Publicidade

O Fluminense já está garantindo na Libertadores de 2021. Com a derrota do Corinthians, o Tricolor assegurou a vaga. Pelo menos, para a fase preliminar, mas o clube carioca está na briga pelo G-4 e, consequentemente, por uma vaga na fase de grupos. O Fluzão não disputa a Libertadores desde 2013. Você se lembra como foi a participação do Fluminense naquela edição?

Fred Fluminense

Fred fez três gols pelo Fluminense na Libertadores de 2013 |  Foto: Lucas Merçon/FFC

O Fluzão vai disputar a Libertadores pela sétima vez. Em 2013, após ser campeão brasileiro, parou nas quartas de final. O algoz foi o Olimpia. Após empate sem gols no Rio, o Tricolor perdeu no Paraguai por 2 a 1 e foi eliminado.

LEIA MAIS! Fluminense busca se aproximar do G-4 do Brasileiro contra o Ceará

Publicidade

Ídolo tricolor, Fred disputou a Libertadores de 2013 pelo Fluminense. Digão, que participou de boa parte deste Brasileiro e se transferiu para futebol tailandês, também esteve presente naquela edição. Já Marcos Felipe e Igor Julião deram os primeiros passos no elenco principal em 2013.

LEIA MAIS! Fluminense já planeja próxima temporada com Roger Machado

Na Libertadores de 2013, o Fluminense venceu quatro jogos, empatou três e perdeu outros três. Fred marcou três gols. O elenco tricolor era recheado de nomes de peso. Além do artilheiro, Diego Cavalieri, Deco, Thiago Neves, Felipe e Rafael Sobis eram os principais nomes, sob o comando do técnico Abel Braga. O plantel também contava com Gum, Edinho, Jean, Wagner, Wellington Nem, entre outros.

O Fluminense na Libertadores de 2013

Publicidade

O grupo do Fluzão teve Grêmio, Huachipato, do Chile, e Caracas, da Venezuela. O Fluminense se classificou em primeiro lugar, com 11 pontos. Na estreia, venceu o time venezuelano, fora de casa, por 1 a 0, gol de Fred. Depois, perdeu no Rio para o Grêmio por 3 a 0. A reabilitação aconteceu no Chile, com vitória por 2 a 1 sobre o Huachipato, gols de Wellington Nem e Wagner.

O Tricolor tropeçou no Rio contra o clube chileno: 1 a 1 – Fred marcou para o clube carioca. Depois, o Fluminense empatou sem gols com o Grêmio no Sul. No último jogo pela fase de grupos, vitória sobre o Caracas por 1 a 0, gol de Sobis.

O Fluminense teve o Emelec como adversário nas oitavas de final. No jogo de ida, no Equador, perdeu por 2 a 1 – Wagner marcou para os cariocas. Na volta, vitória tricolor por 2 a 0, gols de Fred e Carlinhos, e classificação para as quartas de final.

Publicidade

Contra o Olimpia, o Flu empatou sem gols no Rio. No Paraguai, o Tricolor saiu na frente logo aos dez minutos, com um gol de Rhayner. Porém, levou a virada ainda na etapa inicial e não conseguiu chegar ao empate, sendo eliminado.

Além da edição de 2013, o Fluminense disputou a Libertadores em 1971, 1985, 2008, da qual foi vice-campeão, 2011 e 2012.