Futebol Internacional

Neymar ataca de garçom e Brasil goleia a Bolívia na estreia nas Eliminatórias

O Brasil começou a caminhada rumo à Copa do Mundo de 2022 com goleada. Em noite em que Neymar atacou como garçom, a Seleção fez 5 a 0 na Bolívia, nesta sexta-feira, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, pela primeira rodada das Eliminatórias.

Firmino, Brasil, Eliminatórias

Firmino foi um dos destaques do Brasil | Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação

Neymar, que era dúvida em função de dores na região lombar, foi um dos destaques do Brasil na estreia nas Eliminatórias. O camisa 10 teve liberdade para se movimentar, mas brilhou principalmente pelo lado esquerdo, por onde ajudou em três gols da Seleção, sendo que deu duas assistências.

LEIA MAIS! Colômbia resolve no 1º tempo e bate a Venezuela pelas Eliminatórias

Outros destaques da Seleção foram Renan Lodi, peça muito acionada pela esquerda, até como ponta, e Roberto Firmino, autor de dois gols. Firmino, por sinal, cumpriu bem a função de centroavante e aproveitou a brecha em função da lesão de Gabriel Jesus, que costuma ser titular.

Brasil nas Eliminatórias

Na próxima rodada, a Seleção Brasileira vai enfrentar o Peru, em Lima, nesta terça-feira, às 21h (horário de Brasília). Já a Bolívia recebe a Argentina, em La Paz, às 17h (de Brasília), na terça-feira.

Os jogadores bolivianos não atuavam desde março, em função da pandemia da Covid-19, mas se preparavam para o duelo há 50 dias. O técnico César Farías optou por deixar os atletas mais experientes em La Paz, de olho no jogo contra a Argentina. Desta forma, a Bolívia usou boa parte do grupo que disputou o Pré-Olímpico.

Brasil sufoca a Bolívia no primeiro tempo

O Brasil mostrou vontade na estreia nas Eliminatórias e partiu para cima da Bolívia e poderia ter feito o primeiro gol logo aos 45 segundos. Renan Lodi cruzou para área e o goleiro Lampe não afastou para longe. Everton ficou com rebote e com o gol praticamente limpo, mas mandou para fora. O lado esquerdo gerou outra lance de perigo para o Brasil. Aos três minutos, Everton cruzou para Marquinhos, que, livre, cabeceou para fora. O zagueiro não desperdiçou a segunda oportunidade. Após cruzamento da direita de Danilo, Marquinhos cabeceou para o gol: 1 a 0, aos 15 minutos.

LEIA MAIS! Casos de coronavírus ameaçam o clássico entre Inter e Milan

Contra a recuada Bolívia, o Brasil se lançava ao ataque num 2-3-5. Danilo jogava à direita, numa linha com Casemiro centralizado e Douglas Luiz à esquerda. Renan Lodi, então, virava ponta-esquerda e se juntava a Neymar, Firmino, Coutinho e Everton no ataque.

Num jogo de ataque contra defesa, Coutinho obrigou Lampe a espalmar chute da entrada da área. O Brasil beirava 90% de posse de bola. O segundo gol era questão de tempo. Aos 29, Lodi acionou Neymar, que deixou o lateral-esquerdo na boa para cruzar. Lodi, então, achou Firmino na pequena área. Ele apenas completou para o gol: 2 a 0.

O goleiro boliviano ainda precisou salvar a Bolívia mais duas vezes na primeira etapa. Casemiro cobrou falta com força e obrigou Lampe a espalmar. Depois, o arqueiro abafou Neymar e impediu o terceiro gol.

Firmino amplia para o Brasil

A Bolívia buscou o ataque logo no início do segundo tempo e… sofreu gol. Em contra-ataque, Neymar avançou para esquerda e cruzou para Firmino. O atacante completou de primeira e viu a bola passar por entre as pernas de Lampe: 3 a 0.

Espectador no primeiro tempo, Weverton precisou trabalhar na etapa final. Aos cinco minutos, o goleiro do Palmeiras, titular no lugar do lesionado Alisson, do Liverpool, espalmou chute de fora da área de Miranda. Neymar quase ampliou, em jogada individual, mas chutou para fora.

Tite fez a primeira mudança. O técnico colocou Rodrygo no lugar de Everton. E o atacante do Real Madrid participou do quarto gol. Coutinho cruzou da direita, ele cabeceou e contou com desvio da zaga, de Carrasco: 4 a 0.

O técnico do Brasil fez mais duas substituições. Felipe e Richarlison entraram. Saíram Thiago Silva e Roberto Firmino.

Neymar garçom mais uma vez

À vontade pelo lado esquerdo e com mais espaço para atacar, Neymar atacou como garçom mais uma vez. Ele cruzou na medida para Philippe Coutinho marcar o quinto do Brasil. Tite então aproveitou para fazer as duas últimas mudanças. Ele colocou Alex Telles e Éverton Ribeiro, no lugar de Renan Lodi e de Coutinho.

Coutinho, Brasil, Eliminatórias

Coutinho fechou o placar para o Brasil | Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação

Garçom da noite, Neymar até balançou a rede, mas o gol foi corretamente anulado. Ele ficou com sobra após no rebote e completou para o gol, mas estava impedido. E ainda parou em Lampe em cobrança de falta. Era a cereja do bolo de mais uma atuação convincente do craque.

Com propriedade, o Brasil inicia a caminhada nas Eliminatórias com tranquilidade. O primeiro passo rumo ao hexa da Copa do Mundo foi dado.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 5X0 BOLÍVIA
Local: Neo Química Arena (estádio do Corinthians), em São Paulo (SP)
Data: 09 de outubro de 2020 (sexta-feira)
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Leodán González (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Tarán (Uruguai) e Richard Trinidad (Uruguai)
VAR: Esteban Ostoijich (Uruguai)
Cartões amarelos: Thiago Silva (Brasil) e Carrasco, Campos, Zabala e Cespedes (Bolívia)
Cartão vermelho: –
Gols:
Brasil: Marquinhos, aos 15′ do 1º tempo, Firmino, aos 29′ do 1º tempo e aos 31 do 2º tempo, Carrasco (gol contra), aos 20′ do 2º tempo, e Philippe Coutinho, aos 27′ do 2º tempo
Bolívia: –

BRASIL: Weverton; Danilo, Thiago Silva (Felipe), Marquinhos e Renan Lodi (Alex Telles); Casemiro, Douglas Luiz e Philippe Coutinho (Éverton Ribeiro); Neymar, Everton (Rodrygo) e Roberto Firmino (Richarlison); Técnico: Tite.

BOLÍVIA: Lampe; Jesús Sagredo, Carrasco, Valverde e Jose Segredo; Wayar (Zabala), Bustamante (González) e Arabe (Cardozo); Menacho (Campos), Saldías (Cespedes) e Bruno Miranda. Técnico: César Farías.

Você Também pode gostar