Cotado para ser o novo treinador da Seleção Brasileira após Carlo Ancelotti sair de cena, Jorge Jesus foi demitido pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, na última sexta-feira (2). O português não repetiu os resultados da última temporada e viu sua equipe cair na Liga dos Campeões da Ásia e ficar longe do título no Campeonato Saudita.

Apesar de ganhar força para assumir a Seleção, Jorge Jesus não vive bom momento na carreira. A régua de comparação é elevada, afinal fez uma grande primeira temporada na Arábia Saudita. Agora, encerrou seu segundo ano sem títulos expressivos, apesar de o Al-Hilal ainda ter chances, mesmo que pequenas, no campeonato local.
Jorge Jesus chegou à equipe saudita em julho de 2023, durante a onda de aportes financeiros do Fundo de Investimento Público do país, feitos com o objetivo de fortalecer a liga local. Logo em sua primeira temporada, alcançou uma marca incrível: 34 vitórias consecutivas, um recorde mundial que fez o time entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes.
Dessa maneira, Jorge Jesus faturou o título do Campeonato Saudita e a Copa do Rei Saudita. Faltou apenas a Champions League da Ásia para completar a Tríplice Coroa local. A sequência de triunfos foi quebrada justamente na competição continental, após derrota por 4 a 2 para o Al-Ain, nas quartas de final. No jogo de volta, até venceu por 2 a 1, placar insuficiente para avançar no torneio.
Jorge Jesus não mantém rendimento em segundo ano pelo Al-Hilal
Nesta temporada, contudo, manter o nível era difícil e, de fato, não ocorreu. O time iniciou bem a temporada, conquistando a Supercopa Saudita ao golear o Al-Nassr, do compatriota Cristiano Ronaldo.
No entanto, na Copa do Rei, caiu nos pênaltis para o Al-Ittihad, do francês Benzema. Na última terça-feira, veio a pá de cal no trabalho de Jesus no Al-Hilal: derrota na semifinal da Champions Asiática por 3 a 1 para o Al-Ahli, com direito a gol do brasileiro Firmino.
A esperança de títulos expressivos seria no Campeonato Saudita, mas as chances são pequenas. Afinal, o Al-Hilal está em segundo lugar, a seis pontos do líder Al-Ittihad, faltando apenas cinco rodadas. Em caso de empate em pontos, o confronto direto também é desfavorável. Assim, a equipe precisa vencer os cinco jogos e torcer para, ao menos, três tropeços do time de Benzema.
Números de Jorge Jesus no Al-Hilal
Temporada 2023/24
59 jogos
50 vitórias
6 empates
3 derrotas
158 gols marcados
44 gols sofridos
Títulos: Supercopa do Rei Saudita, Copa do Rei Saudita e Saudi Pro League
Temporada 2024/25
46 jogos
31 vitórias
8 empates
7 derrotas
129 gols marcados
50 sofridos
Título: Supercopa do Rei Saudita
Agora, resta ao técnico Jorge Jesus negociar um contrato com a Seleção Brasileira visando à disputa da Copa do Mundo de 2026. O nome do treinador vem sempre à mente do torcedor por conta do grande trabalho à frente do Flamengo em 2019/20, período no qual conquistou cinco títulos (Libertadores, Brasileiro, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca) e sofreu apenas três derrotas.
Você Também pode gostar
- Al-Hilal oferece R$ 1,1 bilhão em salário para tirar Raphinha do Barcelona
- CBF tem dirigentes na Espanha para fechar com Carlo Ancelotti
- Al-Hilal x Al-Khaleej pelo Sauditão: onde assistir ao vivo com imagens
- Al-Ettifaq x Al-Hilal pelo Campeonato Saudita: onde assistir ao vivo com imagens
- Al-Hilal x Al-Nassr: onde assistir ao vivo, escalações e horário
- Time de Jorge Jesus faz proposta por Van Dijk e oferece salário de R$ 126 milhões