Futebol Internacional

Final da Champions League: veja os recordistas em gols e participações

Manchester City e Chelsea vão decidir, neste sábado, o título da Champions League. A final inglesa promete muita emoção. Quem vai entrar para a história? Muitos jogadores e técnicos já estão eternizados no torneio. São os recordistas. Cristiano Ronaldo, por exemplo, lidera duas estatísticas de respeito.

CR7 é o atleta com mais gols em finais na era moderna da Champions e divide com Maldini o recorde de participações em decisões do principal torneio europeu.

Cristiano Ronaldo 2017 Champions League

Cristiano Ronaldo tem mais gols em finais de Champions League | Foto: Imago Images

Cristiano Ronaldo já marcou quatro gols em finais de Champions League, sendo um pelo Manchester United e três pelo Real Madrid. O segundo colocado deste ranking é Bale, autor de três gols pelo Real em decisões.

Depois, dez jogadores aparecem empatados com dois gols: Samuel Eto’o (Barcelona), Filippo Inzaghi (Milan), Danielo Massaro (Milan), Messi (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Raúl (Real Madrid), Mandzukic (Bayern de Munique e Juventus), Crespo (Milan), Milito (Inter de Milão) e Karl-Heinze Riedle (Dortmund).

Inzaghi

Inzaghi brilhou pelo Milan | Foto: Imago Images

Cristiano Ronaldo também está na liderança de participações em finais. Ele disputou seis decisões de Champions League, sendo duas pelo Manchester United e quatro pelo Real Madrid. Maldini também tem seis decisões na era moderna no currículo, todas pelo Milan.

Paolo Maldini fez história no Milan (Foto: Calcio)

Patrice Evra, com finais por Monaco, Manchester United e Juventus, Seedorf (Ajax, Real Madrid e Milan) e Van der Sar (Ajax e Manchester United) têm, cada um, cinco decisões de Champions League no currículo.

Relacionadas

Sem ninguém na final! Veja os jogadores com mais jogos na Champions League
Zidane Champions 2016
Zidane, Mourinho, Guardiola… relembre os últimos técnicos campeões da Champions League

Os treinadores recordistas nas finais de Champions League

Quando o assunto é técnico, os recordistas de participações em decisões de Champions League são Marcelo Lippi, Alex Ferguson e Carlo Ancelotti, com quatro finais cada. Lippi levou a Juventus às decisões de 1996, 1997, 1998 e 2003, enquanto Ferguson chegou com United em 1999, 2008, 2009 e 2011. Ancelotti tem três decisões pelo Milan (2003, 2005 e 2007) e uma pelo Real Madrid (2014).

Manchester United

Ferguson é lenda do Manchester United | Foto: ADRIAN DENNIS/AFP via Getty Images

Por falar em Ancelotti, ele divide com Zidane a honraria de técnico com mais títulos nesta era moderna de Champions League. Cada um conquistou o torneio três vezes, sendo que o francês ganhou consecutivamente pelo Real Madrid. O italiano conquistou dois títulos pelo Milan e ganhou pelo Real em 2014.

Bicampeão com Barcelona, Guardiola pode se juntar a Ancelotti e a Zidane se levar o Manchester City à glória neste sábado.

Você Também pode gostar