O futebol cria mesmo algumas situações curiosas. Nesta segunda-feira, o mundo ficou sabendo como serão os grupos europeus para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Ao todo, o sorteio definiu 10 grupos, sendo que a competição envolve 55 seleções. A partir de março de 2021, essas seleções disputarão 13 vagas para o mundial do Catar. Um grupo chamou atenção e explicaremos por quê.
A Espanha integra o Grupo B, com Suécia, Grécia, Georgia e… Kosovo. Curiosamente uma seleção de um país que a própria Espanha não reconhece a existência. A Espanha nunca concedeu o reconhecimento diplomático a esse país dos balcãs, que em fevereiro de 2008 declarou a independência da Sérvia. Evita, inclusive, a disputar amistosos contra o país. O motivo seria a semelhança com a região da Catalunha.
Embora se posicione contra a independência de Kosovo, a Espanha vai ter que deixar de lado essa questão. No gramado, valem as regras da Fifa. Isso é algo que Bósnia, Rússia e a própria Sérvia tentaram mudar, no entanto, sem efeito. Mas há um fato mais curioso.
Os Kosovares iriam parar naturalmente no Grupo A. Entretanto, a presença da Sérvia no grupo tornou impossível essa possibilidade. Por ser uma questão mais objetiva, a Fifa abriu mão. Sendo assim, o Kosovo transitou para o Grupo B, trocando de lugar com Azerbaijão. Sobrou para a Espanha.
Leia também
Jetro Willems e a infância difícil: “Meus pais colocaram drogas nas minhas pernas”
Porto aposta na volta de Hulk, mas enfrenta rivais poderosos
Você Também pode gostar
- Há quanto tempo o Brasil não chega a uma final de Copa do Mundo?
- Arábia Saudita promete 15 estádios para a Copa de 2034: oito deles na capital
- Uruguai quer reformar Centenário para receber um jogo da Copa de 2030
- É tetra, é tetra! O título mundial do Brasil em 1994
- Klopp recebe proposta de seleção garantida na Copa do Mundo de 2026
- Final da Copa do Mundo 2030 será no estádio do Real Madrid