O Comitê Olímpico Internacional Tóquio-2020 anunciou a data para a realização dos jogos. Após o adiamento em razão do Coronavírus, a nova data é 23 de julho de 2021. A informação foi divulgada pelos organizadores em boletim na manhã desta segunda-feira (30).
As negociações foram feitas por videoconferência e a decisão final tomada logo após conversa telefônica entre o COI e membros do governo japonês.
“Essa decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI em 17 de março de 2020 e confirmados em sua reunião de hoje (segunda-feira). Estes foram apoiados por todas as Federações Esportivas Olímpicas Internacionais de Verão e todos os Comitês Olímpicos Nacionais: Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus Covid”, diz o comunicado.
O cenário de adiamento é inédito e, por isso, histórico. Japão e COI foram muito pressionados para fazer a alteração. No comunicado, no entanto, o presidente da entidade, Thomas Bach, “agradece o apoio” de afiliados.
“Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel”.
Leia também:
Morre atleta mesa-tenista paralímpica em razão do coronavírus
Você Também pode gostar
- Covid-19: capitão do Liverpool critica decisão de manter jogos da Premier League
- Demorou mas saiu! Liminar tira Pedro do Jogos de Tóquio
- Fluminense chega a 30 casos confirmados de Covid-19
- Segue o jogo! Vasco não quer paralisação do Carioca
- Covid-19: ex-lateral esquerdo Branco está em estado grave
- CBF não se manifesta sobre desabafo de Lisca. Assista ao vídeo!