Paulo César Carpegiani assume o time do Flamengo com olhares desconfiados, mas é “aceitável”. Esse respaldo tem relação direta com o título mundial de 1981, no qual o Flamengo jogou sob seu comando.
Mas 37 anos se passaram desde aquela final no Japão. Tudo mudou, principalmente o Flamengo, no que se refere ao elenco. Difícil saber o que o torcedor pode esperar dessa nova passagem de Carpegiani na temporada que está para começar. Confira abaixo, o elenco que ele pegou em 1981 e o que ele vai encontrar hoje.
Separamos os jogadores por setores, mas dá para ter uma ideia.
Flamengo de 1981:
Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.
Flamengo de 1981:
Diego Alves; Pará, Réver, Juan e Trauco; Cuéllar, Arão e Diego; Éverton Ribeiro, Felipe Vizeu e Everton.
Leia também
Flamengo vai para o 12º técnico na era Bandeira de Mello
Por que Neymar é sucessor legítimo de Ronaldinho Gaúcho na Europa
Confira o que a dupla Coutinho-Suárez aprontava no Liverpool
Philippe Coutinho amplia tradição brasileira no Barcelona
Philippe Coutinho é o segundo jogador mais caro da história: veja o Top 10
Independência da Catalunha pode tirar Messi do Barcelona de graça
Defesa
Raul é considerado o maior goleiro da história do Flamengo, fato que dificulta ainda mais a tarefa de Diego Alves. Mas o goleiro atual já disse várias vezes que não tem medo de desafios, e já foi elogiado pelo próprio Raul. A julgar o setor defensivo das duas épocas, ter Leandro e Junior bastaria a qualquer time em qualquer época.
Houvesse uma dúvida, seria justamente a dupla de zaga, quase uma exceção no elenco atual. Réver se mostrou eficiente, inclusive como “artilheiro”. E Juan não precisa provar mais nada. Por outro lado, considerando Marinho um bom zagueiro – e era, embora não fosse um gênio -, havia Mozer naquela época.
Gol para 1981!
Meio de Campo
Seria covardia comparar esse meio de campo de 1981 com qualquer outro da história do Flamengo. Andrade, Adílio e Zico – principalmente o Galinho -, são incomparáveis. Além disso, Cuéllar, Arão e Diego ainda não mostraram tudo o que podem. Não conquistaram a confiança do torcedor.
Gol para 1981!
Ataque
Tita era craque e chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira, pode-se dizer, por mérito próprio. Nunes, a bem da verdade, também vestiu a amarelinha. Mas ele contou com uma boa dose de sorte: recebia as bolas logo de quem… Zico! Por sua vez, Lico era um bom jogador, mas nada além disso.
O que seria a linha de ataque do Flamengo de hoje tem qualidade. Everton faz o trabalho de formiguinha com excelência, além de contar com qualidade técnica. O mesmo se pode dizer de Éverton Ribeiro. Quanto ao garoto Felipe Vizeu, fechou o ano como um dos destaques do time. Tem futuro, o menino!
Gol para 2018!
Números como treinador
Carpegiani totaliza 138 jogos no comando do Flamengo, até agora. São duas passagens como treinador, de 1981 a 1983 e no ano 2000. Venceu 83 vezes, com 31 empates e 24 derrotas. Não se saiu tão mal até agora, considerando que o maior título da história foi conquistado sob seu comando, além da Libertadores de 1981. Fora isso, Carpegiani também comandou o Flamengo no título de 1982.
Pode-se dizer que o grande Flamengo da década de 1980 teve início com ele. Mas, como dissemos antes, os tempos são outros.
Sendo assim, que Carpegiani arregace as mangas, pois vai ter trabalho pela frente. E a Nação é impaciente…
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Veja as maiores goleadas do Botafogo na história da Libertadores
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Veja as chances de seu time se classificar para a Libertadores 2025 no Brasileirão