Em momento de Data FIFA, as seleções jogam seus respectivos campeonatos pelo mundo e veem alguns craques quebrarem recordes. Na última sexta-feira (8), Neymar virou o maior artilheiro da Seleção Brasileira, em jogos oficiais, ultrapassando Pelé. Vamos elencar os maiores artilheiros em seleções de futebol e seus números.
A contagem é por jogos oficiais da FIFA. Nesta lista, Pelé tem 77 gols. Na contagem da CBF, entretanto, o atacante marcou 95 gols, já que se inclui amistosos contra clubes e combinados. Assim, o Rei do futebol ocuparia a quarta colocação da lista abaixo.
O brasileiro mais bem colocado na lista, de acordo com a FIFA, é Neymar. Os 79 gols do atacante o colocam na 8ª posição, empatado com Robert Lewandowski, da Polônia, além de Godfray Chitalu, de Zâmbia.
Maiores artilheiros em seleções de futebol
5º – Sunil Chhetri: 87 gols
O atacante indiano marcou 87 gols em 137 jogos e ocupa a quinta posição de maiores artilheiros em seleções. Aos 39 anos, o jogador ainda continua na ativa e defende a sua seleção. Sunil é atleta do Bengaluru FC, da primeira divisão indiana. Na contagem da própria federanção, o atacante teria 92 gols.
4º – Mokhta Dahari: 89 gols
O atacante da Malásia marcou incríveis 89 gols em 142 jogos, na década de 70. Sua média é praticamente de um gol a cada dois jogos. Daharia é considerado o melhor jogador da história do país, onde jogou durante toda a sua carreira, defendendo por 12 anos o Selangor FA.
3º – Lionel Messi: 104 gols
O gênio argentino é o terceiro na lista de maiores artilheiros em seleções e vem colocando gols na conta, tentando chegar mais perto das duas primeiras posições. Messi é campeão do mundo em 2022, além da Copa América 2021 e com gols em praticamente todos os torneios que jogou. São 104 gols em 172 partidas.
O camisa 10 foi artilheiro da Copa América de 2021, com quatro gols. Esta é a única chuteira de ouro com a camisa da seleção.
2º – Ali Daei – 109 gols
O atacante iraniano foi, por muitos anos, o dono da marca de maior artilheiro da história de seleções. Foram 109 gols em 148 jogos. Daei jogou na Europa, defendendo o Bayern de Munique e Hertha Berlin, no final dos anos 90. O ex-jogador é considerado um super-herói no Irã, bastante amado pelo povo e pelos torcedores de futebol.
1º – Cristiano Ronaldo: 123 gols
O “robozão” quebrou o recorde de Ali Daei em setembro de 2021, nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2022. De lá para cá, foram mais 12 gols com a camisa lusitana, em menos de dois anos. CR7 tem 123 bolas na rede em 200 jogos, com a conquista da Eurocopa de 2016 e a Nations League de 2019.
Ronaldo é dono de diversas artilharias na carreira, mas com a camisa de Portugal, ganhou a chuteira de ouro da Eurocopa 2021, com cinco gols, além da Nations League de 2019, com três gols e a Eurocopa 2012, com três bolas na rede.
Você Também pode gostar
- Guardiola defende o Manchester City: “O que acontece se formos rebaixados? Eu estarei aqui”
- Lionel Messi revelou que voltará a Barcelona
- Ronaldo confirma intenção de ser presidente da CBF
- FIFA promete “bolada” para times que participarão do Super mundial de clubes
- Neymar cutuca Rodri após espanhol falar sobre Vinícius Júnior: “Falador”
- Real Madrid e Bayern travam batalhas na próxima janela de transferências
Comentar