Cobiçado por times brasileiros nas últimas janelas de transferências, o meia Oscar está de saída do Shanghai Port, da China. Após oito anos, ele encerrou seu contrato com o clube e já se despediu dos companheiros e torcedores. Na última terça-feira (3), ele fez o gol de sua equipe e se emocionou depois da partida.
Oscar who is set to leave Chinese side Shanghai Port, was moved to tears as fans begged him to stay. ??
The former Chelsea midfielder, who moved to China in 2017 for around £67 million, remains the most expensive signing in the Chinese Super League’s history.
After 8 years… pic.twitter.com/DG1sQR4t2w
— SPORF (@Sporf) December 5, 2024
Oscar chegou ao clube (que se chamava Shanghai SIPG) em janeiro de 2017, quando deixou o Chelsea por cerca de 52 milhões de libras (R$ 218 na cotação da época). Era o período em que o futebol chinês abria os cofres para a contratação de grandes astros do futebol mundial.
O brasileiro fez o seu último jogo na terça, no empate em 1 a 1 com o Gwangju, pela Liga dos Campeões da Ásia. O gol da equipe chinesa foi do meia, em cobrança de pênalti. Após o apito final, Oscar não conteve a emoção e caiu em lágrimas.
Na última temporada, Oscar entrou em campo 33 vezes, marcando oito gols e dando 12 assistências. Ele ajudou o Shanghai Port a conquistar a Super Liga Chinesa. No entanto, o seu melhor ano foi em 2018, quando disputou 40 jogos, com 16 bolas na rede e 18 passes decisivos para os companheiros. De quebra, o primeiro título nacional no país.
Time de Oscar faturou o título nacional no começo de novembro
O Shanghai Port tem cinco brasileiros em seu elenco e ganhou o bicampeonato seguido da Super Liga Chinesa no início de novembro, quando goleou o Tianjin Jinmen Tinger. Na ocasião, quatro brazucas estiveram em campo: Oscar, Matheus Jussa, Gustavo e Léo Cittadini. Willian Popp não jogou.
A equipe levou o troféu com uma campanha de 25 vitórias, três empates e somente duas derrotas em 30 jogos. Foram 78 pontos conquistados, tendo o melhor ataque (96 gols anotados) e a segunda melhor defesa (30 sofridos).
Apesar de ter contrato longo e salário elevado, Oscar era cobiçado por clubes brasileiros. A procura ficou mais evidente em 2022, quando negociou com o Flamengo e recebeu apoio dos torcedores rubro-negros que ficaram entusiasmados com uma foto do meia com a camisa do clube. O Internacional também demonstrou interesse.
Comentar