Futebol Internacional

Chelsea pode punir Enzo Fernández por polêmica com seleção argentina

O Chelsea iniciou uma investigação interna para apurar a conduta do volante Enzo Fernández, após a divulgação de um vídeo no Instagram dele em que jogadores da seleção da Argentina cantam uma música racista contra franceses durante comemoração pelo título da Copa América. A notícia foi reportada por veículos “Sky Sports” e “BBC”.

Além disso, a FIFA anunciou a abertura de um inquérito devido aos cânticos racistas e homofóbicos presentes no vídeo, condenando o comportamento como contrário aos valores do esporte e dos direitos humanos. A decisão da FIFA foi tomada após a Federação Francesa de Futebol (FFF) apresentar uma queixa formal em tribunal.

– A FIFA tomou conhecimento de um vídeo a circular nas redes sociais e o incidente está a ser investigado. A FIFA condena firmemente todas as formas de discriminação por parte de qualquer pessoa, incluindo jogadores, adeptos e dirigentes – disse a entidade.

Enzo Fernández Chelsea

Enzo Fernández está sendo isolado pelos colegas franceses no Chelsea | Foto: GLYN KIRK/AFP via Getty Images

+ Manchester United dá balão no Real Madrid

Enzo sofre boicote no Chelsea e se desculpa

O clube considera a possibilidade de punir o jogador argentino. Isso porque o Chelsea conta com cinco jogadores franceses (Fofana, Disasi e Badiashile, Malo Gusto, Ugochukwu e Nkunku). Todos eles deixaram de seguir Enzo nas redes sociais após o incidente.

A “RMC” informou que o descontentamento dos franceses do elenco com Enzo é grande. Aliás, um deles, Fofana, fez uma postagem nas redes mostrando repudio público com a situação.

– O futebol em 2024: racismo desinibido – escreveu o francês.

Diante das pressões e represálias, o argentino publicou uma mensagem pedindo desculpas.

– Quero sinceramente pedir desculpas pelo vídeo que postei no Instagram durante as comemorações com a seleção. A música inclui linguagem extremamente ofensiva e não há qualquer desculpa para essas palavras – disse.

Wesley Fofana

O francês Fofana repudiou o caso publicamente | Foto: Catherine Ivill/Getty Images

Entenda o caso

Os jogadores da seleção argentina entoaram uma música de teor racista enquanto comemoravam o título da Copa América. Durante a celebração no ônibus da equipe, o volante Enzo Fernández registrava o momento ao vivo no Instagram. Aliás, ele interrompeu a transmissão ao perceber que cânticos racistas começavam a ser ouvidos.

A música fala sobre jogadores negros da França que possuem origem no continente africano. Além disso, ela é homofóbica ao tratar de supostos relacionamentos com mulheres transexuais.

O trecho é uma provocação a Mbappé. Isso porque, no passado, a amizade do jogador com a modelo trans Ines Rau gerou especulações de um namoro.

– Eles jogam pela França, mas são de Angola. Que bom que eles vão correr. Se relacionam com transexuais, a mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês – diz o grito racista.

 

 

Você Também pode gostar