Há dois meses, o Manchester City conquistou uma importante vitória fora dos campos. Afinal, saiu vencedor contra a Premier League em processo contra as regras para Transações entre Partes Associadas (APT). Além disso, nesta terça-feira (8), o jornal “The Times” revelou que o clube busca receber 20 milhões de libras (R$ 150 milhões) da Liga pelas custas do processo, o que será definido em uma outra audiência.

City conquistou vitória fora dos campos – Michael Steele/Getty Images/onefootball
Em novembro do ano passado, dos 20 integrantes da Premier League, 16 se posicionaram a favor de regras mais rígidas sobre a APF. Assim, a proposta acabou aceita. Por outro lado, Aston Villa, Nottingham Forest, Newcastle e o próprio City votaram contra.
O Manchester City, cujo proprietário é o Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos, processa desde junho a Premier League. Os Citizens acusam a entidade de “discriminação contra os proprietários do Golfo” e tenta colocar fim às regras APT. Por outro lado, o objetivo da liga é que haja um maior equilíbrio entre empréstimos e outras transferências entre partes.
As regras versam sobre como os clubes estabelecem acordos de patrocínio ou receitas ligadas a sua propriedade. As equipes votaram a favor de regras mais rígidas sobre isso em fevereiro deste ano. Uma consequência da aquisição do Newcastle pelo fundo de investimentos da Arábia Saudita em 2021. Assim, tinha o objetivo de impedir a inflação de acordos de patrocínios ligados aos proprietários dos Magpies.
Manchester City ainda enfrenta outro julgamento
Daqui em diante, uma avaliação de mercado será feita para que o investimento de acionistas não esteja fora dos padrões considerados pela Premier League. Se ela não considerar justo, o empréstimo pode ser rescindido e alterado para que entre nos moldes da liga.
Por outro lado, o Manchester City ainda responde na Justiça no que é chamado de “julgamento do século”. O clube é acusado de violações financeiras entre 2009 e 2018. Caso seja considerado culpado em algumas ou todas as acusações, os Citizens podem perder pontos, ser rebaixado ou até excluído da Premier League.
Você Também pode gostar
- Liverpool x West Ham: onde assistir ao vivo com imagens e horário
- Newcastle x Manchester United: onde assistir ao vivo, escalações e horário
- Chelsea x Ipswich: onde assistir ao vivo com imagens e escalações
- Manchester City define alvo para a lateral-esquerda na próxima temporada
- Arsenal x Brentford: onde assistir ao vivo com imagens, escalações e horário
- Manchester City x Crystal Palace pela Premier League: onde assistir ao vivo com imagens
Comentar