Catar e Equador vão se enfrentar no próximo domingo na primeira partida da Copa do Mundo de 2022. Apesar de atuarem como visitantes, os equatorianos são favoritos. Mas não dá para dizer que um triunfo asiático seria absurdo. Entretanto jogos de abertura de Copas do Mundo contaram com algumas zebras históricas. E é justamente isso que o MQJ Memória ai relembrar hoje.
Antes de 2006 os jogos de abertura eram sempre protagonizados pelos últimos campeões. Assim eles caíam em uma espécie de maldição, pois as zebras corriam soltas neste tipo de duelo. Inclusive pesado para a eliminação de alguns campeões na fase de grupos. Caso da França de 2002, por exemplo.
Relacionadas
A partir de 2006 que os jogos de abertura passaram a contar sempre com o país anfitrião. Não se sabe se por acaso, as zebras então começaram a desaparecer. Abaixo as zebras em jogos de abertura das Copas do Mundo:
1982 – Argentina 0 x 1 Bélgica
A Argentina era a campeã mundial de 1978 e chegou a 1982 como uma das favoritas. O time, que era bom, passou a contar com Diego Maradona. Entretanto o jogo de estreia foi um fiasco, com uma derrota de 1 a 0 para a Bélgica. Vandenbergh, no segundo tempo, fez o gol do jogo.
1986 – Itália 1 x 1 Bulgária
Quando Altobelli abriu o placar para a Itália na estreia na Copa do Mundo de 1986 todos pensaram que a maldição da campeã tinha ido embora. Mas Sirakov empatou para a Bulgária aos 40 minutos do segundo tempo, protagonizando mais uma zebra em estreias de Copa do Mundo.
1990 – Argentina 0 x 1 Camarões
A Argentinas campeã mundial em 1986 chegou a 1990 com o favoritismo, principalmente por ter Diego Maradona. Mas o que se viu na estreia foi um show de Camarões. O trime africano fez uma bela partida e ganhou com Omam-Biyik. O triunfo foi ainda mais bonito porque Camarões teve dois jogadores expulsos.
2002 – França 0 x 1 Senegal
A França tinha feito 3 a 0 na Seleção Brasileira na final de 1998. Além disso, tinha conquistado a Copa das Confederações com folga um ano antes e era a grande favorita da Copa de 2002. Entretanto Zidane e companhia fracassaram e deixaram o Mundial na fase de grupos. A estreia foi contra Senegal, que ganhou por 1 a 0, com um gol de Diop aos 30 minutos do primeiro tempo.
Você Também pode gostar
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Zagueiro da Bélgica deixou a seleção por ataques de pânico
- Scaloni acredita que Messi seja mais forte que lei criada no Paraguai
- De novo, Mbappé fica de fora da convocação da França
- Messi considera jogar próxima Copa do Mundo
- Messi atinge nova marca na carreira