Publicidade

O duelo entre Pep Guardiola e Jürgen Klopp é um atrativo a mais no jogo entre Manchester City e Liverpool, neste domingo, às 13h30, pela Premier League. Os dois estão na lista de melhores técnicos do mundo na atualidade e, inclusive, já se conhecem de “outros carnavais”. Guardiola e Klopp têm medido forças desde o tempo em que estavam na Alemanha. Quem tem mais vitórias? E em jogos decisivos? O Mais Que Um Jogo mergulhou no retrospecto entre os dois.

Klopp, do Liverpool e Guardiola, do Manchester City: não foi um bom dia para o futebol- Dave Thompson:Pool via Getty Images Guardiola e Klopp voltam a se enfrentar | Foto: Dave Thompson:Pool via Getty Images

Ao todo, são 19 duelos entre Guardiola e Klopp.  O retrospecto é equilibrado e aponta vantagem para o alemão, que soma oito vitórias, contra sete triunfos de Pep. Foram apenas quatro empates em 19 jogos. Destes empates, dois aconteceram em partidas que tiveram decisão por pênaltis – cada um levou a melhor em uma oportunidade.

LEIA MAIS! Liverpool quer blindar Diogo Jota de comparações com Cristiano Ronaldo

Publicidade

Os duelos entre Guardiola e Klopp começaram na Alemanha, quando dirigiam Bayern de Munique e Borussia Dortmund, respectivamente, somando oito jogos entre eles. E já são 11 duelos na Inglaterra. E a lista de confrontos tem jogos decisivos, como quatro finais, uma semifinal e duelo pelas quartas de final de Champions League, além de partidas importantes pela Premier League.

Duelos históricos entre Guardiola e Klopp

O primeiro duelo já valia taça

A trajetória de Guardiola à frente do Bayern de Munique, em partidas oficiais por campeonatos, começou com um duelo decisivo contra Klopp, em 2013. O primeiro jogo entre eles valia um título: o da Supercopa da Alemanha. E o técnico alemão levou a melhor, à frente do Dortmund, que fez 4 a 2 sobre o Bayern e foi campeão.

Klopp Borussia Dortmund Klopp na época de Dortmund: primeiros confrontos contra Guardiola | Foto: Borussia Dortmund / Divulgação

O troco de Guardiola

No ano seguinte, eles decidiram outro título. Foi o “troco” do espanhol. Pela Copa da Alemanha, o Bayern venceu, na prorrogação, por 2 a 0, gols de Robben e Müller. Não demoraria para aparecer chance de revanche…

Guardiola Bayern de Munique Guardiola superou Klopp na Alemanha | Foto: Bayern de Munique / Divulgação

Klopp responde

Publicidade

Três meses depois, Klopp voltou a ficar em vantagem em disputas de títulos contra Guardiola. Pela Supercopa da Alemanha, o Dortmund venceu o Bayern por 2 a 0, gols de Mkhitaryan e Aubameyang.

Aubameyang troca o Borussia Dortmund pelo Arsenal (Divulgação Instagram) Aubameyang foi um dos destaques do Dortmund de Klopp | Foto: Divulgação Instagram

Klopp elimina Guardiola em 2015

O último duelo de mata-mata entre os dois na Alemanha aconteceu em 2015. E foi favorável a Klopp. Pela semifinal da Copa da Alemanha, após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Dortmund levou a melhor nos pênaltis por 3 a 1.

Klopp Borussia Dortmund A característica intensidade de Klopp | Foto: Borussia Dortmund / Divulgação

Guardiola x Klopp pela Champions League

Os técnicos também se enfrentaram no mata-mata da Champions League, já por Manchester City e Liverpool, respectivamente. Os duelos aconteceram na edição 2017/2018. Quem levou a melhor? Klopp. O Liverpool venceu os dois jogos, o primeiro por 3 a 0, gols de Salah, Oxlade-Chamberlain e Mané, e o segundo, na casa do rival, por 2 a 1, Salah e Firmino marcaram.

Salah Liverpool Guardiola Klopp Salah ajudou Klopp a bater Guardiola na Champions | Foto: Divulgação

Jogo decisivo pela Premier League

Publicidade

Na temporada 2018/2019, Manchester City e Liverpool disputaram palmo a palmo o título da Premier League. E o triunfo do City sobre o rival no segundo turno, após um 0 a 0 no turno, foi fundamental para o título de Guardiola, conquistado por um ponto a mais em relação ao adversário. O Manchester City venceu o duelo por 2 a 1, gols de Agüero e Sané.

Agüero Agüero é homem-gol de Guardiola no City | Foto: Twitter Premier League / Divulgação

Guardiola vence Klopp em decisão na Inglaterra

A quarta final entre eles aconteceu no ano passado, pela Supercopa da Inglaterra. Após empate no tempo normal por 1 a 1, o City superou o Liverpool nos pênaltis por 5 a 4 e foi campeão.

Guardiola Guardiola vai reencontrar Klopp pela Premier League | Foto: Manchester City / Divulgação