O palco não poderia ser melhor. Wembley vai presenciar um domingo histórico, com a final entre Itália e Inglaterra, às 16h (de Brasília), pela Eurocopa. De um lado, a reconstrução italiana, ainda com orgulho ferido após ficar fora da última Copa do Mundo. Do outro, a afirmação inglesa, que busca coroar uma talentosa geração e sair da fila. Quem vai levar a melhor?
O duelo é cercado de expectativa. Afinal, a seleção italiana ostenta uma sequência de 33 jogos de invencibilidade, enquanto a Inglaterra vem de uma campanha sólida na Eurocopa, com um time que faz a torcida se empolgar.
A final deste domingo será o maior duelo entre Itália e Inglaterra. O histórico aponta 27 jogos entre eles, com vantagem italiana – são dez triunfos, contra oito vitórias inglesas, além de nove empates.
Relacionadas
Pela terceira vez, eles vão se enfrentar na Eurocopa. Em 1980, na fase de grupos, a Itália levou a melhor e venceu por 1 a 0, gol de Marco Tardelli. Em 2012, a seleção italiana também se deu bem, no drama e emoção dos pênaltis. Na ocasião, pelas quartas de final, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a vaga na semifinal foi decidida nas penalidades. O time de Buffon, Bonucci, Pirlo, Balotelli & Cia. superou a Inglaterra de John Terry, Gerrard e Rooney.
Itália x Inglaterra em Mundial
O duelo também tem história em Copa do Mundo. Em 1990, as rivais decidiram o terceiro lugar. Deu Itália, com vitória por 2 a 1. Roberto Baggio colocou os italianos na frente, mas David Platt empatou para os ingleses. Schillaci, aos 41 minutos do segundo tempo, fez o gol da vitória.
MAIS! História de sucesso: Simeone renova com Atlético de Madrid até 2024
E o duelo europeu já aconteceu em Manaus, na Arena da Amazônia. Na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014, pela primeira rodada, a Itália venceu por 2 a 1, gols de Marchisio e Balotelli, enquanto Sturridge fez para os ingleses. Porém, as duas seleções caíram na fase de grupos. Foi o único triunfo italiano no Grupo D. A Inglaterra somou apenas um ponto no Mundial de 2014. Uruguai e Costa Rica avançaram para o mata-mata.
Já pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1978, a Itália venceu em casa por 2 a 0 e a Inglaterra deu o troco em Wembley pelo mesmo placar. Porém, quem riu de fato foi a seleção italiana, que terminou em primeiro lugar no grupo, nos critérios de desempate e foi para o Mundial. Os ingleses assistiram pela tevê.
MAIS! Que moral: Sergio Ramos vai sentar na janela no PSG
Na corrida para ir à Copa do Mundo de 1998, a Itália venceu em Wembley por 1 a 0, gol de Zola. O duelo no Estádio Olímpico de Roma terminou sem gols. Mesmo sem vencer a rival, a Inglaterra ficou em primeiro lugar do grupo. Segunda colocada, a seleção italiana precisou superar a Rússia na repescagem para ir ao Mundial.
Você Também pode gostar
- Harry Kane descarta aposentadoria após Copa do Mundo de 2026
- Kane elogia período de Lee Carsley no comando da Inglaterra
- Kane critica atitudes de companheiros da seleção
- Inglaterra tem oito desfalques nesta Data Fifa
- Inglaterra anuncia novo técnico
- Seleção da Inglaterra tem favorito para assumir o comando