Futebol Internacional

Força de França e Portugal! O poder mudou de mãos na Europa?

A primeira rodada da Liga das Nações mostrou a força de duas seleções que estão brilhando nos últimos anos. França e Portugal conseguiram se impor com autoridade. Os portugueses, atuando na Cidade do Porto e desfalcados de Cristiano Ronaldo, humilharam os atuais vice-campeões mundiais, a Croácia. Um triunfo por 4 a 1 com direito a baile. Já os franceses conseguiram se impor como visitantes com um gol do astro Mbappé: 1 a 0 sobre a Suécia, em Sölna. A força de França e de Portugal contrasta com o declínio de Itália e Alemanha e levanta a polêmica: o poder mudou de mãos na Europa?

Portugal ganhou a Liga das Nações (Foto: Uefa)

A Alemanha, que mantém o poderio de clubes com o Bayern de Munique conquistando a Champions League, fracassa como seleção. Na última Copa do Mundo foi eliminada na primeira fase e com direito a uma humilohante derrota de 2 a 0 para a Coréia do Sul. Estamos falando do Mundial de 2018, na Rússia, que a Itália sequer conseguiu se classificar. Italianos e alemães também ficaram de fora da final da última Eurocopa, de 2016.

Portugal e França decidiram Eurocopa

França conquista a Copa de 2018 (Foto: Fifa)

Esta Eurocopa de 2016, por sinal, terminou com a conquista de Portugal, que fez 1 a 0 na final justamente na França, então anfitriã. Os franceses dois anos depois encantariam o mundo conquistando o Mundial da Rússia com um futebol empolgante. No ano passado, na primeira edição da Liga das Nações, o título foi para Portugal.

Leia também:

Veja meias e volantes disponíveis na Europa!
Vai ao mercado! Veja atacantes livres na Europa

Na visão de Fernando Santos, treinador de Portugal, seu time e a França possuem estilos de jogo bem definidos e estão trabalhando em cima de uma cultura.

– O futebol vive de escolas e Portugal e França estão conseguindo ditar moda – disse o português em entrevista a emissoras de rádio portuguesas logo depois da goleada sobre a Croácia.

França e Portugal não dependem de estrelas

França e Portugal na final da Euro de 2016 (Foto: Uefa)

Outro fator importante é que nenhuma das duas seleções parecem dependentes de suas estrelas. Portugal consegue manter um bom nível de atuação mesmo sem Cristiano Ronaldo.

– Na França podemos dizer que Mbappé é apenas uma bela peça de engrenagem em uma máquina que trabalha muito bem – afirmou Didier Deschamps, técnico da França.

Nos próximos anos a Europa vai ver outras edições da Liga das Nações e a Eurocopa. Além disso o ano de 2022 reserva a disputa da Copa do Mundo do Catar, com direito a uma desgastante disputa de Eliminatórias. Portugal e França vão seguir ditando a moda?

Você Também pode gostar