Pelé partiu desta vida na quinta-feira. Mas sua história jamais vai ser apagada. Mesmo assim tem até hoje gente que tenta comparar o craque com algum outro grande jogador de peso do futebol mundial. Por isso decidimos esclarecer de uma vez por todas porque Pelé é maio que os demais.
Parceiro de Garrincha, com quem não se comparava justamente pela afinidade em campo, a coroa de rei é dele resumidamente por um motivo: ele é completo.
LEIA MAIS! De olho no Real Madrid, Mbappé diz mais um ‘não’ ao PSG
Pelé encantou com dribles, visão de jogo, inteligência, força, gols, assistências, pelo alto, com a perna esquerda, com a perna direita… características não faltaram para ser coroado como rei.
Por que Pelé é melhor que…
Maradona
A discussão com o craque argentino é mais no país vizinho… Maradona encantou e brilhou com sua infalível perna esquerda. Porém, não tinha o arsenal de Pelé.
Romário
O Baixinho atingiu a marca de mil gols na carreira e foi um artilheiro implacável. Tostão definiu como “um Pelé da grande área”. Fora dela, a vantagem ainda é do Rei.
Ronaldo
Não recebeu o apelido de Fenômeno à toa: a velocidade, a habilidade e o faro de gol impressionavam. Porém, difícil (para não dizer impossível) ter a quantidade de recursos do Rei.
Ronaldinho Gaúcho
É da linhagem de quem faz magia com a bola nos pés. Meia-atacante, Ronaldinho não teve a capacidade goleadora de Pelé.
Relacionadas
Zico
Ídolo de uma Nação, foi “herdeiro” de Pelé: vestiu a camisa 10 da Seleção Brasileira. Zico encantava pela habilidade, criatividade e capacidade de fazer gols. Mas, mesmo assim, não tinha todos os recursos do Rei, como facilidade no jogo aéreo e o vigor físico de Pelé.
Messi
Vez ou outra também se ouve a pergunta: Messi ou Pelé? O argentino é genial, um craque indiscutível, que encantou o mundo com a perna esquerda. Pelé leva vantagem por ter brilhado com a perna esquerda e direita, além do jogo aéreo. Lembra do resumo lá de cima? O Rei é mais completo.
Cristiano Ronaldo
Outro nome eternizado no século XXI, o português é uma máquina de fazer gols. A força física também impressiona. Mas, em comparação com o Rei, falta uma “magia”, né? A habilidade e criatividade “comprometem” CR7 no “duelo” com Pelé.
Neymar
Outro craque que bebeu da fonte inspirada e mágica da Vila Belmiro, é um talento puro, com gols, habilidade, criatividade… mas, a exemplo de outras feras, não se notabiliza pela capacidade de fazer gols de bola aérea e também não tem os mesmos recursos do Rei.
Zidane
Não faltava magia ao craque francês com a bola nos pés. Habilidade, criatividade e visão de jogo. Porém, Zidane não teve a capacidade goleadora.
Di Stéfano
O craque argentino é lenda do Real Madrid. Di Stéfano, no começo da carreira do Rei, centralizava, com Pelé, a discussão de quem era o melhor do mundo. E o próprio Di Stéfano sabia quem jogou mais. Em 2012, ao ser questionado sobre Messi e Cristiano Ronaldo, ele respondeu: “Pelé foi o melhor.”
Puskás
O craque húngaro também marcou história e eternizou a seguinte frase: “O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stéfano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo.”
Cruyff
O holandês é reverenciado como um dos melhores de sua época. E também eternizou uma frase sobre o Rei: “Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica.”
Platini
Também encantou pela magia com a bola nos pés. Platini fez história e foi considerado um dos melhores de seus tempos. Como meia, não teve a capacidade goleadora de Pelé.
Beckenbauer
É lenda do futebol alemão e ganhou a alcunha de Kaiser (Imperador). Beckenbauer tinha habilidade e elegância, além de muita inteligência em campo. Não teve a magia de Pelé.
Você Também pode gostar
- Mascherano perto de se juntar a Messi e Suárez no Inter Miami
- Mourinho quer levar Cristiano Ronaldo para a Turquia
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Tata Martino deixa o time de Messi e Suárez na MLS
- Cristiano Ronaldo atinge mais uma marca histórica na carreira
Comentar