Futebol Internacional

Brasil x Argentina: os técnicos com mais clássicos

Brasil x Argentina tem muita história para contar, além de toda a rivalidade. No clima para o duelo desta terça-feira, no Maracanã, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o MAIS QUE UM JOGO traz uma lista com os técnicos que conhecem bem esse confronto.

Além dos nomes com mais clássicos à beira do gramado, vale a pena recordar também técnicos que tiveram o gostinho de disputar um clássico desta magnitude.

Brasil x Argentina: técnicos históricos

10º – Jorge Sampaoli – 1 jogo

Para a abrir a lista, temos um treinador bastante conhecido da torcida brasileira que também já teve a oportunidade de dirigir um Brasil x Argentina. Trata-se de Jorge Sampaoli. Depois de fazer um ótimo trabalho pela seleção chilena no período de 2012 até 2016 e de ter feito um trabalho ruim no Sevilla em 2016 e 2017, Sampaoli foi contratado pela seleção argentina para disputar a Copa do Mundo no ano seguinte, na Rússia.

Sampaoli Flamengo

Sampaoli não teve sucesso no Flamengo | Foto: MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images

Durante o tempo em que esteve dirigindo a seleção albiceleste, Sampaoli teve um amistoso contra o Brasil em 2017, disputado na Austrália. Com um gol do zagueiro Gabriel Mercado, a Argentina venceu a seleção comandada pelo então técnico Tite, sendo essa uma das três derrotas do ex-técnico do Brasil contra o país vizinho nos anos em que esteve à frente do comando da Seleção.

Treinador brasileiro faz história em seleção classificada para a Eurocopa 2024

9º – Vanderlei Luxemburgo – 1 jogo

Ainda nos técnicos com apenas um jogo, temos Vanderlei Luxemburgo, histórico técnico multicampeão por clubes no Brasil e com uma passagem rápida pela Seleção Brasileira nos anos de 1998 e 1999.

Luxemburgo Corinthians

Luxemburgo saiu do Corinthians recentemente | Foto: LUIS ROBAYO/AFP via Getty Images

No clássico disputado em Porto Alegre, no Estádio Beira-Rio, a Seleção Brasileira venceu o jogo por um placar de 4 a 2 em uma tarde inspirada de Rivaldo, que marcou três gols naquele jogo. O Brasil não deu nenhuma chance para os comandados de Marcelo Bielsa. A Argentina também tinha um grande time, tendo muitos jogadores de alto nível, como os meias Ariel Ortega e Sebastian Verón, além do grande atacante Hernán Crespo.

Com Seleção Brasileira à espera, Carlo Ancelotti quer sinalização do Real Madrid sobre renovação

8º – Diego Maradona – 2 jogos

Maior ídolo do futebol argentino, Maradona também teve o gostinho de viver Brasil x Argentina como técnico. Ele comandou dois clássicos. No ano de 2008, Diego Maradona era anunciado como treinador da seleção principal da Argentina para a Copa de 2010.

Maradona Argentina

Maradona em duelo com Dunga | Foto: JUAN MABROMATA/AFP via Getty Images

Maradona não venceu a Seleção Brasileira – empatou em 0 a 0 em um jogo válido pelas Eliminatórias, disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, e perdeu por 3 a 1, em jogo válido também pelas Eliminatórias, e realizado no Estádio Gigante de Arroyito em Rosário, casa do tradicional clube da cidade Rosário Central.

7º – Marcelo Bielsa – 4 jogos

Com quatro partidas no clássico sul-americano, o ex-técnico da Argentina Marcelo Bielsa também tem história no confronto contra o Brasil. No geral, seu retrospecto é ruim. Bielsa conseguiu uma vitória (2 a 1 pelas Eliminatórias da Copa de 2002), amargou duas derrotas (ambas em 1999, sendo uma em um amistoso no Beira-Rio por 4 a 2 e a outra em um jogo válido pelas quartas de finais da Copa América por 2×1 no Paraguai), além de um empate por 2 a 2 na final da Copa América de 2004, no Peru, que perdeu a disputa de pênaltis por 4 a 2.

Bielsa Uruguai

Bielsa está à frente do Uruguai | Foto: EITAN ABRAMOVICH/AFP via Getty Images

6º – Dunga – 5 jogos

Técnico da Seleção Brasileira na Copa de 2010, Dunga também teve muitos embates contra a seleção argentina. No total, foram cinco duelos contra os nossos vizinhos. O saldo é extremamente positivo, tendo incríveis quatro vitórias e apenas um empate. Das quatro vitórias, duas foram por 3 a 0, uma em amistoso em 2006 e a outra na Copa América de 2007. Em 2009, a Seleção de Dunga venceu a rival por 3 a 1. A última vitória do técnico sobre a Argentina foi no Superclássico de 2014: 2 a 0.

Dunga Brasil

Dunga teve bom retrospecto contra a Argentina | Foto: EVARISTO SA/AFP via Getty Images

Mesmo que contra a Argentina a seleção de Dunga costumava levar a melhor, de maneira geral o trabalho do ex-técnico não foi tão brilhante assim. No momento mais importante, que foi na Copa de 2010, o Brasil foi eliminado pela Holanda nas quartas de final, levando uma inexplicável virada por 2 a 1.

5º – Lionel Scaloni – 5 jogos

Na quinta posição dos técnicos com mais jogos no clássico Brasil x Argentina, temos o atual treinador campeão do mundo com a seleção argentina: Lionel Scaloni. Com cinco jogos dirigindo a Argentina contra a Seleção Brasileira e podendo aumentar os números, Scaloni tem confrontos muito equilibrados quando enfrenta o Brasil. O treinador teve duas vitórias, sendo uma na copa América de 2021 e outra em um amistoso de 2019, além de duas derrotas, sendo uma em um amistoso de 2018 e outra na Copa América de 2019, e um empate que ocorreu em novembro de 2021.

Scaloni Argentina

Scaloni venceu o Brasil na final da Copa América de 2021 | Foto: MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images

Mesmo com esse retrospecto razoável, Lionel Scaloni tem créditos com a torcida argentina, até porque no ano passado o treinador ajudou a conquistar o tricampeonato mundial no Catar em um momento no qual muitos não acreditavam no título, principalmente depois da primeira fase, na qual a Argentina teve muita dificuldade para se classificar.

4º – Alejandro Sabella – 6 jogos

O ex-técnico da seleção argentina, falecido em 2020, Alejandro Sabella dirigiu a Albiceleste em seis oportunidades contra a Seleção Brasileira e é o terceiro nome da lista com mais jogos no confronto. No total, seu retrospecto contra o Brasil em um todo é negativo: três derrotas, um empate e duas vitórias. Porém, mesmo com esse quadro ruim no clássico, Sabella em um todo fez um bom trabalho à frente da seleção argentina, tendo como a campanha de destaque o vice-campeonato mundial de 2014, que foi disputado no Brasil, o qual a Argentina perdeu por 1 a 0 para a Alemanha.

Sabella Argentina

Sabella foi vice-campeão mundial | Foto: PATRIK STOLLARZ/AFP via Getty Images

3º – Tite – 7 jogos

O terceiro nome da lista que mais dirigiu o clássico sul-americano foi o ex-técnico da Seleção nas últimas duas Copas (2018 e 2022). Tite teve sete jogos no total contra os hermanos, tendo três vitórias, três derrotas e um empate. Diante disso, os números mostram que os clássicos entre Brasil e Argentina na era Tite normalmente eram confrontos de muito equilíbrio. Em apenas um jogo ocorreu uma diferença técnica grande em campo, que foi a vitória do Brasil por 3 a 0 em 2016, em um jogo válido pelas Eliminatórias da Copa de 2018 e que ocorreu no Mineirão.

Tite Brasil x Argentina

Tite teve histórico de equilíbrio contra a Argentina | Foto: JUAN MABROMATA/AFP via Getty Images

2º – Mano Menezes – 9 jogos

O segundo nome da lista que mais dirigiu jogos no Brasil x Argentina é Mano Menezes. Treinador do Brasil no período de 2010 até 2012, Mano Menezes teve no total nove embates contra a seleção argentina, obtendo apenas uma vitória em um jogo válido pelo Superclássico das Américas em 2011. Mano teve duas derrotas e seis empates em sua passagem.

Mano Menezes Brasil x Argentina

Mano Menezes na época de Seleção Brasileira | Foto: PEDRO LADEIRA/AFP/GettyImages

No geral, mesmo obtendo o segundo maior número de partidas disputadas no clássico contra a seleção argentina, o desempenho do ex-técnico da seleção é ruim, além também do fraco futebol que era praticado na época pela Seleção. As duas derrotas que Mano sofreu para a Argentina foram em novembro de 2010, por 1 a 0, e em 2012, naquele jogaço nos Estados Unidos, em que o Brasil foi derrotado por 4 a 3 em uma tarde iluminada de Lionel Messi.

1º – Carlos Alberto Parreira – 11 jogos

O técnico que mais disputou Brasil x Argentina na história dos confrontos foi Carlos Alberto Parreira, lendário técnico tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994. Nos duelos contra os nossos vizinhos, Parreira tem um bom aproveitamento. Dos 11 jogos contra a Argentina, foram cinco vitórias, três empates e três derrotas.

Parreira Brasil x Argentina

Parreira conhece bem Brasil x Argentina | Foto: ALEXANDER JOE/AFP via Getty Images

O jogo mais marcante foi a decisão da Copa das Confederações de 2005. O Brasil aplicou a histórica goleada por 4 a 1. Adriano Imperador brilhou com dois gols. Kaká e Ronaldinho Gaúcho também foram às redes naquela inesquecível partida para os brasileiros.

Você Também pode gostar