A Copa do Mundo do Catar se aproxima. Você arrisca alguma seleção que está com pinta de que vai surpreender? Algum azarão pode dar trabalho e ir longe no mata-mata? A resposta só a partir de novembro, mas dá para relembrar, como “aquecimento”, casos históricos.
No último Mundial, por exemplo, a Croácia foi mais longe do que se imaginava e só parou na final. Quem não lembra da Coreia do Sul em 2002? Ou a Suécia no caminho do tetra da Seleção Brasileira?
Tem surpresa também de Camarões, Costa Rica, Coreia do Norte e mais exemplos.
Relacionadas
As seleções que surpreenderam em Copas do Mundo
Em 2018, a campanha da Croácia foi surpreendente. Quatro anos antes, a seleção croata não passou da primeira fase, em grupo com Brasil, México e Camarões. Na Rússia, entretanto, a história foi bem diferente. Com 100% na fase de grupos, a Croácia foi para o mata-mata com moral. Passou nos pênaltis por Dinamarca e Rússia e na prorrogação contra a Inglaterra. Na final, caiu para a França.
A Costa Rica foi a sensação da Copa do Mundo de 2014. Na fase de grupos, sobreviveu e liderou o Grupo da Morte, com Uruguai, Itália e Inglaterra. A seleção costarriquenha derrubou a Grécia nos pênaltis e caiu nas penalidades para a Holanda, nas quartas de final.
Está chegando a hora! As 32 seleções da Copa do Mundo do Catar
Anfitriã, ao lado do Japão, a Coreia do Sul aprontou em 2002. Na fase de grupo, ficou em primeiro, à frente de Estados Unidos, Portugal e Polônia. Nas oitavas, derrubou a Itália, na prorrogação. A Espanha tombou na sequência, nos pênaltis. Na semifinal, a Coreia do Sul caiu para a Alemanha.
Azarões em Mundiais
A outra semifinal de 2002 também contou com uma surpresa: a Turquia. Os turcos avançaram em segundo no grupo do Brasil. Depois, eliminaram o anfitrião Japão. Nas quartas de final, triunfo na prorrogação sobre Senegal. A Seleção Brasileira voltou a vencer a Turquia na semifinal. Os turcos venceram a Coreia do Sul e terminaram a Copa do Mundo em terceiro lugar.
A Croácia surpreendeu na primeira Copa do Mundo que disputou após a independência da Iugoslávia. Em 1998, Davor Suker levou o país até a semifinal. A seleção croata avançou em segundo lugar, atrás da Argentina. Nas oitavas, bateu a Romênia. A Croácia eliminou a Alemanha na sequência com uma vitória por 3 a 0. Na semi, caiu para a França por 2 a 1. Ganhou da Holanda e terminou o Mundial em terceiro.
Surpresa dupla em 1994
A Copa do Mundo de 1994 contou com dois semifinalistas surpreendentes. A Bulgária, de Hristo Stoichkov, após passar pelo grupo com Argentina, Nigéria e Grécia, eliminou o México nos pênaltis. Depois, despachou a Alemanha nas quartas de final. Na semifinal, entretanto, caiu para a Itália.
Bayern quer Cristiano Ronaldo para o lugar de Lewandowski
A Suécia parou no Brasil na semifinal, em reencontro da primeira fase. O caminho sueco no mata-mata foi mais acessível. Bateu a Arábia Saudita nas oitavas de final e a Romênia, nos pênaltis, nas quartas de final.
Em 1990, Camarões deu trabalho na Copa do Mundo. A seleção africana, após eliminar a Colômbia nas oitavas de final, caiu para a Inglaterra na prorrogação, por 3 a 2.
Na primeira Copa do Mundo que disputou, a Coreia do Norte superou a Itália na primeira fase. Naquela época, o mata-mata já começava nas quartas de final. Portugal levou a melhor e fez 5 a 3.
Você Também pode gostar
- Há quanto tempo o Brasil não chega a uma final de Copa do Mundo?
- Arábia Saudita promete 15 estádios para a Copa de 2034: oito deles na capital
- Uruguai quer reformar Centenário para receber um jogo da Copa de 2030
- É tetra, é tetra! O título mundial do Brasil em 1994
- Klopp recebe proposta de seleção garantida na Copa do Mundo de 2026
- Final da Copa do Mundo 2030 será no estádio do Real Madrid