Publicidade

A semana foi marcada por aniversários de dois dos três clubes mais antigos do Brasil. O Rio Grande, o vovô da turma, completou 120 anos no último domingo, dia 19 de julho. Dois dias depois o Fluminense, terceiro nesta lista, chegou aos 118 anos.

Entre Rio Grande e Fluminense aparece a Ponte Preta. O aniversário da Macaca está próximo. No dia 11 de agosto o time de Campinas (SP) chegará aos 120 anos.

Leia também:

Publicidade

Qual a camisa mais bonita? Listamos camisas desenhadas por torcedores
Caso Dudu: relembre atletas que tiveram polêmicas com mulheres

O MAIS QUE UM JOGO mostra o topo 10 dos clubes mais antigos do Brasil:

Rio Grande

Rio Grande é o clube mais antigo do Brasil (Foto: Arquivo Rio Grande)

O clube mais antigo do Brasil é o Sport Club Rio Grande. Fundado em 19 de julho de 1900, tem 120 anos. Atualmente o time não é nem sombra daquele que foi campeão gaúcho em 1936. Tanto que disputa divisões inferiores do Estadual.

Ponte Preta

A Macaca mais antiga do Brasil (Foto: FPF)

Publicidade

A Ponte Preta faz aniversário apenas em 11 de agosto, mas também foi fundada em 1900. Assim completará 120 anos. A Macaca está em plena atividade e disputa o Campeonato Paulista.

Fluminense

Fluminense é acostumado a títulos (Foto: Fluminense)

O grande clube mais velho do Brasil é o Fluminense. O Tricolor também fez aniversário esta semana, em 21 de julho, quando completou 118 anos. O Tricolor foi fundado em 1902. Assim é o voovô dos gigantes brasileiros.

Vitória

Parceria Vitória-Topper já havia ocorrido há uma década

Outro time antigo bem conhecido do torcedor brasileiro é o Vitória da Bahia. Fundado em 13 de setembro de 1902. O clube comemora a sua inauguração como se fosse em 1899. Mas na época era apenas um clube social. Assim não vale para efeito esportivo.

Grêmio

Grêmio tem história de títulos (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação)

Publicidade

Um ano depois, em 1903, o Grêmio foi fundado no dia 15 de setembro. O Tricolor gaúcho carrega muitas glórias e segue brigando pelos títulos na competição que disputa. Mas seu passado também orgulha a torcida.

Bangu

Bangu tinha um timaço em 1966 (Foto: Arquivo Bangu)

Fundado em 17 de abril de 1904, o Bangu luta para recuperar seus dias de glória. O time foi campeão carioca nos anos de 1933 e 1966. Além disso foi vice-campeão brasileiro em 1985. Mas apesar de estar na elite do futebol carioca, não tem a mesma força de antes.

Botafogo

Botafogo no dia da decisão do Brasileiro (Foto: Divulgação)

Outro grande clube na lista dos antigos é o Botafogo, fundado em 12 de agosto de 1904. O Glorioso está prestes a virar empresa e tem feito contratações de peso, animando seus torcedores. Mas o que mais orgulha a torcida é um dos passados mais bonitos do futebol mundial.

America

America foi campeão em 1960 (Foto: Arquivo America)

Publicidade

Em 18 de setembro de 1904 mais um carioca nascia. O simpático America, o segundo time da maioria dos torcedores do Rio. Sete vezes campeão carioca, o Mequinha tem perambulado pela Segundona do Rio com frequência. Mas segue no coração dos cariocas.

Sport

Sport campeão da Copa do Brasil de 2008 (Foto: CBF)

O ano de 1905 trouxe para o futebol o Sport Recife. Campeão brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil de 2008, o Leão voltou este ano para a elite do futebol brasileiro. Mas o título de 1987 veio em uma batalha com o Flamengo na Justiça. Entretanto o posto de um dos mais antigos ninguém tira do Sport.

Inter de Bebedouro

Inter de Bebedouro fecha a lista (Foto: FPF)

Hoje em divisões inferiores do futebol paulista, a Inter de Bebedouro foi fundada em 11 de junho de 1906. Assim fecha o Top 10 dos clubes mais antigos do Brasil.