O Boca Juniors anunciou, na noite da última segunda-feira (14), Fernando Gago como novo treinador. O ex-jogador do clube foi a escolha do presidente Juan Román Riquelme para substituir Diego Martínez, que deixou o comando da equipe em setembro.
Aos 38 anos, Gago está em sua quarta experiência como treinador profissional. Afinal, assim que pendurou as chuteiras, em 2021, treinou Aldovisi e Racing, ambos da Argentina. Em seguida, acertou com o Chivas Guadalajara, onde estava até ser contratado pelo Boca. De acordo com a imprensa argentina, os Xeneizes pagaram R$ 8 milhões de multa rescisória ao clube mexicano pela quebra de contrato.
Gago e Boca Juniors têm uma relação muito afetiva. O ex-volante surgiu nas categorias de base do clube até ser vendido para o Real Madrid, em 2006, por 27 milhões de dólares. No entanto, teve muitos problemas de lesão.
Após faturar quatro títulos pelos Merengues, passou a rodar por outras equipes, como Roma (Itália) e Valencia (Espanha), ambos na Europa, até retornar ao futebol argentino. Atuou pelo Vélez até, enfim, voltar ao Boca, em 2014.
Contudo, os problemas físicos vieram junto na bagagem de volta a Buenos Aires. Ao longo dos anos, as lesões eram constantes e os jogos, escassos. Por conta disso, acabou novamente emprestado ao Vélez, onde, enfim, abreviou sua carreira de jogador e pendurou as chuteiras.