Quarta-feira, 30 de junho de 2021. Este é o último dia de contrato de Messi com o Barcelona. Será o fim de uma era? Com a seleção da Argentina na Copa América, o astro ainda não definiu o futuro. A partir desta quinta-feira, ele não terá vínculo com o Barça. A expectativa é se isso será por pouco tempo ou algo definitivo.
Em 2020, Messi decidiu sair do Barcelona e chegou a comunicar ao clube. Porém, o craque recuou ao ver que a situação poderia parar na Justiça. O argentino tinha um prazo para exercer a cláusula que possibilitava rescindir o contrato. O Barça alegou que a data havia expirado e se valeu que a temporada, em função da pandemia, terminou mais tarde do que esperado.
Messi interpretava que estava dentro do prazo – ao fim da temporada -, enquanto o Barcelona alegou que deveria ter sido avisado em junho, quando normalmente a temporada costuma terminar. Ao ver o clube fazer jogo duro, o astro decidiu cumprir o último ano de contrato.
Relacionadas
Com o retorno de Joan Laporta à presidência do Barcelona, o clube passou a ter mais otimismo em manter Messi. O dirigente e o astro têm um bom relacionamento. Porém, por enquanto, ainda não há um acordo.
Este pode ser o último dia de Messi pelo Barcelona ou apenas “uma breve separação” antes da renovação dos votos de um casamento duradouro. O PSG e o Manchester City sempre foram apontados como interessados no astro, mas, ao longo dos últimos meses, até as notícias sobre as movimentações dos dois clubes esfriaram. Com o fim do vínculo, os dirigentes franceses e ingleses podem ficar tentados a fazer um aceno ao craque.
O Barcelona deseja manter Messi, mas a situação financeira não é das melhores. O clube, de acordo com a imprensa espanhola, aguarda o resultado da auditoria para saber como as finanças estão, para ver o que pode oferecer ao craque. Porém, a principal demanda do argentino é esportiva.
Messi quer um Barcelona mais forte, que consiga brigar pelo título da Champions League. O clube, nos últimos anos, vem amargando decepções no torneio. Neste mercado da bola, o Barça já fez um aceno ao astro: contratou Agüero, amigo de Messi. A ver se é suficiente para seduzir o craque a ficar.
A torcida do Barcelona vive dias de apreensão. Afinal, trata-se de uma lenda do clube. Messi é o maior artilheiro da história do Barça, com 672 gols, e atleta com mais jogos pelo time espanhol: 778 partidas.
Messi está na história do Barcelona
O argentino chegou ao Barcelona ainda nas categorias de base. A estreia pelo profissional foi em 2004, contra o Espanyol, pela La Liga.
O primeiro gol teve assistência de Ronaldinho Gaúcho. Messi, por cobertura, marcou no Albacete, no dia 1º de maio de 2005. À época, ele jogava com a camisa 30.
Messi ainda utilizou a camisa 19 antes de assumir a número 10, em 2008. Foi a primeira temporada sob o comando de Guardiola. Uma parceira para lá de vitoriosa.
Messi de falso 9, em clássico histórico
Um ponto alto foi o clássico com Real Madrid de 2 de maio de 2009. Na ocasião, Guardiola escalou Messi de falso 9. O Barça fez 6 a 2 no rival, no Santiago Bernabéu, com dois gols de Messi.
Com Guardiola, Messi conquistou duas Champions League. Nas duas vezes, derrotou o Manchester United na decisão, em 2009 e 2011.
A trajetória de Messi teve parcerias especiais. O trio “MSN” marcou época. Ao lado de Suárez e Neymar, o argentino ganhou mais uma Champions League, em 2015.
Na última temporada, Messi não escondeu a alegria ao levantar o troféu da Copa do Rei. No dia 16 de maio, ele enfrentou o Celta. Por enquanto, é a última partida dele pelo clube.
Você Também pode gostar
- Barcelona terá desfalque no ataque no retorno da La Liga
- Lateral do Santos entra na mira de gigantes da Europa
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Tata Martino deixa o time de Messi e Suárez na MLS
- Barcelona e PSG na briga: Napoli já pensa em vender craque
Comentar