Futebol Internacional

Alex Telles se despede em alta. Relembre brasileiros que brilharam no Porto

Substituído no segundo tempo da vitória de 2 a 0 sobre o Sporting, que deu o título português ao Porto, o lateral-esquerdo brasileiro Alex Telles se emocionou e chorou no banco de reservas. Afinal de contas, após 180 jogos e 23 gols pelo Dragão vai deixar o clube. Ele está acertando a sua transferência para o PSG. O jogador ainda vai disputar algumas partidas pelo time no fim da temporada. Mas sabe que sua história chegou ao fim. Mas ele se junta ao seleto grupo dos brasileiros que brilharam no Porto.

Alex Telles na lista dos brasileiros que brilharam no Porto (Foto: Getty)

A lista conta com nomes que viraram ídolo no Porto. Tem brasileiro que foi o mais jovem a marcar pelo clube em uma final continental. Também teve goleiro que foi paredão e idolatrado pelos torcedores.

Leia também

Embora no PSG, por R$ 487 milhões mais Dembélé Barcelona abre as portas para Neymar
Retorno de Neymar ao Barcelona ganha mais reforço dentro do elenco catalão
Fabricando talentos: os clubes que mais revelaram craques na última década
Tão logo a punição foi suspensa, Guardiola já faz lista de reforços para o City

O MAIS QUE UM JOGO relembra os brasileiros que brilharam no Porto:

Jardel

Jardel é ídolo do Porto (Foto: Divulgação)

Os 175 jogos com a camisa do Porto e os 168 gols marcados colocam o artilheiro Jardel em um patamar dos ídolos do Porto. Jogou no clube entre 1996 e 2000 e ganhou por três vezes o título português.

Maicon

Maicon se firmou no Porto (Foto: Getty)

Revelado pelo Cruzeiro, o zagueiro Maicon fez história no Porto. Jogou entre 2009 e 2016 pelo Dragão. Ganhou a Liga Europa em 2011 e foi três vezes campeão nacional.

Fernando

Fernando liderou o meio-de-campo do Porto (Foto: Uefa)

O volante Fernando disputou 142 jogos com a camisa do Porto, ganhando vários títulos. O principal deles foi a Liga Europa.

Carlos Alberto

Carlos Alberto beija a taça da Champions (Foto: Uefa)

O meia Carlos Alberto disputou 39 jogos e marcou 11 gols pelo Porto. Um deles na final da Champiosn League contra o Monaco. Se tornou o jogador mais novo da história do Porto a marcar um gol em uma final internacional. Ele tinha 20 anos. Assim justifica a condição de ídolo.

Diego

Diego chegou para substituir Deco no Porto (Foto: Getty)

Outro brasileiro campeão da Champions de 2004 pelo Porto foi o meia Diego, hoje no Flamengo. Chegou com status de substituto de Deco e conquistou o título mundial diante do Once Caldas da Colômbia em 2004. Mas entregou menos do que esperava dele. Mesmo assim tem lugar de destaque.

Derlei

Derlei tinha faro de gol (Foto: Getty)

Foram 39 gols e 92 partidas com a camisa do Porto. O artilheiro brasileiro Derlei fez história com a camisa do Porto, ganhando o Mundial de Clubes e a Champions League. Assim virou um dos grandes ídolos do Porto. Mas nunca brilhou no futebol brasileiro.

Hulk

Hulk brilhou no Porto. Assim ganhou fama na Europa (Foto: Getty)

O atacante brasileiro Hulk fez 170 jogos com a camisa do Porto e conquistou vários títulos pelo clube, como o Campeonato Português em quatro ocasiões: 2008–09, 2010–11, 2011–12 e 2012–13.

Geraldão

Geraldão foi xerife no Porto (Foto: Uefa)

O zagueiro Geraldão foi um dos xerifes brasileiros do Porto com 101 jogos pelo time. Foi campeão mundial em 1987 pelo clube. Assim escreveu sua história no Porto.

Aloísio

Aloísio se destacou pelo Porto (Foto: Uefa)

Após brilhar pelo Internacional, o zagueiro Aloísio também foi xerife no Porto. É o brasileiro com mais jogos pelo time lusitano, com 332 jogos. Além disso foi pentacampeão nacional pelo clube entre 1994 e 1999.

Helton

Helton foi paredão no Porto (Foto: Getty)

O goleiro Helton é o segundo brasileiro com mais jogos pelo Porto. Foram 334 jogos. Além disso fez sete títulos nacionais. Assim virou ídolo da torcida.

Você Também pode gostar