Futebol Internacional

Técnico de Portugal nega atrito com Cristiano Ronaldo, mas admite insatisfação do craque com a reserva

O técnico da Seleção de Portugal, Fernando Santos, participou nesta sexta-feira de entrevista coletiva, na Copa do Mundo do Catar.

Na oportunidade, o treinador disse que teve uma conversa tranquila com Cristiano Ronaldo, mas que o craque não ficou “muito satisfeito” com a condição de reserva da equipe.

Fernando Santos – Seleção de Portugal 2022/(Photo by PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images)

Ainda de acordo com Fernando Santos, a decisão de deixar o astro português no banco, na fase de mata-mata do Mundial, foi dita ao jogador horas antes da partida contra a Suíça, na última terça-feira.

O treinador afirmou que só revelou o time aos jogadores já no estádio, um costume do português em sua trajetória. Mas que antes teve uma conversa com o astro, em particular, para explicar sua escolha de deixá-lo na reserva.

“Essa conversa tinha de acontecer, seria uma justiça elementar da minha parte (se não acontecesse). Não faço isso a todos, é verdade, mas é o capitão do time, que é quem é em termos de projeção, pelo que deu ao futebol português, por aquilo que representa… Naturalmente, tinha de ter essa conversa com ele. (…) Reuni com ele e disse por que não coloquei o nome dele no quadro”, relatou Fernando Santos.

Embora noticiado na imprensa internacional, o técnico nega que tenha havido recentemente uma discussão áspera entre os dois e o pedido de CR7 para deixar a concentração. Fernando Santos garantiu que foi uma conversa tranquila, mas admitiu que Cristiano Ronaldo não gostou da decisão.

“O Cristiano, naturalmente, não ficou muito satisfeito. Jogou sempre a titular, a não ser contra Espanha. É normal que não tenha ficado muito satisfeito e dito ‘Mister, mas acha…’. O contrário seria difícil. É normal. Foi uma conversa tranquila, onde expus os meus pontos de vista. Ele não os aceitou de forma simples, o que é normal. Nunca, em momento nenhum, me disse que queria sair da seleção nacional”, explicou o treinador português.

Fernando Santos e Cristiano Ronaldo – Seleção de Portugal 2022/(Photo by Francois Nel/Getty Images)

Apesar de ter sacado o CR7, Fernando Santos aproveitou para defender o craque das críticas que vem sofrendo da imprensa portuguesa.

“Acho que é tempo de pararmos com algumas coisas. Está na moda apontarmos as coisinhas do Cristiano. Se há exemplo melhor de tudo o que eu disse, foi o exemplo que ele deu no jogo. Deu o grito (comemorando gols) no banco, como sempre. Saiu com os jogadores todos para o aquecimento, pulou em todos os gols com os colegas. Até há um lance em que bateu palmas com o João Mário. No fim, foi ele que chamou os colegas para agradecer ao público, e a única coisa que notaram foi que saiu sozinho. Deixem o Ronaldo em paz, ele não merece, por tudo que já fez pelo futebol português”, pediu Fernando Santos.

Relacionadas

Cristiano Ronaldo insatisfeito no banco
Barrado? Cristiano Ronaldo causa polêmica na seleção portuguesa
Arsenal entra na briga por Cristiano Ronaldo, diz especialista
Cristiano Ronaldo fecha com Al-Nassr, garante jornal espanhol

Na realidade, a aposta no jovem atacante Gonçalo Ramos como titular contra a Suíça foi acertada. Diante do discreto desempenho de Cristiano Ronaldo na fase de grupos, o atacante do Benfica entrou bem na equipe e marcou três gols na goleada por 6 a 1. Sem dúvida, a melhor partida de Portugal na Copa.

Contra a Suíça, Cristiano Ronaldo foi reserva pela primeira vez em sua carreira por uma Copa do Mundo. Antes, só havia sido poupado na última rodada da fase de grupos contra o México, em 2006.

A Seleção de Portugal enfrenta Marrocos, nas quartas de final, neste sábado, às 12h (horário de Brasília), no estádio Al Thumama, em Doha.

Você Também pode gostar