Futebol Internacional

Casos Reais! Relembre 10 fatos sobre Pelé que poucos recordam

meou o noO mundo do futebol se despediu esta semana de Pelé. E muito se falou sobre os feitos do craque com as camisas da Seleção Brasileira e do Santos. Mas existem muitas curiosidades sobre o Rei do Futebol que todos deveriam se lembrar.

Natural de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé ganhou os corações de todo o Brasil. Vida longa ao rei. E, em meio a tantas homenagens, trazemos uma lista com curiosidades sobre o maior jogador de todos os tempos.

 

Pelé Santos

Pelé se eternizou com a camisa do Santos | Foto: Arquivo Santos

Nos gramados, ele se eternizou com a camisa 10 e também eternizou a camisa 10. Edson Arantes do Nascimento. Ou, simplesmente, Pelé. Com a bola nos pés, virou rei, virou lenda. Virou imortal.

Relacionadas

Hazard Real Madrid
Real Madrid tenta recuperar Hazard e minimiza situações de Asensio e Ceballos
Saída de Messi, brigas internas.. Documentário mostra bastidores do Barcelona
Enzo Fernández
Chelsea entra pesado na disputa por Enzo Fernández

Dez curiosidades sobre Pelé

Por que Pelé

O apelido que viria a ser conhecido mundialmente é da época de criança. O pequeno Edson passou a ser chamado de Pelé porque pronunciava erradamente o nome de Bilé, goleiro do Vasco e um dos ídolos do futuro melhor jogador do mundo.

Pelé

Pelé completa 80 anos: viva o Rei do Futebol | Foto: Santos / Divulgação

Já o nome…

Edson foi batizado em homenagem a Thomas Edison, inventor e cientista norte-americano que criou a lâmpada elétrica, entre outras coisas.

Edson ‘virou’ Pelé | Foto: Santos / Divulgação

No Exército

Campeão da Copa do Mundo em 1958, ele completou 18 anos e prestou serviço militar. Por seis meses, serviu o Exército no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Praia Grande.

Pelé militar

Pelé na época em que serviu o Exército | Foto: Arquivo / Santos FC

Foi até goleiro

Fã de Bilé, Pelé também teve de se virar no gol. Em função de contusões ou expulsões, o melhor jogador do mundo foi goleiro por quatro oportunidades. A primeira delas aconteceu em 1959, contra o Comercial. Ele não sofreu gol.

Pelé goleiro

Pelé foi goleiro em quatro ocasiões e se virou bem | Foto: Arquivo / Santos FC

Parou guerra

Em 1969, o Santos fez uma excursão pela África e paralisou uma guerra civil na Nigéria. O conflito, que durava anos, foi retomado após o Santos deixar o país.

Pelé excursão

O Santos era atração mundial | Foto: Arquivo / Santos FC

O músico

O violão acompanhou o Rei do Futebol, muitas das vezes, nas concentrações. O craque fez uma tabelinha com Elis Regina em um álbum e também compôs músicas, entre elas a chamada “ABC”, em que incentivava a alfabetização.

A tabelinha com Elis Regina | Foto: Reprodução Internet

Engajamento social

Por falar na música, cujo refrão dizia “ABC, ABC, toda criança tem de ler e escrever”, ele se engajou e alertou para questões sociais, como no pedido para cuidar das criancinhas necessitadas, após marcar o milésimo gol, em 1969, além de promover projetos sociais e ser embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pelé conquistou três Copas do Mundo | Foto: Fifa

Pelé no cinema

Ele brilhou nos gramados e foi parar nas telonas e na telinha. Além de documentários sobre a vida dele, o Rei participou de filmes, como “Fuga para a Vitória”, com Sylvester Stallone, e “Trombadinhas”, entre outros.

Pelé em ação no cinema | Foto: Reprodução

O ministro Pelé

Em 1995, o presidente Fernando Henrique Cardoso o nomeou como ministro do Esporte. Na gestão dele, criou a Lei Pelé, que acabou com a lei do passe e buscou dar mais profissionalismo ao esporte.

Como ministro dos Esportes | Foto: Reprodução

Formado em Educação Física

Em 1970, já consagrado como melhor jogador do mundo, Pelé ingressou na Faculdade de Educação Física (FEFIS), em Santos, e se formou.

O Rei do Futebol é formado em Educação Física | Foto: Arquivo / Santos FC


Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *