Neymar mal chegou e já vai desfalcar o Al Hilal, seu novo clube. Uma novela que parece não ter fim, considerando histórico do jogador, mais uma vez envolvido com lesões. O problema é que ele acabou de chegar, a alto custo, precisando então ganhar confiança e se firmar na Arábia Saudita. A situação deixou o técnico Jorge Jesus irritado, a vir a público para questionar a convocação para a Seleção Brasileira.
Assim, Neymar só deve estrear no seu novo clube em um mês. Dessa vez, o problema são dois edemas que apareceram na coxa direita. Vale lembrar que o jogador deixou a Europa após 11 anos, em uma saída não tão honrosa do PSG. Aos 32 anos, ele precisa dar a volta por cima e mostrar que pode ainda atuar em alto nível.
O fato é que a carreira do jogador brasileiro parece andar lado a lado com as lesões. Para refrescar a memória, o Mais Que Um Jogo recupera situações semelhantes, nas quais Neymar se machucou e virou desfalque em momentos decisivos.
São situações que envolvem desde competições de clubes a continentais e mundiais. Estamos falando de Champions League, Copa América e Copa do Mundo. Assim como PSG e Seleção Brasileira. Confira, então, situações em que Neymar desfalcou sua equipe em momentos críticos e decisivos em razão de lesões.
Copa do Mundo 2014
O fatídico 7 a 1 não teve Neymar em campo. Ele não enfrentou a poderosa Alemanha, nas semifinais. Pois deixou o campo lesionado nas quartas de finais, na partida contra a Colômbia. A Seleção Brasileira até venceu o jogo, por 2 a 1. Entretanto, a cena que mais marcou foi a lesão de Neymar.
No Castelão, em Fortaleza, já na reta final do confronto, o lateral adversário Carlos Zuniga achou de dar uma entrada violenta, nas costas do brasileiro. Uma joelhada que acabou em lesão de duas vértebras, tirando o brasileiro da partida seguinte. Claro que não dá para afirmar que a história teria sido diferente, mas não há pior momento para desfalcar um time do que em uma Copa do Mundo, em casa.
Champions League de 2018
Neymar estava em sua primeira temporada no PSG, chegando ao clube francês em 2018. Com todas as atenções para o brasileiro, ele viu o pior acontecer aos 36 minutos do segundo tempo, no jogo contra o Olympique de Marselha.
Dessa vez, no entanto, ele se machucou sozinho, torcendo o tornozelo em uma disputa normal, no meio de campo. A lesão no quinto metatarso do pé direito de Neymar o deixou fora de 18 partidas em seu novo clube. Inclusive contra o Real Madrid, na Champions League de 2018.
O Paris Saint-Germain acabou eliminado da competição nessa partida, válida pelas oitavas de final.
Champions League de 2019
A história se repetiu na Champions League de 2019, em janeiro. Dessa vez o jogo fatídico foi contra o Estrasburgo, pela Copa da França, no qual sofreu uma lesão que o tirou de campo por 18 jogos. Conclusão: ficou fora da partida decisiva contra o Manchester United, pelas oitavas de final da Champions.
Mais uma vez, o Paris Saint-Germain teve que adiar o sonho de conquistar o título continental. Foi eliminado ao perder em casa, por 3 a 1, para os ingleses.
Sofreu uma lesão no mesmo pé direito na partida válida pela Copa da França, contra a equipe do Strasburgo. Naquela ocasião, Neymar ficou fora de 18 jogos, incluindo o jogo decisivo contra o Manchester United pelas oitavas da Liga dos Campeões, na qual a equipe da capital francesa foi novamente eliminada perdendo o jogo em casa por 3 a 1.
Copa América de 2019
Mais uma vez Neymar desfalcou sua equipe em momento crucial, agora de novo com a Seleção Brasileira. Antes da Copa América de 2019, em junho, o Brasil foi a campo para amistoso preparatório contra a seleção do Catar.
Foi um desastre, pois o grande destaque da seleção canarinho sofreu nova lesão muscular, desta vez na coxa esquerda. Isso aconteceu após uma pancada em campo. Curiosamente, Neymar ficou fora da Copa América, mas o Brasil foi campeão.
Isso acabou como um prato cheio para os críticos do jogador, que levantaram uma hipótese curiosa. O Brasil foi campeão na final com vitória de 3 a 1 sobre o Peru, no Maracanã. Teria sido diferente com Neymar em campo?
Enquanto isso, o jogador enfrentava acusação de assédio sexual, o que foi desmentido em seguida.
Champions League de 2021
Mais uma vez, Neymar teve um revés em Champions League. Em fevereiro de 2021, após o período de paralisação em razão da pandemia de Covid-19, o PSG tinha um jogo importantíssimo contra o Barcelona. O brasileiro, no entanto, não estaria em campo.
Uma lesão na coxa esquerda o tirou dos tramados por nove jogos, o que inclui o confronto decisivo diante do Barça, nas oitavas de final da competição. Dessa vez, o revés ficou apenas para o jogador, pois o PSG venceu o adversário por 4 a 1, em uma bela exibição no Camp Nou.
A eliminação, entretanto, viria na semifinal, frente ao Manchester City e Pep Guardiola. Os ingleses levaram a melhor agregando 4 a 1 nos dois confrontos.
Fase de grupos da Copa do Mundo de 2022
Neymar começou a Copa de 2022 com o pé esquerdo. Logo na estreia, contra a seleção da Sérvia, viu que não teria vida fácil na competição, ainda mais na busca pelo título inédito na carreira. Não espere moleza em jogo de mundial.
Apesar de o Brasil ter vencido o confronto, sua maior estrela se deu mal em uma dividida. A consequência foi uma lesão no ligamento do tornozelo direito, fato que o tirou dos jogos seguintes, contra Camarões e Suíça.
Menos mal que o Brasil se classificou para o mata-mata, passando da fase de grupos. E Neymar esteve em campo na vitória empolgante sobre a Coreia do Sul, por 4 a 1, pelas oitavas. Porém, contra a Croácia, na fase seguinte, veio a eliminação nos pênaltis. Resta o consolo de ter marcado o gol de empate do Brasil durante a partida, mas ficou nisso.
Neymar na Champions League de 2023
O PSG tinha uma tarefa das mais árduas. Havia sofrido uma dura derrota em casa, por 1 a 0, para o poderoso Bayern de Munique, nas oitavas de final da Champions League. Tinha que conseguir o milagre da virada fora de casa, mas havia um outro problema sério.
Mais uma vez o clube francês não pôde contar com Neymar quando mais precisava. O jogador sofreu lesão no ligamento do tornozelo, durante jogo do Campeonato Francês. Foi na partida diante do Lille, o que o tirou do segundo confronto contra os alemães.
Conclusão: PSG eliminado ao perder por 2 a 0, com Neymar no sofá de casa.
Você Também pode gostar
- Bayern de Munique estragou sonho do PSG na Champions League e fez Neymar chorar
- PSG tem mais uma derrota na ‘guerra’ com Mbappé
- Barcelona e PSG na briga: Napoli já pensa em vender craque
- Buffon exalta Neymar: ‘Deveria ter cinco Bolas de Ouro’
- Arsenal quer peça-chave do PSG
- Romário, Neymar e outros… Os craques que decidiram jogos contra o Uruguai
Comentar