Publicidade

A Copa do Brasil começa nesta terça-feira, às 21h30. Os primeiros jogos são Caxias-RS x Atlético-PR, no Centenário, e Vitória da Conquista x Boa, no Lomento Júnior. Nesta quarta vem a sequência, completando o início da saga para 80 clubes participantes.

Copa do Brasil começa nesta terça-feira

Desde o ano passado a competição ganhou uma versão interessante, logo de cara. Nas duas primeiras fases, os clubes visitantes se classificam para a fase posterior bastanto o empate. Significa que apenas a vitória interessa ao mandante, lembrando que o sistema da Copa do Brasil é o de mata-mata.

Publicidade

Os clubes de mais tradição costumam ser visitantes nessas fases iniciais. Bom negócio? Nem sempre.

É bom lembrar que, no ano passado, a maioria dos mandantes não aproveitou a oportunidade na primeira fase. Porém, foram 13 vitórias dos donos da casa, um número signficativo. Entre os visitantes, 20 venceram seus jogos e outros sete se classificaram com o empate.

Ferroviário Atlético Clube é o único entre os dez clubes sem pontuação no ranking da CBF que tem mais de uma participação na Copa do Brasil (Divulgação) Ferroviário Atlético Clube é o único entre os dez clubes sem pontuação no ranking da CBF que tem mais de uma participação na Copa do Brasil (Divulgação)

São Paulo concentra o maior número de campeões da Copa do Brasil, com nove títulos. Em seguida, o Rio Grande do Sul soma sete títulos, contra seis de Minas Gerais. O Rio de Janeiro aparece em quarto lugar, com cinco títulos no total.

Campeões dos campeões

Publicidade

Grêmio e Cruzeiro são os clubes que mais títulos conquistaram, com cinco troféus para cada um. Palmeiras, Corinthians e Flamengo, cada qual com três títulos, vêm em seguida.

A Copa do Brasil vai pagar R$ 50 milhões ao campeão e R$ 20 milhões ao vice. São 80 clubes no início, com outros 11 entrando nas oitavas de final.

Leia também

Publicidade

Curiosidade marca duelo Caldense x Fluminense
Abel Braga completa 300 jogos no comando do Fluminense
Barcelona iguala recorde de invencibilidade da época de Guardiola
Trio BBC chega a 400 gols, mas convive com crise no Real Madrid
Dono da bola e compacto: este é o Palmeiras de Roger Machado
Gol à la Ronaldinho e voadora assassina: o que foi Cardiff x Manchester City?
Neymar supera Ronaldinho Gaúcho com a camisa do PSG