Decisivo na vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, Everton abriu o placar e deu assistência para Vinicius Júnior marcar. O meia-atacante balançou a rede pela décima vez na temporada, igualando sua melhor marca pelo Flamengo e da carreira – também fez dez gols em 2014, quando voltou para o Rubro-Negro.
Este ano, Everton tem média de 0,19 gol por partida (já disputou 52 jogos), um pouco abaixo da de 2014 (a média foi de 0,2 – ele atuou em 49 partidas). O meia-atacante marcou metade de seus gols em 2017 em clássicos (foram três sobre o Fluminense, um sobre o Botafogo e um sobre o Vasco). Ele fechou a temporada empatado com Guerrero no quesito “gols em clássicos”.
LEIA MAIS
Candidatos a craques? Relembre quem despontava há dez anos
Flamengo promove Lincoln: relembre atacantes revelados pelo clube de 2000 para cá
Há vida sem Guerrero? As soluções e o problema que o Flamengo precisa resolver
Flamengo fecha 2017 como pesadelo dos rivais e bom desempenho em clássicos
Everton é o terceiro artilheiro do Flamengo na temporada, atrás de Diego, que marcou 16 gols, e Guerrero, principal goleador, com 20. O meia-atacante é o quarto que mais entrou em campo pelo Rubro-Negro no ano, atrás de Réver (55 jogos), Pará (56 jogos) e Willian Arão (59 jogos).
Everton, peça-chave do Flamengo
O meia-atacante é considerado peça-chave no time, por sua velocidade e comprometimento tático. A versatilidade também é explorada – às vezes é deslocado para a lateral. Everton se fixou como titular vencendo a concorrência ao longo do ano (a disputa por vaga se deu mais na ponta direita, com Everton sendo o dono do pedaço na esquerda).
Ao todo, Everton soma 230 jogos e 34 gols pelo Flamengo. A primeira passagem dele começou em 2008, após ganhar projeção pelo Paraná. Ele foi campeão carioca e hexacampeão brasileiro em 2009 – atuou algumas vezes como lateral-esquerdo. O retorno à Gávea foi em 2014. De lá para cá, conquistou mais dois títulos estaduais (2014 e 2017).
Os números de Everton pelo Flamengo
Temporada 2017 – 10 gols em 52 jogos
Temporada 2016 – 5 gols em 41 jogos
Temporada 2015 – 6 gols em 47 jogos
Temporada 2014 – 10 gols em 49 jogos
Temporada 2009 – 3 gols em 41 jogos
Temporada 2008 – 10 jogos
Você Também pode gostar
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Tite em foco e Gerson herói: os memes da vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR
- Tite está na corda bamba no Flamengo – veja os números do técnico comandando o time
- Gabigol será titular em Peñarol x Flamengo?
- John Textor perde disputa: Everton tem novo dono