Na Espanha, o Deportivo La Coruña vive um drama e está na Terceira Divisão. O clube tenta se manter no mapa e está longe dos dias de glória. Reduto de brasileiros, como Bebeto, Mauro Silva, Rivaldo, Djalminha, entre outros, foi campeão espanhol na temporada 1999/2000, época em que batia de frente e vencia Real Madrid e Barcelona. O La Coruña é mais um exemplo de clubes da Europa que brilharam, mas “encolheram”.
MAIS! Rivaldo vê fim da linha para Messi no Barcelona após goleada: ‘Futuro no PSG’
A lista conta até com campeões da Europa, mas que o presente não é dos melhores. Ou, pelo menos, em nada lembra os dias de glórias, seja na Inglaterra, na Espanha, na Itália, na Alemanha ou em Portugal.
Além de campeão espanhol, chegou a ser semifinalista da Champions League da temporada 2003/2004. O La Coruña foi perdendo relevância na Espanha até atingir a Terceira Divisão.
Guardiola na época de La Coruña, marcado por Guardiola Reprodução
Bicampeão europeu e campeão inglês, o Nottingham Forest está fora da Primeira Divisão da Inglaterra desde a temporada 1998/1999. Atualmente, está na 18ª colocação da Segunda Divisão.
Tricampeão do Campeonato Inglês, não disputa a Premier League desde a temporada 2011/2012. Também está na Segunda Divisão, na 12ª colocação.
Dono de sete títulos do Campeonato Inglês e campeão europeu, o Aston Villa ainda está distante da época de glórias. O Aston Villa ficou três temporadas recentes fora da Premier League. Voltou na 2019/2020.
Aston Villa em duelo com Liverpool (Foto: Getty)
É mais um exemplo de quem tenta se reerguer após anos bem difíceis. Tricampeão inglês, o Leeds amargou um longo inverno fora da Premier League. Foram 16 anos afastado.
Marcelo Bielsa festejado após o título na Segunda Divisão inglesa | Foto: Michael Regan/Getty Images)
Campeão europeu e tricampeão alemão, o Hamburgo amargou o inédito rebaixamento em 2018. Ainda não conseguiu voltar, mas está na liderança da Segunda Divisão Alemã no momento.
É dono de nove títulos do Campeonato Italiano, mas chegou a ficar afastado da elite de 1995 a 2007. Desde que voltou, ficou na 17ª colocação em quatro oportunidades.
Dono de sete títulos do Campeonato Italiano, o Torino viu a Juventus se transformar na principal força de Turim. Está na elite consecutivamente desde a temporada 2012/2013.
Também tem sete títulos italiano. Está na elite consecutivamente desde a temporada 2015/2016, mas sempre na segunda página da tabela de classificação.
Bateu na trave duas vezes na Europa -, o Reims é dono de seis títulos do Campeonato Francês. Ficou fora da elite por mais de trinta anos. Voltou na temporada 2012/2013, mas caiu em 2015/2016. Retornou em 2018/2019. Atualmente, é o 13º colocado.