Publicidade

Mais do que nunca, os olhos do mundo do futebol estão voltados para o Paris Saint-Germain. Não é para menos. Afinal, Neymar e Mbappé têm um novo parceiro de ataque. Messi se junta a um elenco que já era forte e faz parte de um super PSG. Como ele vai jogar?

Bem, para início de conversa, é o trio MNM e mais oito. Ou alguém imagina que Mauricio Pochettino não vai escalar o PSG com Messi, Neymar e Mbappé? Mas qual será o encaixe deste tridente de peso? E as outras peças?

Galeria de Fotos

Vamos começar pelo tridente. Uma possibilidade é Messi desempenhar a função de falso 9, que já executou no Barcelona com Pep Guardiola. O argentino pode ser o homem mais centralizado, que abastece Mbappé e Neymar e também inferniza a defesa adversária.

Relacionadas

Messi Barcelona 2021
Neymar PSG
Mbappé PSG

Publicidade

Messi também pode ocupar a faixa direita do ataque, como cansou de brilhar pelo Barcelona. Aí, Neymar seria a figura do falso 9. O craque brasileiro, com facilidade para criar e com conhecimento de jogar como uma espécie de camisa 10, pode se adaptar facilmente à função.

PSG superofensivo com Messi & Cia.

Se Pochettino quiser um time ainda mais ofensivo, existe a possibilidade de adotar o 4-2-3-1. Este esquema pode ser usado para abrigar Di María no time titular. Novamente, Neymar ou Messi precisariam ser o falso 9. Se desejar uma referência ofensiva de fato, o técnico tem o centroavante Icardi à disposição.

Messi PSG Messi vai formar tridente de respeito com Neymar e Mbappé | Foto: C. Gavelle / PSG / Divulgação

Por falar em Di María… o meia argentino pode ser o sacrificado para o PSG não perder tanta capacidade defensiva. Messi, Neymar e Mbappé vão cansar de fazer gols, mas devem sobrecarregar o sistema defensivo. Eles vão ajudar na marcação. Entretanto, não é (e nem poderia ser) a especialidade deles. Sendo assim, Pochettino pode apostar em um tripé no meio de campo, justamente para dar mais liberdade e não exigir tanto defensivamente do tridente de astros.

Publicidade

MAIS! Lukaku chega ao Chelsea com maior salário da Premier League

O técnico argentino, então, pode lançar o PSG no 4-3-3, com o meio de campo formado por Paredes, Verratti e Wijnaldum. Di María que lute! O português Danilo Pereira é outro volante que pode dar sustentação ao tridente. Pochettino também tem Rafinha Alcântara, Gueye e Ander Herrera como opções para o meio.

Nomes vão perder espaço

De qualquer maneira, Di María vai precisar ajudar mais na marcação, seja em um 4-2-3-1, seja como integrante do tripé de meio de campo. Ou, então, virar um ala. Pochettino pode apostar no 3-4-3, com o argentino pela esquerda e Achraf Hakimi pela direita. Este esquema exploraria o potencial ofensivo do marroquino.

Pochettino e Messi Pochettino tem mais um craque à disposição | Foto: C. Gavelle / PSG / Divulgação

Publicidade

A defesa do PSG, que já sofreu com críticas e se mostrou vulnerável, tem de segurar a bronca. Marquinhos ganha a companhia de Sergio Ramos. Na configuração com três zagueiros, Kimpembe reforçaria o setor.

Badalada e endinheirada! O valor de mercado dos times da Premier League

O foco estará todo no tridente de astros. E alguns nomes do PSG vão perder espaço. O atacante espanhol Pablo Sarabia e o alemão Julian Draxler que o digam. Icardi também está nesta grupo, embora leve uma pequena vantagem por ser o único centroavante de ofício do PSG.

Os possíveis times do PSG

Publicidade

O tridente MNN no 4-3-3: Donnarumma (Keylor Navas); Achraf Hakimi, Sergio Ramos, Marquinhos e Bernat; Paredes, Wijnaldum e Verratti; Mpabbé, Neymar e Messi.

O PSG no 4-2-3-1: Donnarumma (Navas); Acharaf Hakimi, Sergio Ramos, Marquinhos e Bernat; Paredes e Verratti; Di María, Mbappé e Neymar; Messi.

O PSG no 3-4-3: Donnarumma (Navas); Kimpembe, Sergio Ramos e Marquinhos; Achraf Hakimi, Paredes, Wijnaldum e Di María; Mbappé, Neymar e Messi.

Comentários