As quartas de final da Champions League vêm aí, com promessa de muita emoção, bom futebol e jogos de tirar o fôlego. O sorteio, nesta sexta-feira, definiu os confrontos: Manchester City x Borussia Dortmund, Bayern de Munique x PSG, Real Madrid x Liverpool e Porto x Chelsea. O que esperar dos quatros duelos? Quais são os pontos fortes e fracos dos times?
LEIA MAIS! Guardiola é só elogios para Haaland: ‘Um dos melhores do mundo na idade dele’
A expectativa é de jogos inesquecíveis. Temos reedições de finais, como a da última temporada entre Bayern de Munique x PSG, e também entre Real Madrid e Liverpool, que decidiram duas Champions.
O que esperar das quartas de final da Champions League
Bayern de Munique x PSG
É o duelo que mais chama atenção, justamente por ser a reedição da última final de Champions League. Os dois clubes eram apontados como favoritos ao título desta edição e vão se encontrar agora nas quartas de final.
O poderoso Bayern
Atual campeão da Champions League, o Bayern impressionou na última temporada, com um futebol avassalador. O conjunto chama atenção, além do talento individual de peças como Sané, Coman, Kimmich, Gnabry & Cia. Isso sem falar no craque do time: Lewandowski.
O Bayern de Munique é uma máquina de fazer gols e ostenta uma sequência de 19 jogos de invencibilidade na Champions League. O entrosamento, a qualidade e o poder de decisão podem pesar.
É difícil apontar um ponto fraco neste Bayern, mas o setor defensivo, nesta temporada, vem enfrentando dificuldades. O Bayern já sofreu 47 gols na temporada, três a menos do que em toda a temporada 2019/2020. Além disso, o clube alemão pode ter problema para conter a velocidade de Mbappé e possivelmente Neymar contra uma zaga que costuma jogar bem adiantada.
Paris Saint-Germain
O clube francês tem talento para derrubar o Bayern. Mbappé tem feito a diferença – foi fundamental nas oitavas de final. E o PSG deve ter o reforço de Neymar. Além disso, Di María, Marquinhos, Navas & Cia. são “coadjuvantes” de luxo. A qualidade é o principal trunfo do PSG. E o time vem ganhando casca, sedento para ser campeão da Champions League.
Um ponto que pode jogar contra o clube francês é a irregularidade. O PSG não está sobrando, como aconteceu nas últimas temporadas, no Campeonato Francês. O time, uma hora ou outra, oscila. Para passar pelo Bayern, precisa jogar o fino da bola.
Manchester City x Borussia Dortmund
Pep Guardiola vai enfrentar um rival que lhe traz recordações da época de Alemanha, quando dirigiu o Bayern. Além disso, um detalhe deste duelo é que Haaland, principal nome do Dortmund, está na mira do City. E o duelo deve ser especial para ele, pois seu pai, Alf-Inge Haaland, defendeu o Manchester City.
Manchester City
O clube inglês é apontado, ao lado do Bayern e do PSG, no primeiro bloco de favoritos. Não é para menos. O time de Guardiola emplacou uma sequência consistente de vitórias e apresentou um futebol de alto nível. Movimentação, troca de passes, volume ofensivo… características marcantes de um time que sonha alto. Isso sem falar na qualidade de De Bruyne, Sterling, Gündogan & Cia.
Além das virtudes ofensivas, o Manchester City tem apresentado um sistema defensivo de respeito. O time de Guardiola sofreu apenas um gol em oito jogos até aqui na Champions League.
O City colocará à prova este sistema defensivo contra Haaland. Além disso, pode sofrer com o contra-ataque e a velocidade do Dortmund. E também vai lidar com o favoritismo e um peso que pode atrapalhar: a pressão para avançar e ser campeão da Champions League.
Borussia Dortmund
O clube alemão tem o centroavante do momento. Haaland é o artilheiro da Champions League, com dez gols. É a principal esperança e trunfo do Dortmund contra o City. A arma do contra-ataque também pode ser explorada, com Jadon Sancho. O Borussia Dortmund pode se beneficiar da pressão estar do lado de lá, mas será preciso conter o City e não vacilar.
A questão é que a temporada do Dortmund não é das melhores. O clube é o quinto colocado da Bundesliga e sofre com irregularidade. Apesar do talento, o time é cercado de dúvidas no momento.
Real Madrid x Liverpool
É mais uma reedição de final. Real Madrid e Liverpool já disputaram duas decisões. O “placar” está empatado. Em 1981, o clube inglês levou a melhor. Já em 2018 o título foi merengue. Por falar na última decisão, o lance envolvendo Salah e Sergio Ramos vai ser explorado. Na ocasião, o atacante egípcio se machucou após o zagueiro espanhol segurá-lo.
Real Madrid
O clube merengue conta com uma espinha dorsal habituada a momentos decisivos e a títulos da Champions League, como Sergio Ramos, Varane, Casemiro, Kroos, Modric e Benzema. O atacante francês, por sinal, é outro trunfo. Ele é a principal peça do time. E a camisa também pesa. O Real Madrid cresce em momentos assim.
O ponto fraco merengue é que o time não empolga e oscila ao longo da temporada. Além disso, sofre com lesões, como a de Hazard, que deveria ser um nome de peso e líder do time.
Liverpool
O clube inglês sabe que a Champions League é a única chance de salvar uma temporada, até aqui, decepcionante. O Liverpool patina na Premier League – é o sexto colocado -, mas tem camisa e talento para derrubar o Real. Salah, Mané e Firmino são as principais esperanças, além de uma mobilização especial para dar uma resposta.
O Liverpool está longe de apresentar aquele futebol que dominou a última Premier League ou do título da Champions de 2019. As lesões na zaga cobraram um preço alto. O time sentiu emocionalmente. Será preciso domar os nervos contra o Real Madrid.
Porto x Chelsea
O clube português está em alta, após eliminar a Juventus de Cristiano Ronaldo nas quartas de final. O Chelsea também vive um momento especial na temporada. A expectativa por este duelo também é grande.
Porto
O clube português já mostrou do que é capaz. Eliminar a Juventus – tendo de superar a dificuldade a mais de ter um jogador expulso, na partida de volta – é algo para dar moral. O Porto conta com o trabalho consolidado do técnico Sérgio Conceição, no clube desde 2017/2018. Além disso, reúne experiência, como a de Pepe, de 38 anos, e talento, com Marega, Sérgio Oliveira, Luis Díaz.
O Porto tem oscilado defensivamente. Foram 13 gols sofridos nos últimos dez jogos. O clube português precisa ser mais sólido na defesa no mata-mata da Champions League.
Chelsea
O clube inglês está invicto sob o comando de Thomas Tuchel. O técnico ostenta uma sequência de 13 jogos de invencibilidade, com nove vitórias e quatro empates, à frente do Chelsea. O time vai mostrando evolução e tem talento para ir longe.
Porém, ainda é o começo de um trabalho. E o Chelsea vai ter de lidar com uma responsabilidade maior no duelo com o Porto, por ter um time com um investimento consideravelmente superior em relação ao rival português.
Você Também pode gostar
- Real Madrid e Bayern travam batalhas na próxima janela de transferências
- PSG tem mais uma derrota na ‘guerra’ com Mbappé
- Manchester City prepara caminhão de dinheiro para renovar com Haaland
- Rodri elogia Vini Jr e não descarta transferência para o Real Madrid
- Lateral do Santos entra na mira de gigantes da Europa
- Liverpool de olho em craque da Inter de Milão
Comentar