Futebol Brasileiro, MQJ Memória

70 anos: Relembre os times campeões no Maracanã

Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense têm em comum uma série de títulos conquistados no Maracanã. O estádio completou 70 anos esta semana. A festa vai ser estendida por alguns dias com memórias e lembranças de um passado de glórias. Mas além deles, outros clubes sentiram o gostinho de erguer um caneco no templo do futebol. Os times campeões no Maracanã são especiais.

Santos foi campeão mundial em 1963 (Foto: Santos)

De fora do Brasil, por exemplo, apenas dois clubes conseguirem ser campeões no Maracanã: Independiente da Argentina e LDU do Equador.

Leia também:

70 anos: Confira os maiores públicos do Maracanã
70 anos: Confira as seleções campeãs no Maracanã

Já equipes de outros estados formam um número maior de campeões. Alguns deles de grande porte, como o Santos de Pelé.

O MAIS QUE UM JOGO relembra essas histórias vitoriosas:

Os times campeões no Maracanã

Botafogo

O Botafogo ganhou grandes títulos no Maracanã. Inclusive a histórica Copa Conmebol de 1993. Além disso fez grandes craques desfilarem no Maraca.

Flamengo

O Flamengo ganhou no Maracanã, dentre outros canecos, os Brasileiros de 1980, 1983, 1992 e 2009. Assim os flamenguistas cantam: “O Maraca é nosso”.

Fluminense

O timaço de Romerito deu ao Fluminense o título brasileiro de 1984 ao Tricolor. Mas outros canecos foram importantes, como o que veio com o gol de barriga de 1995.

Vasco

O Vasco ergueu muitos troféus importantes no Maracanã. Dentre eles o Brasileirão de 1974 e de 1997.

America

Nenhum americano esquece por exemplo o Torneio dos Campeões 1982. Além disso neste estádio o time ainda ganhou o Campeonato Carioca de 1960. Assim entrou na lista de os times campeões no Maracanã.

Bangu

O Bangu foi campeão carioca de 1966 no Maracanã. A polêmica decisão em que Almir Pernambuquinho brigou com vários jogadores do Flamengo. Mas isso foi o menos importante da taça.

Santos

Nenhum outro time de fora do Rio se sente tão confortável no Maracanã como o Santos. Lá, além de três Taças Brasil e outros títulos menores, foi campeão mundial em 1963. Mas o timaço tinha Pelé né?

Palmeiras

Palmeiras tinha um timaço em 1951 (Foto: FPF)

A histórica Copa Rio de 1951 faz o Palmeiras pleitear um título mundial reconhecido pela Fifa. Mas é justo o pedido. Era um grande torneio.

Corinthians

Ao vencer o Vasco em uma final disputada, o Corinthians ergueu o Mundial de Clubes em 2000. Mas muitos questionam o título porque naquele ano o Timão não ganhou a Libertadores. Entretanto o que vale é o caneco.

Santo André

O Santo André desbancou o Flamengo em 2004 e protagonizou no Maracanã uma das maiores zebras do futebol brasileiro. Além disso teve uma bela atuação nos 2 a 0.

Portuguesa

Portuguesa bateu o Fluminense na final de 1952 (Foto: Arquivo Portuguesa)

A tradicional Lusa paulista ganhou o Torneio Rio-São Paulo de 1952 no Maracanã.

Bahia

O Esquadrão do Bahia campeão de 1959 (Foto: Arquivo Nacional)

O Bahia fez história em 1959 ao erguer o caneco da Taça Brasil. Mas os baianos tinham um timaço.

Atlético-MG

Dadá Maravilha faz o gol em 1971 contra o Botafogo (Foto: Atlético-MG)

O primeiro Campeonato Brasileiro foi vencido pelo Atlético-MG em 1971. E ele escolheu o Maracanã para dar um gostinho a mais. Além disso fez Dadá Maravilha virar herói.

Grêmio

O Grêmio superou o Flamengo na decisão da Copa do Brasil de 1997. Mas o título veio com empate por 2 a 2.

Juventude

Juventude levou a melhor em 1999 (Foto: CBF)

Diante de 107 mil botafoguenses o Juventude segurou o 0 a 0 e ganhou a Copa do Brasil de 1999. Assim escreveu uma história bonita no Rio de Janeiro.

Coritiba

Em um histórico jogo, o Coritiba venceu o Bangu nos pênaltis e conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 1985. Mas foi sofrido…

LDU

A LDU fez o Fluminense de vítima em duas finais no Maracanã: Copa Libertadores de 2008 e a Copa Sul-Americana de 2009. Mas nos dois jogos os equatorianos perderam no Rio. Entretanto levaram a taça.

Independiente

Já o Independiente da Argentina prefere outra vítima carioca: o Flamengo. Os argentinos ganharam a Supercopa da Libertadores em 1995, ano do centenário flamenguista, e a Copa Sul-Americana de 2017. Assim entraram para um seleto grupo.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *