Futebol Internacional

La Coruña na Terceira Divisão: relembre brasileiros que brilharam no clube espanhol

Vinte anos depois de ser campeão espanhol pela primeira e única vez, o Deportivo La Coruña foi oficialmente rebaixado para a terceira divisão do país. Lutando contra o rebaixamento, teria pela frente o Fuenlabrada na última segunda-feira (20), mas sete de seus jogadores, além de cinco membros da comissão técnica, foram diagnosticados com a Covid-19. Para piorar, concorrentes diretos venceram seus jogos, decretando o rebaixamento do clube.

O La Coruña tem uma relação próxima do futebol brasileiro. Foi lá que muitos jogadores brilharam ou alavancaram suas carreiras, como Bebeto e Djalminha. O MAIS QUE UM JOGO preparou uma lista com esses jogadores para mostrar o quanto esse clube tem sido importante para divulgar nomes brasileiros na Europa. Confira!

RENALDO

Renaldo - La Coruña - Divulgação

Poucos se lembram do atacante que se destacou no Atlético Mineiro, antes de se transferir para o futebol espanhol. Defendeu o La Coruña de 1996 a 2.000, sendo emprestado depois ao Corinthians. Renaldo tem inclusive passagem pela Seleção Brasileira, embora breve. Atuou com a camisa amarela apenas 45 minutos, em amistoso contra Camarões, em 1996. Mas foi convocado oito vezes.

PAULO ASSUNÇÃO

Paulo Assunção - Getty

Paulo Assunção – Getty

 

Com passagens por Palmeiras e São Paulo, o volante chegou ao La Coruña em 2013. No entanto, ficou apenas um ano no clube, tendo atuado nove vezes.

DONATO

Donato no La Coruña - Reprodução

Era zagueiro e defendeu durante 10 anos o La Coruña, entre 1993 e 2003, quando se aposentou. Donato se naturalizou espanhol em 1994 para defender a seleção. Fez isso até 1996. Foi campeão espanhol no La Coruña, além de vencer duas Copas do Rei e três Supercopas da Espanha.

BEBETO

O atacante do Flamengo, Vasco e Botafogo não pode faltar nessa lista. Campeão do mundo em 1994, na campanha do tetra, Bebeto vestiu a camisa do La Coruña de 1992 a 1996, período da Copa. Conquistou a Copa do Rei e Supercopa da Espanha pelo clube.

MAURO SILVA

Mauro Silva no La Coruña - Getty

Mauro Silva no La Coruña – Getty

A maior parte da carreira do volante foi no La Coruña. Defendeu as cores do clube espanhol por mais de 10 anos, tendo conquistado um espanhol, duas Copas do Rei e três Supercopas da Espanha.

DJALMINHA

Djalminha no La Coruña - Getty

Meio de campo talentoso, jogou no La Coruña de 1997 a 2004, depois que deixou o Palmeiras. No entanto, esteve ausente na temporada 2003/2004, quando jogou pelo Áustria Viena. Pelo La Coruña foi campeão espanhol, venceu uma Copa do Rei e duas vezes a Supercopa da Espanha.

RIVALDO

Rivaldo no La Coruña - Divulgação

Rivaldo no La Coruña – Divulgação

A passagem de Rivaldo pelo La Coruña terminou de modo estranho, no entanto, foi relevante. O brilho, entretanto, viria depois, no Barcelona. Rivaldo deixou o clube às escondidas, praticamente fugindo, à noite, sem se despedir de ninguém, rumo ao Barcelona. Havia chegado um ano antes com a missão de substituir Bebeto, que havia se transferido para o Flamengo.

FLAVIO CONCEIÇÃO

Flavio Conceição no La Coruña - Reprodução

Chegou ao La Coruña em 1997 e ficou no clube até o ano 2.000. Participou da campanha do título espanhol da temporada 1999-2000 e conquistou também o troféu Teresa Herrera pelo clube.

EMERSON

Emerson apresentado no La Coruña - Divulgação

Emerson apresentado no La Coruña – Divulgação

O volante defendeu o La Coruña entre 2.000 e 2.002, mas foi o suficiente para colocar alguns troféus no currículo. Ganhou a Supercopa da Espanha na temporada 2.000-2001, a Copa do Rei 20012-2002 e o Troféu Teresa Herrera em três oportunidades, sendo 2.000, 2.001 e 2.002.

Leia também

Willians no Goytacaz: campeões brasileiros que já jogaram em divisões inferiores estaduais

Jornal aponta mexicano como favorito para assumir o Flamengo. Será?

FILIPE LUIS

Filipe Luis no La Coruña - Getty

Filipe Luis no La Coruña – Getty

Chegou ao La Coruña em 2006, onde foi eleito o melhor lateral esquerdo do Campeonato Espanhol na temporada 2008-2009. Ficou no clube até 2010, mudando-se para o Atlético de Madrid.

LUIZÃO

Luizão no La Corunha - Divulgação

Luizão no La Coruña – Divulgação

O atacante chegou ao La Coruña em 1997, mas só depois de vestir a camisa do Palmeiras. Entretanto, ficou só até 1998, tendo no currículo por lá um Troféu Teresa Herrera.

SIDNEI

Sidnei no La Coruña - Divulgação

Sidnei no La Coruña – Divulgação

Zagueiro formado no Internacional, Sidnei foi negociado com o Gestifute, um grupo de investimentos de Portugal, em 2008. Mas alocado no Benfica, passando por Besiktas (2011) e Espanyol (2013). Chegou em 2014 ao Deportivo La Coruña, por empréstimo, mas foi efetivado no clube em 2015. Defende atualmente o Real Betis, também da Espanha.

Você Também pode gostar