Quando Nuno Espírito Santo assumiu o comando técnico do Wolverhampton poucos poderiam imaginar que ele transformaria o clube britânica em uma espécie de confraria de portugueses. Aos poucos ele foi montando o plantel com compatriotas. A estratégia foi avançado à medida em que o treinador vinha fazendo sucesso à frente da equipe. Até que chegou-se ao patamar de o o clube da Premier League vai monta um time com técnico e nove jogadores portugueses.
Contratado em 2017 pelo Wolverhampton, Nuno começou a ganhar carta branca quando tirou o time da Segunda Divisão, o promovendo à elite do futebol nacional. Depois disso sempre campanhas honestas, até que chegou ao sexto lugar na edição passada da Premier League. Além disso, chegou às fases finais da Liga Europa, sendo eliminado pelo campeão Sevilla.
– Não ligo o sucesso do time a nacionalidades dos atletas e sim a qualidade que eles conseguem agregar em campo – disse Nuno.
Wolves tirou joia do Porto por pequena fortuna
O grande time de portugueses começa pelo gol. Rui Patrício, titular da seleção de Portugal, está no clube desde 2018. O jogador já é ídolo dos torcedores. O lateral-direito Pedro Neto tem apenas 20 anos e foi uma das apostas jovens do Wolves na temporada passada. Ele estava na Lazio. O lateral-esquerdo Rúben Vinagre já está nas categorias de base do Wolves e fecha a linha de defesa lusitana.
O meio-de-campo é recheado de portugueses. O volante Rúben Neves foi tirado do Porto pelo Wolves em 2017. O veterano de 33 anos, João Moutinho lidera o meio-de-campo do Wolves desde 2018. O meia Diogo Jota de 23 anos foi contratado junto ao Porto em 2017. Já Bruno Jordão, de 21 anos, foi contratado na temporada passada pelo Wolves.
Leia também:
Suárez, Rafinha… veja a lista de pendências do Barcelona para iniciar a temporada
Força de França e Portugal: o poder mudou de mãos na Europa?
Daniel Podence, meia-atacante de 24 anos, foi contratado nesta temporada após se destacar pelo Olympiacos da Grécia. O ataque agora é fechado a peso de ouro. O atacante Fábio Silva tem apenas 18 anos e foi tirado do Porto pelo Wolves esta semana pela bagatela de 40 milhões de euros (mais de R$ 250 milhões).
Atletas portugueses não incomodam os ingleses
A legião de portugueses não incomoda os demais jogadores do elenco. Que o diga o capitão do time, o zagueiro Conor Coady. O experiente jogador de 27 anos e com fama de xerife, é só elogios para o treinador.
– O Nuno mudou a forma de o Wolverhampton encarar o futebol. Modernizou o clube e hoje o time tem outro patamar. Não entramos mais para brigar por não cair e isso tem muito dedo seu. Não olhamos a nacionalidade de suas contratações, até porque não há panelas – disse Conor Coady, no clube desde 2015.
Com Nuno Espírito Santo no comando do time e com a legião de jogadores portugueses o Wolverhampton estreia nesta temporada da Premier League na próxima segunda-feira, fora de casa, contra o Sheffield United, que foi promovido nesta temporada.
Você Também pode gostar
- Mourinho pode voltar a comandar time da Premier League
- Brasileiro recebe terceiro maior salário da Premier League
- Manchester United tem pior início na Premier League em quase 40 anos
- André é eleito o melhor jogador do Wolverhampton em setembro
- Premier League já sabe o preço do ‘novo Haaland’
- Jogadores da Seleção Brasileira vivem baixa na Premier League