Publicidade

A semifinal da Taça Guanabara tem dois “intrusos”. Boavista e Bangu se classificaram para o mata-mata, desbancando Fluminense e Vasco, e vão se enfrentar por uma vaga na decisão. O Campeonato Carioca não via dois times de menor expressão juntos numa semifinal de turno havia cinco anos. Em 2013, Resende e Volta Redonda avançaram na Taça Rio – Flamengo e Vasco ficaram pelo caminho naquela ocasião.

Bangu deixou o Vasco pelo caminho na Taça Guanabara | Foto: João Carlos Gomes / Bangu

No ano passado, o Madureira chegou à semifinal da Taça Guanabara e foi eliminado pelo Fluminense. Os semifinalistas da Taça Rio foram os quatro grandes clubes cariocas.

LEIA MAIS

Publicidade

Barcelona de Valverde faz história e supera marca de Guardiola
Crise no Real Madrid pode sobrar para Keylor Navas
Neymar tem razão: apanha mais na França do que na Espanha
Mercado de inverno movimenta R$ 3,5 bilhões: Barcelona é o campeão
Rennes usa mesma moeda para responder provocação de Neymar
Barcelona aumenta oferta e se aproxima de acordo com Grêmio por Arthur

O Campeonato Carioca teve formato diferente em 2016 (os grandes fizeram a semifinal do torneio), 2015 (os grandes também fizeram a semifinal) e 2014 (a Cabofriense chegou à semi, sendo eliminada pelo Flamengo. O Botafogo ficou fora do mata-mata).

Foi em 2013 que a façanha de dois clubes de menor expressão na semifinal de turno havia acontecido pela última vez. Naquela ocasião, Resende e Volta Redonda desbancaram Flamengo e Vasco. No mata-mata da Taça Rio, o Resende perdeu para o Botafogo, enquanto o Voltaço foi derrotado pelo Fluminense.

Publicidade

Agora, o feito se repete com Boavista e Bangu. O clube de Saquarema tem a vantagem do empate por ter tido melhor campanha – somou nove pontos e ficou à frente do Botafogo por ter uma vitória a mais, além de ter vencido o Fluminense. O Bangu foi segundo colocado do Grupo B, com oito pontos. O time da Zona Oeste bateu o Vasco na estreia, em São Januário.

Boavista tem vantagem do empate | Foto: Reprodução site oficial do Boavista

O último ‘pequeno’ em final de turno

Como Boavista, primeiro colocado do Grupo C, e Bangu, segundo do B, vão se enfrentar numa semifinal – a outra será entre Botafogo e Flamengo -, um clube de menor expressão estará na decisão de um turno do Campeonato Carioca, algo que não acontece há sete anos. O último finalista de turno foi exatamente o Boavista, em 2011. Na ocasião, o time de Saquarema eliminou o Fluminense nos pênaltis e avançou para a final da Taça Guanabara (perdeu para o Flamengo por 1 a 0, gol de falta de Ronaldinho Gaúcho).