Futebol Internacional

Eurocopa: Cristiano Ronaldo pode alcançar marco inédito na história do futebol

Cristiano Ronaldo deve fazer sua primeira partida com a seleção de Portugal nesta terça-feira após curtir merecidas férias com a família. Apesar de perder dois jogos amistosos, Cristiano tem grandes possibilidades de quebrar a marca de 900 gols oficiais na carreira durante a Eurocopa.

O jogador foi o último a se apresentar, perdeu o primeiro jogo na vitória portuguesa contra a Finlândia e ficou no banco de reservas na derrota contra a Croácia. Ele deve entrar em campo hoje contra a Irlanda com 893 gols oficiais na carreira.

Cristiano Ronaldo e Pepe

Cristiano Ronaldo pode quebrar marca antes inalcançável| Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Contas de Cristiano Ronaldo

Para chegar no gol 900, CR7 tem pelo menos quatro jogos garantidos com Portugal. Além do amistoso, a seleção enfrenta República Tcheca, Turquia e Geórgia pela fase de grupos. Em caso de classificação até a final, serão oito jogos no total para marcar sete gols.

Em caso de título, Cristiano levantará sua segunda taça da Euro pelo país – a primeira contra a França em 2016. O português, ainda jovem, perdeu uma final contra a Grécia, em 2004.

Para chegar nesse número, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador da história a ser artilheiro de quatro campeonatos nacionais no mundo. Aliás, ele levou o prêmio na Premiear League (Manchester United), La Liga (Real Madrid), Série A (Juventus) e agora com a liga saudita.

Mas e o Pelé?

A contagem de Cristiano Ronaldo leva em considerações gols oficiais em partidas chanceladas pela Fifa. Pelé marcou 1283 gols em 1363 jogos na carreira, no entanto, alguns acabam não sendo reconhecidos pela entidade por serem amistosos não oficiais. O mesmo vale para Romário e Túlio Maravilha, que tem 1000 gols seguindo contas pessoais.

Apesar disso, os jogos não oficiais do Rei do Futebol foram contra grandes times da época em excursões que o Santos e a Seleção Brasileira fazia com o “popstar” Pelé pelo mundo. Oficialmente, o craque brasileiro eleito o atleta do século 20 tem 767 gol em 812 jogos. Contudo, o feito dos mil gols é amplamente considerado por especialistas do mundo todo.

Pelé cobrando pênalti do gol 1000 – conta tem gols não reconhecidos pela Fifa (Reprodução Youtube)

Você Também pode gostar