Futebol Internacional

Dossiê Manchester City: cuidados que o Fluminense precisa tomar em possível final do Mundial

A bola começou a rolar para o Mundial de Clubes. A principal expectativa do torneio é uma possível final entre o Fluminense, campeão da Copa Libertadores, e o Manchester City, dono da última Champions League.

No clima do Mundial de Clubes, o MAIS QUE UM JOGO se debruça sobre o Manchester City e aponta os principais detalhes do time de Pep Guardiola.

O poderoso Manchester City

O Manchester City começou a temporada como o time a ser batido na Champions League e na Premier League. Até aqui, o time de Pep Guardiola fez “o dever de casa” na Champions e garantiu classificação para o mata-mata com propriedade. Já uma sequência de tropeços na Inglaterra fez o City se distanciar da ponta do torneio.

Mundial de Clubes: relembre as maiores goleadas do torneio

Olhando agora para as questões táticas, a equipe do técnico Pep Guardiola atua com as linhas bem adiantadas, sempre concentrando um bloco de jogadores na faixa de campo onde a bola está, para que assim possa recuperá-la o mais rapidamente possível dentro do campo de ataque e gerar situações de perigo de gol. Por curiosidade, a equipe do Fluminense também joga mais ou menos desta forma com o técnico Fernando Diniz, mas com algumas diferenças, sendo o grande trunfo para o City é que a equipe inglesa já possui este jeito de jogar bem mais aperfeiçoado, muito por conta do tempo de trabalho obviamente. Guardiola está no cargo desde 2016.

Zebras do Mundial de Clubes! Relembre quando a coisa não deu certo para gigantes

Partindo para as principais jogadas que a equipe inglesa possui e que o Fluminense deve ficar atento, temos algumas que são bem marcantes desse time do Pep Guardiola e que podem causar muito problema para a equipe carioca. A primeira jogada muito característica do time inglês são as enfiadas de bola perto da grande área entre as linhas defensivas para furar o ferrolho do time adversário e a partir disso conseguir deixar o centroavante ou o atacante em condições claras de fazer o gol.

Bernardo Silva Manchester City

Bernardo Silva é uma das feras do Manchester City | Foto: JUSTIN TALLIS/AFP via Getty Images

A segunda característica muito marcante do time é o alto controle da posse de bola, sempre girando de um lado para o outro, artifício utilizado justamente para bagunçar o sistema defensivo da equipe adversária e achar o espaço para finalizar, seja por intermédio do meia ou com os pontas, que são muito importantes. A intenção é sempre achar os pontas para gerar situações de um contra um. Phil Foden e Jack Grealish, por exemplo, buscam a todo o momento essa jogada de agressividade para achar o centroavante Erling Haaland dentro da área. Ele sempre busca dar profundidade à equipe para ter uma chance clara de finalização.

A terceira jogada característica é que, após sair de uma pressão do time adversário no campo defensivo, a equipe de Pep Guardiola busca sempre acelerar o jogo para que justamente assim consiga pegar o sistema defensivo do adversário bagunçado e com isso crie uma ótima situação de gol com uma superioridade numérica no campo de ataque.

O Manchester City construindo

Partindo agora para a parte de construção de jogadas, o City também tem alguns movimentos muito particulares e que exigirá muita atenção do time do Fluminense em caso de uma final. O primeiro deles é quando times marcam a saída de bola do adversário sob pressão, ou seja, tentam forçar o erro perto da área para ter uma chance clara de gol. Para sair disso, a equipe inglesa aposta muito no entrosamento da sua equipe. Por intermédio de aproximações dos jogadores em determinada faixa do campo, especialmente onde a bola está, para ter uma vantagem numérica, o time consegue sair do bloco de pressão do seu adversário, pois sempre acaba sobrando um atleta livre de marcação.

Ainda na parte da construção, um atleta muito importante para ajudar a organizar e sair da pressão adversária é o goleiro Ederson, pois quando a bola é recuada para ele, o time do City automaticamente já se ajeita voltando cada um para a sua posição, para que assim possa novamente se organizar e criar de novo as jogadas ofensivas. Além disso, o goleiro Ederson também é muito bom no artifício da bola longa, sendo esse um fator muito importante para conseguir quebrar o primeiro bloco de marcação do adversário. A partir disso, pode também gerar situação de superioridade numérica no campo ofensivo, ficando mais fácil de fazer o gol.

Ederson Manchester City

Ederson ajuda o City também com os pés | Foto: Clive Rose/Getty Images

Em caso de uma eventual final, a equipe do técnico Fernando Diniz deverá se preocupar também com um fator que a equipe dele não está habituada a enfrentar, que é não ter o amplo domínio da posse de bola. Assim como o Fluminense, o Manchester City também preza por ter a bola sob controle. Devido à superioridade técnica existente entre os dois times, pode acontecer do Tricolor das Laranjeiras ter de se adaptar à outra forma de jogar para que possa competir nesse jogo em específico, pois mesmo com o Fluminense tendo um grande time, o City tem uma verdadeira seleção mundial, podendo fazer a diferença na hora da partida.

Indefinição no City

Com todos esses cuidados táticos que foram listados que o Fluminense precisa se preocupar, por outro lado, o torcedor do Tricolor Carioca pode se animar com indefinições do Manchester City. Kevin De Bruyne e Erling Haaland têm problemas físicos. O meia belga está fora desde o início da temporada. Ele está na reta final de recuperação de lesão muscular. A presença dele no Mundial é incerta. O craque é o cérebro do time e uma perda de peso.

Haaland Manchester City

Haaland vai poder jogar o Mundial? | Foto: Catherine Ivill/Getty Images

Já Erling Haaland pode chegar ao Mundial “baleado”. O artilheiro se recupera de um estresse ósseo. Guardiola não sabe se vai tê-lo à disposição contra o Crystal Palace, último compromisso antes da viagem para a Arábia Saudita. De qualquer maneira, Haaland pode disputar o Mundial sem estar voando, com ritmo de competição.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *