Publicidade

Usain Bolt

Aposentado desde o Mundial de Atletismo disputado em agosto do ano passado, o tricampeão olímpico dos 100m e 200m, Usain Bolt, quer agora realizar um sonho antigo: jogar futebol pelo seu clube de coração, o Manchester United, da Inglaterra. Esta semana, o jamaicano anunciou que fará um teste no Borussia Dortmund, da Alemanha, em março e o jornal espanhol “As” aproveitou para listar os prós e os contras de uma possível contratação do maior nome da história do atletismo. Confira!

Pontos a favor de Usain Bolt

Físico

Publicidade

Com 1,95m de altura e 90kg unidos a sua facilidade para superar os 30km/h, Bolt certamente seria um jogador de futebol único. A questão aqui seria o quão rápido o jamaicano conseguiria correr tendo que, ao mesmo tempo, controlar a bola com os pés. Caso consiga, será uma dor de cabeça para a defesa adversária.

Mentalidade ganhadora

Usain Bolt mostrou ao longo de sua carreira um excelente preparo psicológico, enfrentando sempre com bom humor estádios lotados em finais olímpicas e mundiais. Como poucos atletas ele encarava a pressão de forma positiva conseguia um ótimo desempenho.

Publicidade

Credibilidade

“Não vou mentir e dizer que sou o melhor jogador de futebol do mundo, mas sei que tenho um bom nível. O que quero dizer? Que tenho talvez o mesmo nível de Rooney”, disse Bolt sobre seu próprio futebol. O atacante do Borussia Aubameyang, que já viu o jamaicano jogar, assegura: “Não é uma brincadeira ou uma jogada de marketing”. Será?

Marketing

Publicidade

A equipe que contratar o Raio, como é chamado Bolt, elevará seu marketing a outro nível, venderia milhares de camisas do time e ingressos para os jogos. Todos gostariam de ver o maior velocista de todos os tempos em ação dentro de um campo de futebol. Apenas esse fato pode ser motivo suficiente para aparecer alguém interessado em sua contratação.

Fatores que pesam contra o Raio

Falta de experiência

Bolt nunca disputou nada além de partidas beneficentes e não se faz grande ideia de sua habilidade como jogador de futebol. A maioria dos jogadores de futebol praticam o esporte desde crianças e seria difícil para uma pessoa de 31 anos de idade aprender conceitos básicos de futebol.

Publicidade

Desconhecimento tático

Assim como o no item anterior, o tricampeão olímpico teria dificuldades em se adaptar a complicados esquemas táticos adotados pelos técnicos nos dias de hoje. Bolt vem de um esporte individual e teria que aprender a jogar em equipe.

Técnica

Publicidade

Apesar de seu excelente preparo físico, é um mistério o que o atleta conseguiria fazer com a bola, como seria sua potência e precisão nos chutes e passes. Isso sem falar em seu desempenho na defesa.

Lesões

O corpo de Usain Bolt já sofreu com muitos anos de dedicação ao esporte de alto rendimento. Ele já teve problemas nas costas, nos tendões e quadril. Além do mais, o atletismo desenvolve musculatura diferente do futebol. Como reagiria o jamaicano ao novo esporte aos 31 anos de idade?

Publicidade

Leia também
Real Madrid se movimenta e prepara resposta a Philippe Coutinho
Abidal e o câncer: ‘Messi pediu para não enviar vídeos’
As metas para Philippe Coutinho engordar a conta do Liverpool
Torcida do San Lorenzo faz plágio de Nego do Borel e Anitta
Philippe Coutinho, Ronaldo… veja craques que a Inter de Milão deixou escapar

Elenco 1981 x 2018: a pedreira que Carpegiani vai encarar no Flamengo