O técnico da Seleção de Portugal, Fernando Santos, participou nesta sexta-feira de entrevista coletiva, na Copa do Mundo do Catar.
Na oportunidade, o treinador disse que teve uma conversa tranquila com Cristiano Ronaldo, mas que o craque não ficou “muito satisfeito” com a condição de reserva da equipe.
Ainda de acordo com Fernando Santos, a decisão de deixar o astro português no banco, na fase de mata-mata do Mundial, foi dita ao jogador horas antes da partida contra a Suíça, na última terça-feira.
O treinador afirmou que só revelou o time aos jogadores já no estádio, um costume do português em sua trajetória. Mas que antes teve uma conversa com o astro, em particular, para explicar sua escolha de deixá-lo na reserva.
“Essa conversa tinha de acontecer, seria uma justiça elementar da minha parte (se não acontecesse). Não faço isso a todos, é verdade, mas é o capitão do time, que é quem é em termos de projeção, pelo que deu ao futebol português, por aquilo que representa… Naturalmente, tinha de ter essa conversa com ele. (…) Reuni com ele e disse por que não coloquei o nome dele no quadro”, relatou Fernando Santos.
Embora noticiado na imprensa internacional, o técnico nega que tenha havido recentemente uma discussão áspera entre os dois e o pedido de CR7 para deixar a concentração. Fernando Santos garantiu que foi uma conversa tranquila, mas admitiu que Cristiano Ronaldo não gostou da decisão.
“O Cristiano, naturalmente, não ficou muito satisfeito. Jogou sempre a titular, a não ser contra Espanha. É normal que não tenha ficado muito satisfeito e dito ‘Mister, mas acha…’. O contrário seria difícil. É normal. Foi uma conversa tranquila, onde expus os meus pontos de vista. Ele não os aceitou de forma simples, o que é normal. Nunca, em momento nenhum, me disse que queria sair da seleção nacional”, explicou o treinador português.
Apesar de ter sacado o CR7, Fernando Santos aproveitou para defender o craque das críticas que vem sofrendo da imprensa portuguesa.
“Acho que é tempo de pararmos com algumas coisas. Está na moda apontarmos as coisinhas do Cristiano. Se há exemplo melhor de tudo o que eu disse, foi o exemplo que ele deu no jogo. Deu o grito (comemorando gols) no banco, como sempre. Saiu com os jogadores todos para o aquecimento, pulou em todos os gols com os colegas. Até há um lance em que bateu palmas com o João Mário. No fim, foi ele que chamou os colegas para agradecer ao público, e a única coisa que notaram foi que saiu sozinho. Deixem o Ronaldo em paz, ele não merece, por tudo que já fez pelo futebol português”, pediu Fernando Santos.
Relacionadas
Na realidade, a aposta no jovem atacante Gonçalo Ramos como titular contra a Suíça foi acertada. Diante do discreto desempenho de Cristiano Ronaldo na fase de grupos, o atacante do Benfica entrou bem na equipe e marcou três gols na goleada por 6 a 1. Sem dúvida, a melhor partida de Portugal na Copa.
Contra a Suíça, Cristiano Ronaldo foi reserva pela primeira vez em sua carreira por uma Copa do Mundo. Antes, só havia sido poupado na última rodada da fase de grupos contra o México, em 2006.
A Seleção de Portugal enfrenta Marrocos, nas quartas de final, neste sábado, às 12h (horário de Brasília), no estádio Al Thumama, em Doha.
Você Também pode gostar
- Mourinho quer levar Cristiano Ronaldo para a Turquia
- Cristiano Ronaldo atinge mais uma marca histórica na carreira
- Cristiano Ronaldo planeja aposentadoria: ‘um ou dois anos’
- Al-Hilal quer negociar Neymar e sonha com Cristiano Ronaldo
- Cristiano Ronaldo no topo: os craques mais bem pagos em 2024
- Cristiano Ronaldo se daria bem no Brasileirão? Alex Telles responde