor sobre o Corinthians.

Publicidade

2006 – Itália/ São Paulo
Em solo alemão, a Itália venceu a França na disputa de pênaltis e levou a sua quarta Copa do Mundo. No Brasil, o São Paulo foi campeão já no sistema de pontos corridos.

2010 – Espanha/ Fluminense
A Fúria Espanhola conquistou o Mundial, na África do Sul, derrotando a Holanda. Já o Fluminense quebrou incômodo jejum para sagrar-se novamente campeão brasileiro.

2014 – Alemanha/ Cruzeiro
Na Copa do Brasil, os germânicos foram campeões vencendo a Argentina na decisão; enquanto isso, o Cruzeiro conquistava seu quarto título do Campeonato Brasileiro.