Publicidade

Decisão da Fifa foi publicada na manhã desta sexta-feira, no site da entidade Decisão da Fifa foi publicada na manhã desta sexta-feira, no site da entidade

A sexta-feira começou com uma bomba que abala a Copa do Mundo e o Flamengo. O atacante Paolo Guerrero está suspenso por um ano do futebol, conforme decisão da Fifa, divulgada pela manhã. Marcos Motta, advogado do jogador, publicou comunicado na internet afirmando que a defesa de Guerrero vai atuar em todas as instâncias.

Confira o comunicado da entidade maior do esporte.

Publicidade

Em 7 de dezembro de 2017, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu, depois de analisar todas as circunstâncias específicas do caso, suspender o jogador internacional peruano Paolo Guerrero por um ano. O jogador testou positivo para o metabólito de cocaína, a benzoilecgonina, uma substância inclusa na Lista de Proibições de 2017 da WADA sob a classe “S6 – Estimulantes”, após um teste de controle de doping realizado após o confronto da competição preliminar da Copa do Mundo de 2018, em Buenos Aires, contra a Argentina, dia 5 de outubro de 2017.

Ao testar positivo para uma substância proibida, o jogador violou o artigo 6 do Regulamento Antidopagem da FIFA e, como tal, violou o artigo 63 do Código Disciplinar da FIFA.

O período de suspensão começa dia 3 de novembro de 2017, data em que o jogador foi suspenso provisoriamente pelo presidente do Comitê Disciplinar da FIFA. Em conformidade com o artigo 29 do Regulamento antidopagem da FIFA, a suspensão abrange, entre outros, todos os tipos de correspondências, incluindo jogos nacionais, internacionais, amistosos e oficiais. As partes da decisão foram devidamente notificadas hoje.”

Guerrero está suspenso efetivamente pela Fifa, mas pode recorrer | Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O que se pode dizer sobre…

Publicidade

Guerrero foi flagrado no exame antidoping do jogo Argentina x Peru, em buenos Aires, pelas Eliminatórias da Copa, no último dia 5 de outubro. O atacante pode recorrer da decisão, mas dificilmente quadros como esse se revertem. O julgamento de Guerrero foi realizado em primeira instância, por isso, cabe recurso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça.

A suspensão vale desde o dia 3 de novembro, quando foi decretada a medida preventiva contra o atleta.

Com essa decisão da Fifa, Guerrero está fora da Copa do Mundo da Rússia. Ele também não volta a jogar pelo Flamengo baseado em seu contrato atual, que termina em agosto do ano que vem. O jogador vinha inclusive negociando renovação com o Flamengo. Assim, o futuro de Paolo Guerrero no clube é uma incógnita.

Enquanto isso, na Gávea…

Publicidade

O contrato de Guerrero com o Flamengo vai até o dia 10 de agosto de 2018. Ou seja, a suspensão de Guerrero atravessa o período de punição. O jogador não atuaria mais pelo Flamengo e, evidentemente, ficaria fora da Copa do Mundo, em julho, com a seleção do Peru.

LEIA MAIS

Público fraco compromete o Rio no cenário da bola
Alô, Fla: Independiente perdeu apenas um jogo por diferença de dois gols
Flamengo precisa superar situação inédita para ser campeão no ano
Ranking da UEFA deixa portugueses eufóricos. Entenda!
Revista lista 50 esportistas mais odiados do planeta. Confira!
Cifras da bola: fazendo fortunas no promissor mercado de apostas
Monaco “rouba” diretor de Marketing do Barcelona