Leônidas da Silva, Domingos da Guia, Barbosa, Garrincha, Didi, Jairzinho, Paulo Cezar Caju, Romário… uma turma de craques. Um seleto grupo que fez história no futebol carioca. No Dia da Consciência Negra, também em referência a Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização dos negros, o Mais Que Um Jogo faz reverência em forma de homenagem e admiração por estes craques negros que brilharam no Rio.
Craques negros que fizeram história no futebol carioca
Domingos da Guia
Está eternizado no hino do Bangu, pelo qual começou a carreira e pelo qual começou a brilhar. Um zagueiro de técnica refinada, também é ídolo do Flamengo. E um orgulho para o futebol carioca.
Fausto
A “Maravilha Negra”, Fausto foi um dos expoentes do futebol como forma de ferramenta de reflexão contra uma sociedade excludente. Brilhou por Bangu, Vasco e Flamengo.
Leônidas da Silva
Um dos primeiros craques da história rubro-negra, Leônidas da Silva ajudou a popularizar o Flamengo no fim da década de 30 e na década de 40. Disputou 148 jogos e marcou 151 gols. Da elegância em campo, ganhou o apelido de “Diamante Negro”.
Barbosa
A torcida do Vasco sempre abraçou e enalteceu o goleiro, considero vilão por muitos pelo “Maracanazzo” da Copa de 1950. O clube também reverencia o ídolo. Barbosa será o nome do campo 1 do centro de treinamento vascaíno.
Zizinho
Craque da Seleção Brasileira em 1950, Zizinho era ídolo simplesmente do Rei Pelé. Pouca coisa? Brilhou com a camisa do Flamengo, pelo qual fez 145 gols.
Waldo
É o maior artilheiro da história do Fluminense, com 319 gols. Waldo brilhou no futebol carioca na década de 50 até o início dos anos 60.
Didi
Lenda do futebol carioca, Didi encantou o mundo, seja com a folha seca, seja pela elegância com a qual jogava. Além de “Mr. Football”, apelido dado pela imprensa europeia, recebeu a alcunha de Princípe Etíope. Brilhou pelo Botafogo e Fluminense.
Quarentinha
É o maior artilheiro da história do Botafogo, com 313 gols. Quarentinha conquistou três títulos do Carioca e um do Rio-São Paulo, em 1962.
Garrincha
Um dos principais nomes da história do futebol mundial. Garrincha encantou por sua genialidade e habilidade em transformar os adversários em “João”. Eternizou a camisa 7 do Botafogo.
Amarildo
O Possesso, campeão mundial com a Seleção Brasileira, brilhou com a camisa do Botafogo. Amarildo também defendeu Flamengo e Vasco.
Carlos Alberto Torres
O capitão do tri. Um dos melhores laterais-direitos da história. Carlos Alberto Torres brilhou especialmente com a camisa do Fluminense. Também defendeu Botafogo e Flamengo.
Jairzinho
O furacão da Copa do Mundo de 1970 está na galeria dos maiores ídolos da história do Botafogo. Jairzinho brilhou pelo clube de 1963 a 1974 e em 1981.
Paulo Cezar Caju
Tricampeão em 1970, Caju foi um dos principais nomes do futebol carioca naquela década, seja por Fluminense, Botafogo ou Flamengo.
Assis
Brilhou no título tricolor do Brasileiro de 1984. Assis foi carrasco do Flamengo. Adorado pela torcida, ganhou música: “Recordar é viver, Assis acabou com você.”
Washington
Formou o Casal 20 ao lado de Assis. Washington tinha faro de gol e também está na lista dos maiores ídolos da história do Fluminense.
Júnior
Tem o DNA rubro-negro. Júnior simplesmente é o atleta com mais jogos pelo Flamengo – 876 partidas. E coleciona uma porção de títulos (Mundial, Libertadores, quatro Brasileiros, entre outros). Está na história do Fla e do futebol carioca.
Romário
É um patrimônio do futebol carioca e brasileiro. Romário mostrou a arte de fazer gols pelo Vasco, pelo Flamengo e pelo Fluminense. Ainda realizou o sonho de pai de fazer um jogo pelo América.
Você Também pode gostar
- Romário exalta Raphinha: ‘Um dos melhores do mundo no momento’
- Romário, Neymar e outros… Os craques que decidiram jogos contra o Uruguai
- Cristiano Ronaldo provocou – quem são os brasileiros com mais de mil gols
- Cristiano Ronaldo na busca pelo milésimo gol
- Sylvinho não está só… Os técnicos brasileiros que brilharam em outras seleções
- Pentacampeão do Brasil tira Cristiano Ronaldo dos melhores do mundo