Futebol Internacional

Manchester City espera receber R$ 150 milhões da Premier League; entenda o caso

Há dois meses, o Manchester City conquistou uma importante vitória fora dos campos. Afinal, saiu vencedor contra a Premier League em processo contra as regras para Transações entre Partes Associadas (APT). Além disso, nesta terça-feira (8), o jornal “The Times” revelou que o clube busca receber 20 milhões de libras (R$ 150 milhões) da Liga pelas custas do processo, o que será definido em uma outra audiência.

City conquistou vitória fora dos campos – Michael Steele/Getty Images/onefootball

Em novembro do ano passado, dos 20 integrantes da Premier League, 16 se posicionaram a favor de regras mais rígidas sobre a APF. Assim, a proposta acabou aceita. Por outro lado, Aston Villa, Nottingham Forest, Newcastle e o próprio City votaram contra.

O Manchester City, cujo proprietário é o Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos, processa desde junho a Premier League. Os Citizens acusam a entidade de “discriminação contra os proprietários do Golfo” e tenta colocar fim às regras APT. Por outro lado, o objetivo da liga é que haja um maior equilíbrio entre empréstimos e outras transferências entre partes.

As regras versam sobre como os clubes estabelecem acordos de patrocínio ou receitas ligadas a sua propriedade. As equipes votaram a favor de regras mais rígidas sobre isso em fevereiro deste ano. Uma consequência da aquisição do Newcastle pelo fundo de investimentos da Arábia Saudita em 2021. Assim, tinha o objetivo de impedir a inflação de acordos de patrocínios ligados aos proprietários dos Magpies.

Manchester City ainda enfrenta outro julgamento

Daqui em diante, uma avaliação de mercado será feita para que o investimento de acionistas não esteja fora dos padrões considerados pela Premier League. Se ela não considerar justo, o empréstimo pode ser rescindido e alterado para que entre nos moldes da liga.

Por outro lado, o Manchester City ainda responde na Justiça no que é chamado de “julgamento do século”. O clube é acusado de violações financeiras entre 2009 e 2018. Caso seja considerado culpado em algumas ou todas as acusações, os Citizens podem perder pontos, ser rebaixado ou até excluído da Premier League.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *