La Coruña, Hamburgo, Nottingham Forest… eles brilharam na Europa, mas ‘encolheram’

publicado em 20/02/2021 às 9:00

Na Espanha, o Deportivo La Coruña vive um drama e está na Terceira Divisão. O clube tenta se manter no mapa e está longe dos dias de glória. Reduto de brasileiros, como Bebeto, Mauro Silva, Rivaldo, Djalminha, entre outros, foi campeão espanhol na temporada 1999/2000, época em que batia de frente e vencia Real Madrid e Barcelona. O La Coruña é mais um exemplo de clubes da Europa que brilharam, mas “encolheram”.

MAIS! Rivaldo vê fim da linha para Messi no Barcelona após goleada: ‘Futuro no PSG’

A lista conta até com campeões da Europa, mas que o presente não é dos melhores. Ou, pelo menos, em nada lembra os dias de glórias, seja na Inglaterra, na Espanha, na Itália, na Alemanha ou em Portugal.

Clubes da Europa que ‘encolheram’

La Coruña

Além de campeão espanhol, chegou a ser semifinalista da Champions League da temporada 2003/2004. O La Coruña foi perdendo relevância na Espanha até atingir a Terceira Divisão.

Pepe Guardiola marca Bebeto - Reprodução

Guardiola na época de La Coruña, marcado por Guardiola Reprodução

Nottingham Forest

Bicampeão europeu e campeão inglês, o Nottingham Forest está fora da Primeira Divisão da Inglaterra desde a temporada 1998/1999. Atualmente, está na 18ª colocação da Segunda Divisão.

Nottingham Forest

Blackburn

Tricampeão do Campeonato Inglês, não disputa a Premier League desde a temporada 2011/2012. Também está na Segunda Divisão, na 12ª colocação.

Blackburn

Aston Villa

Dono de sete títulos do Campeonato Inglês e campeão europeu, o Aston Villa ainda está distante da época de glórias. O Aston Villa ficou três temporadas recentes fora da Premier League. Voltou na 2019/2020.

Aston Villa em duelo com Liverpool (Foto: Getty)

Leeds United

É mais um exemplo de quem tenta se reerguer após anos bem difíceis. Tricampeão inglês, o Leeds amargou um longo inverno fora da Premier League. Foram 16 anos afastado.

Marcelo Bielsa festejado após o título na Segunda Divisão inglesa | Foto: Michael Regan/Getty Images)

Marcelo Bielsa festejado após o título na Segunda Divisão inglesa | Foto: Michael Regan/Getty Images)

Hamburgo

Campeão europeu e tricampeão alemão, o Hamburgo amargou o inédito rebaixamento em 2018. Ainda não conseguiu voltar, mas está na liderança da Segunda Divisão Alemã no momento.

Hamburgo

Genoa

É dono de nove títulos do Campeonato Italiano, mas chegou a ficar afastado da elite de 1995 a 2007. Desde que voltou, ficou na 17ª colocação em quatro oportunidades.

Genoa

Torino

Dono de sete títulos do Campeonato Italiano, o Torino viu a Juventus se transformar na principal força de Turim. Está na elite consecutivamente desde a temporada 2012/2013.

Torino

Bologna

Também tem sete títulos italiano. Está na elite consecutivamente desde a temporada 2015/2016, mas sempre na segunda página da tabela de classificação.

Bologna

Reims

Bateu na trave duas vezes na Europa -, o Reims é dono de seis títulos do Campeonato Francês. Ficou fora da elite por mais de trinta anos. Voltou na temporada 2012/2013, mas caiu em 2015/2016. Retornou em 2018/2019. Atualmente, é o 13º colocado.

Deixe seu comentário:

Comentário