Flamengo e Palmeiras vão decidir, neste domingo, a Supercopa do Brasil. É o duelo entre o campeão brasileiro e o da Copa do Brasil. E será mais um capítulo de uma rivalidade que cresce ano a ano. Motivos não faltam.
LEIA MAIS! Tem jogo? Pai de Torreira admite interesse do Flamengo
A rivalidade só aumenta desde 2016, quando Palmeiras e Flamengo brigaram pelo título brasileiro. Na ocasião, o clube paulista levou a melhor. O mesmo aconteceu em 2018. O Fla respondeu no ano seguinte, inclusive com duas vitórias. Está chegando a hora de mais um capítulo desta história.
Dez motivos que explicam a rivalidade entre Flamengo e Palmeiras
Disputa por títulos
O Palmeiras ganhou o Brasileiro de 2016 e o de 2018, enquanto o Flamengo faturou de 2019 e 2020. Os dois times estão no topo esportivamente, o que aumenta a importância dos duelos e também a rivalidade.
Hegemonia
O desejo de ser hegemônico também acirra a rivalidade. Flamengo e Palmeiras querem “mandar” no futebol brasileiro. E um sempre aparece no caminho do outro.
Provocações
O Palmeiras já tirou onda com o Flamengo, sobretudo com a provocação em relação ao cheirinho, brincadeira criada em 2016. Jogadores do clube paulista, em 2018, após sacramentar o título brasileiro no duelo com Vasco, brincaram em frente a uma loja do Fla no aeroporto Santos Dumont.
A resposta do Flamengo é em forma de música. Gabigol já cantou que “O Palmeiras não tem Mundial, não tem Copinha, não tem Mundial.”
Poderio econômico
Também explica este cenário de rivalidade recente entre Flamengo e Palmeiras. Os dois clubes se consolidaram como potências econômicas, com contratações caras e badaladas.
Eixo Rio-São Paulo
A rivalidade entre cariocas e paulistas no contexto do futebol também é um ingrediente e uma disputa de quem manda na bola.
‘Jogo da discórdia’
No Brasileiro de 2020, em setembro, o Flamengo sofreu com um surto de Covid no elenco. A diretoria rubro-negra tentou adiar o jogo, mas o Palmeiras não cogitou a possibilidade. O clube carioca entrou em campo com um time de garotos – muitos estrearam no profissional na ocasião -, reforçado por Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Pedro, e empatou no Allianz Parque, por 1 a 1.
Rivalidade na base
Os dois clubes também se orgulham do trabalho desenvolvido na base. Além de talentos revelados, Flamengo e Palmeiras têm se encontrado em jogos decisivos. O Fla foi campeão brasileiro sub-20 em cima do rival, em 2019.
Torcidas
Os torcedores de Flamengo e Palmeiras já não se bicavam muito. A rivalidade acirrada fez aumentar a antipatia entre eles.
Troca de técnicos
Um retrato de como a rivalidade cresceu é o peso de uma derrota. Em 2019, o Palmeiras demitiu Felipão após o Flamengo aplicar 3 a 0 no Maracanã, no 1º turno do Brasileiro. No returno, vitória rubro-negra por 3 a 1, no Allianz Parque. Mano Menezes caiu.
Clássico acirrado
Outro termômetro da rivalidade é que, algumas vezes, a temperatura dos jogos aumentou mais do que deveria. Flamengo e Palmeiras já protagonizaram clássicos com lances mais ríspidos. Em 2018, por exemplo, teve confusão. Na ocasião, seis jogadores foram expulsos (Jaílson, Dudu e Luan pelo clube paulista e Cuéllar, Jonas e Henrique Dourado pelo Rubro-Negro), contando com os que estavam no banco de reservas.
Você Também pode gostar
- Esquentou a briga! Veja as probabilidades de título do Campeonato Brasileiro 2024
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Brasileirão: as pedras no caminho de Abel no Palmeiras rumo ao título